cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Tipo de MRP que atenda uma demanda maior do que o estoque máximo

siqueb01
Member
0 Kudos

Meus amigos, boa tarde.

Estou com um caso o tanto curioso e que ainda não achei a solução.

Aqui na Empresa, utilizados uma política de estoque (estoque máximo) para atendimento da produção definida com estratégia MTS.

Eventualmente, a carteira de pedidos vem acima do estoque máximo, logo, estou utilizando o Tipo de MRP V1 (que contempla necessidades externas superiores ao estoque máximo)

Acontece que quando adiciono o ponto de ressuprimento, o MRP entende que deve ser reposto ordem planejada para atender o ponto de ressuprimento e não somente o estoque máximo.

Exemplo:

Estoque 50
Ressuprimento 100
Estoque máximo 500

Na lógica, a ordem planejada seria de 450un, no entanto, o MRP considera os 450 para atender o estoque máximo + 100 de ressuprimento, gerando uma ordem planejada de 550 (considerando o tipo de MRP V1).

Em contrapartida, quando coloco o ponto de ressuprimento em 1, não vai gerar nenhuma ordem planejada caso o estoque esteja abaixo do estoque máximo, salvo se a carteira que entrar for maior do que o estoque máximo.

Tipo:

Ressuprimento 1
Estoque máximo 500

Se a carteira de pedido for menor do que 500(menor do que o estoque máximo), não gerará planejada. – porque não atingiu o ressuprimento

Se a carteira de pedido for maior do que 500, mesmo com ressuprimento 1, ele vai gerar planejada pq o tipo de MRP V1 considera necessidades externas.

Daí vem a pergunta:

Existe alguma configuração, tipo de MRP, regra de cálculo de tamanho de lote ou até mesmo uma combinação que atenda o seguinte requisito:

Se o estoque for menor do que o estoque máximo, gerar ordem planejada para repor estoque máximo (desconsiderando o ponto de ressuprimento, se atingido ou não); e

Se a carteira de pedido for maior do que o estoque máximo, gerar planejada para atender a carteira de pedido dando um by-pass no estoque máximo. (isso o V1 faz, mas não considera o ponto anterior)

Desde já, obrigado a todos.

MatheusV
Newcomer
0 Kudos

Bom dia,

Entendo que ao atingir o estoque de 100 (ponto de reabastecimento), você gostaria que o MRP sempre gerasse com 450, independente do estoque atual ser menor do que 100 ou se existe pendente alguma entrada de estoque. Dessa forma, sugiro que vá ao MM02, em MRP1, e altere a Regra de Cálculo Tamanho do Lote para "FX" e indique no MRP1 mesmo o tamanho fixo do lote.

Accepted Solutions (0)

Answers (0)