cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Problema com Lançamento Retroativo

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Sou novo no mundo do SAP B1.

Quando vou fazer lançamentos retroativos de 2015, aparece a seguinte mensagem : atualizar as contas contábeis sim ou não

Coloco Sim ou Não.

Não fizemos nenhum tipo de fechamento contabil de 2015.

Segue imagem em anexo.

Obrigado

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

rodrigofeula
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Sidney, esta situação é um comportamento padrão do sistema, gostaria de lhe explicar.

1º é importante entender que as "Determinações contábeis" são definidas por período contábil, ou seja, de acordo com a data de lançamento.

Conforme pode ser visualizado no print a seguir, para o período de 2016 está definida como conta padrão para a "Conta de Receita" a conta contábil: 3.01.01.01.02 Venda de mercadorias para o Mercado Interno. Ainda no print poderá ser verificado que para o período de 2015 está definida como conta padrão para a "Conta de Receita" a conta contábil: 3.01.01.01.05 Venda de serviços prestados.

2º Ao fazer um novo lançamento de documento no SAP Business One, a medida que os dados vão sendo inseridos as informações de contabilização vão sendo preenchidas, conforme print a seguir é possível observar que estando a data do lançamento no período de 2016 a conta contábil de receita definida seria a 3.01.01.01.02 Venda de mercadorias para o Mercado Interno.

Então ao modificar a "Data de lançamento" o sistema questionará se o usuário deseja atualizar as contas contábeis de acordo com o período de lançamento referente a data de lançamento informada. Neste caso como a data foi alterada para 2015, então o sistema irá buscar a determinação contábil para este período caso o usuário confirme a alteração.

IMPORTANTE: Se para os diferentes períodos a determinação estiver igual, consecutivamente nada será alterado.

Por último ao confirmar a atualização as contas contábeis envolvidas no lançamento serão atualizadas, conforme pode ser verificado no próximo print.

Espero que tenha ajudado no entendimento de como o SAP Business One se comporta.

Um grande abraço,

Rodrigo da Costa Feula

Obs.: Caso a resposta seja considerada correta, não esqueça de marcar como "Correct answer" ou se for o caso como "Helpful", estas opções ajudam os demais membros da comunidade a identificar as questões que podem ser úteis, maiores explicações de como encerrar a Thread vide o blog: http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2014/06/23/encerrar-uma-discuss%C3%A3o-todos-devemos-fa...