Financial Management Blogs by SAP
Get financial management insights from blog posts by SAP experts. Find and share tips on how to increase efficiency, reduce risk, and optimize working capital.
cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 
ismaeldias
Associate
Associate


Conheça a nova localização da SAP para comércio exterior no Brasil. SAP Global Trade Services, edition for SAP HANA and SAP S/4HANA, public and private editions


Olá,

O comércio exterior desempenha um papel fundamental na economia global, permitindo que empresas ao redor do mundo expandam seus negócios para além de suas fronteiras. No Brasil, os processos logísticos de importação e exportação de bens e mercadorias são famosos por serem complexos e bem regulamentados. Além disso, o cálculo dos impostos e a comunicação com o sistema integrado do governo brasileiro Siscomex tornam essa operação algo singular em comparação a outros países.

Pensando nisso, a SAP localizou para Brasil o produto SAP Global Trade Services (SAP GTS) em conjunto com SAP S/4HANA, com o propósito de ser uma ferramenta poderosa para simplificar e otimizar processos de importação e exportação para Brasil. A seguir, exploraremos os recursos e benefícios dessa solução.

  • Classificação de Produtos


Classificar corretamente os produtos no processo de comércio exterior é de vital importância, pois é com base nisso que são ramificadas tarifas, restrições e controles por parte das autoridades. A nova localização do SAP GTS está preparada para ser o ponto de entrada dessas informações, deixando transparente para o cliente e para o governo brasileiro o que está transitando de mercadorias durante as transações comerciais.

  • Cálculo de Impostos de Comércio Exterior


Alguns detalhes diferenciam o processo de comercio exterior das transações domésticas no Brasil, e o cálculo de imposto é um deles. Focando em simplificação, a localização do SAP GTS está integrada de forma automatizada ao parceiro de cálculo de imposto através do External Tax Engine do SAP S/4HANA. Esse parceiro autorizado pela SAP está pronto para receber as requisições e responder em tempo real as informações necessárias para dar celeridade ao processo. A partir dessa funcionalidade, as empresas podem reduzir as possibilidades de erros de cálculo manual, evitando penalidades fiscais.

  • Comunicação com o Sistema Portal Único Siscomex (PUCOMEX)


Uma das etapas mais importantes dentro do processo logístico de comercio exterior é a comunicação eletrônica com o sistema Siscomex, que é responsável pelo controle aduaneiro do governo brasileiro. Atualmente, a localização do SAP GTS disponibiliza todas as informações necessárias para o parceiro despachante gerar os arquivos referentes a Declaração Única de Exportação (DU-e) e da Declaração de Importação (DI). Através dessa comunicação, as empresas evitam processos manuais durante o desembaraço aduaneiro e minimizam atrasos nas operações de importação e exportação.

  • Geração da nota fiscal de importação baseada na declaração de importação


Uma funcionalidade importante para comércio exterior é a geração automatizada da nota fiscal de importação com base na declaração de importação. Com SAP S/4HANA, integrado ao SAP GTS, o processo de emissão da nota fiscal é simplificado, pois os dados relevantes são importados diretamente da declaração aduaneira. Com isso, evita-se a necessidade de retrabalho e reduzem-se os erros manuais, proporcionando maior agilidade e conformidade no processo de faturamento. Além disso, é possível gerar as notas fiscais de transporte, baseadas nas informações contidas na nota fiscal de importação. Os critérios de quebra também podem ser configuráveis, como o número do container, por exemplo.

 

Agilidade e integração são palavras-chave ao falar dos benefícios da localização do SAP Global Trade Services em conjunto com SAP S/4HANA para Brasil. A redução de erros devido à automação dos processos de cálculo de impostos, a geração de notas fiscais e a comunicação com as autoridades junto ao papel dos parceiros durante o processo fim a fim trazem benefícios importantes para auxiliar as empresas junto as autoridades aduaneiras, possibilitando um processo de importação ou exportação rápido e preciso.

 

Estas funcionalidades estão disponíveis com SAP Global Trade Services, edition for SAP HANA versão 2023 integrada aos seguintes produtos:

  • SAP S/4HANA, public edition (2302) para cenários de importação e exportação.

  • SAP S/4HANA, private edition (2021) para cenários de exportação.


 

Para mais informações sobre funcionalidades de comércio exterior para o Brasil, acesse a documentação oficial no SAP Help Portal.

 

Gostou desse post? Dê um Like e compartilhe o conteúdo com seus colegas, e fique à vontade para deixar um feedback abaixo. Caso tenha algum comentário ou pergunta sobre a solução, poste no nosso canal de perguntas, neste link.

 

Um abraço,
Ismael Dias
2 Comments