Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
Alexandre_Moura
Advisor
Advisor
A partir do SP10 do TDF, foi disponibilizada a solução para atendimento a nova obrigação EFD-Reinf.

Neste post, começaremos a abordar a solução desde a sua arquitetura básica, passando pelas possíveis parametrizações e as funcionalidades disponíveis.

A solução TDF-EFD-Reinf consiste em duas abordagens:

  • Funcionalidade de mensageria para envio e retorno dos eventos

  • Funcionalidade de relatório para geração e transmissão dos eventos


A solução apresenta a arquitetura em alto nível conforme diagrama abaixo:



Com a adição desse novo relatório do SPED no TDF, diversas alterações foram realizadas nas ferramentas do TDF já disponíveis para dar suporte a esse novo relatório.

O CTR foi incrementado para poder suportar a geração dos dados dos eventos, você pode encontrar, além das views do CTR no pacote específico, um pacote específico contendo as views da EFD-Reinf:



A ferramenta de Organizational Structures (transação /TMF/ORGSTR01) foi complementada com uma seção específica da EFD-Reinf com informações relativas ao evento R-1000 que trata de dados do contribuinte:





O Tax Obligation Monitor (transação /TMF/TOM02) também foi atualizado para suportar os eventos da EFD-Reinf para o gerenciamento dos eventos baixados.

Foi criado o report ID 5 - SPED REINF (REINF) e as subsequentes parametrizações atualizadas:





A execução do report para geração da EFD-Reinf, pode ser acessada de duas formas distintas:

  • Através da transação /TMF/REINF

  • Através do novo TDF Launchpad


Transação /TMF/REINF

É possível acessar a transação /TMF/REINF a partir da sua instalação de TDF via SAP GUI. Na tela inicial são exibidos diversos parâmetros de seleção e funções:



No modo Display, é exibida a lista de eventos enviados ou a serem enviados de acordo com os parâmetros definidos na tela de seleção:



 

TDF Launchpad

A partir do TDF Launchpad, é possível acessar a solução EFD-Reinf em Fiori:



Os eventos serão exibidos de forma agrupada em stack cards:



Uma vez o evento tendo sido gerado através de qualquer uma das UIs, os eventos serão enviados para o Messaging Framework, os quais podem ser visualizados através do seguinte monitor:



Um detalhe importante em relação ao acesso a solução através das duas UIs disponíveis é a limitação para utilização da UI em Fiori apenas em sistemas com Netweaver na versão 7.51. A UI em SAP GUI pode ser acessada em sistemas com Netweaver a partir da versão 7.40 em diante.

Conforme mencionei no inicio do post a respeito das duas abordagens possíveis para geração e envio dos eventos para a EFD-Reinf, pode-se utilizar tanto a combinação entre o report (disponível em UI SAP GUI ou UI Fiori) quanto do Messaging Framework em conjunto, e também, é possível gerar os eventos diretamente através da solução de Messaging Framework de forma standalone conectando a fonte de dados diretamente na solução.

Para mais detalhes em relação ao funcionamento do Messaging Framework, basta consultar a série de blog posts disponibilizadas para esta solução iniciando do link abaixo:

https://blogs.sap.com/2017/04/05/tdf-parametrizacoes-do-messaging-framework/

Nos próximos posts iremos detalhar cada uma das funcionalidades do report para geração da EFD-Reinf nas duas UIs disponíveis.

Alexandre Moura

Time de Desenvolvimento TDF
14 Comments