cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Qual a melhor estratégia para realizar o SPED havendo dois sistemas emissores de NFe distintos

Former Member
0 Kudos

Boa noite pessoal,

Temos um desafio com um cliente e temos que fazer o SPED com NFe(s) em sistemas emissores distintos. Um é o SAP ERP e o outro é um sistema de caixa. Isso quer dizer, nenhum dos sistemas sabem quais e quantas nfes foram emitidas de cada uma. No entanto o pessoal da FI gostaria de rodar o SPED no SAP e querem importar estas NFe(s) do sistema de caixa dentro do SAP.

  • Qual a melhor estratégia para adcionar (lancar) no SAP todas as NFes que foram lancadas no sistema de caixa?

Uma idéia seria importar os XMLs do sistema de caixa, mas para isso teria que converter o XML (NFe) em estrutura abap.

Alguem sabe qual a Fuction Module do GRC NFe que le o XML e converte ele em uma estrutura abap? No processo de NFe Inbound é necessário transformar o XML em Abap-Object, mas infelizmente nao achei a function module.

[]os,

Felipe

View Entire Topic
gabriel_andrade
Explorer

Felipe,

O outro sistema tem função de gerar SPED?

O que fizemos aonde trabalho, quando algumas das plantas ainda utilizavam um sistema legado (que também gerada SPED), foi comprar um sistema à parte, que consolidava vários SPEDs em um só.

Não era caro esse sistema, certamente mais barato que um desenvolvimento grande ABAP dentro do SAP. Porém, vai depender se o seu outro sistema gera SPED ou não.

Abraço,

Gabriel

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Gabriel,

Obrigado pela proposta.

Nós temos o seguinte cenário:

  • (Matriz) SAP ERP emite NFe(s) para Clientes B2B - SAP
  • (20 Filiais em todo Brasil) Sistema de Caixa emite NFe tanto para B2B quanto para B2C:

O setor de FI do cliente gostaria no entanto de ter todos os lancamentos dentro do SAP e assim podendo gerar o SPED em um sistema singular.

Mas gostei muito da ideia de comprar um sistema para consolidar os SPEDs e vou propor esta ideia também.

Você lembra o nome deste sistema?

Muito obrigado!

Felipe

gabriel_andrade
Explorer
0 Kudos

Felipe,

Quem estava cotando isso era uma colega de trabalho, ela está de férias mas se eu conseguir encontrar o nome eu te passo.

Sobre a sua outra hipótese, de importar as NF-es no SAP, só não entendi como vc lançaria essas NF-es, pois o SPED pega das tabelas standard do SAP, e no caso de SD pega também informações do Livro de Saída.

Não acho que seja possivel simplesmente importar essas NF-es para as tabelas standard como se elas tivessem sido emitidas a partir do SAP.

Posso estar enganado, mas se você fosse realmente importar os dados para dentro do SAP para depois gerar o SPED consolidado, imagino eu que teriam que ser todas tabelas Zs e também muito desenvolvimento ABAP dentro das rotinas do SPED.

Por isso que nesse caso talvez contratar uma empresa para desenvolver um consolidador em alguma outra linguagem como Java, .NET, etc, fique mais barato

Abraço,

Gabriel

Former Member
0 Kudos

Respondi lá no post do Eduardo.