Skip to Content
avatar image
Former Member

GRC10 SP13 - NF-e: Cancelamento - Erro 579 - Rejeição

Olá, pessoal.

Deparamos com o erro 579 - Rejeicao: A data do evento não pode ser menor que a data de autorização para NF-

Quando solicitamos o cancelamento de uma NF-e validada, o evento de cancelamento é disparado e é homologado normalmente na SEFAZ.

Temos o SCAN configurado, quando envio uma NF-e para a SEFAZ e esta SEFAZ está fora, mas por algum motivo eu já determinei o número da NF-e antes sem ser Série do SCAN, esta NF-e ficará parada na engrenagem e no GRC estará com erro: 38 - Lote: Web Service não acessível.

Como precisamos liberar o faturamento neste caso, clicamos no monitor (J1BNFE) > NF-e > Cancelar antes de Autorizar e em seguida clicamos no monitor (J1BNFE) > NF-e > Cancelar documento de origem.

Neste momento consigo liberar o refaturamento e seguir com o processo e liberação da NF-e.

A questão é: Este documento que cancelei fica aguardando a SEFAZ voltar com o serviço normal.

Quando isso ocorre, entro no Monitor GRC Web, localizo o Lote desta NF-e e clico em Reiniciar. Neste momento a NF-e é submetida à aprovação e ao cancelamento por evento.

A NF-e é aprovada posterior à solicitação de cancelamento por evento.

Exemplificando:

Monitor da NF-e (J1BNFE):

Detalhes do Evento gerado:

Analisando os XMLs gerados, enviados à SEFAZ:

Parte do XML da NF-e (Autorização): (Autorizado na SEFAZ às 16:50:14)

Parte do XML do Evento de solicitação do Cancelamento: (Solicitado às 16:49:49) me atentou agora esse timezone -03:00, mas olhei em uma NF-e validada e que tenha sido cancelada corretamente minutos após, aparece este mesmo -03:00.

Pelo que percebí, o evento de cancelamento é acionado antes do recebimento da autorização da NF-e.

Alguem já passou por isso? alguma sugestão? solução?

Desde já, muito obrigado.

Att.,

Fábio Cirino.

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Follow
  • Get RSS Feed

2 Answers

  • Best Answer
    avatar image
    Former Member
    May 10, 2013 at 06:21 PM

    Boa tarde Fabio,

    Solicite ao seu time de Basis que sincronize o horário dos servidores do ECC com o NFE, também solicite para eles verificarem o Time Zone dos ambientes.

    Obrigado.

    Luciano Salvarani

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member Fernando Da Ros

      Bom dia, Fernando,

      Analisando o horário do ERP em comparação ao horário de Brasília (http://www.horariodebrasilia.org/), realmente identificamos a diferença, justamente a diferença que era recusada pela SEFAZ.

      Ajustamos o horário do ERP com o horário de Brasília e conseguimos validar a solicitação de Cancelamento neste processo reiniciando o Lote após retorno do serviço da SEFAZ.

      Muito obrigado.

      Att.,

      Fábio Cirino.

  • May 10, 2013 at 05:38 PM

    Oi Fábio,

    Você já tentou Inutilizar a Nota ao invés de Aprovar/Cancelar, ou seja, ao invés de Reprocessar os Lotes de NF-e e de Eventos, apenas solicitar o Cancelamento quando a SEFAZ voltar a funcionar, de modo que o SAP gere uma solicitação de Inutilização de NF-e?

    Abç.

    Pedro Baroni

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member

      Olá, Pedro.

      Neste caso, a NF-e foi corrigida para que pudesse ser enviada à SEFAZ. Neste momento, sem saber, a SEFAZ estava fora, o documento ficou na engrenagem.

      Tive que Cancelar Antes de Autorizar e solicitar o Cancelamento do Documento de Origem para poder faturar novamente e gerar outra nota fiscal em SCAN.

      Quando a Sefaz voltou, solicitamos o reprocessamento deste lote que estava aguardando, feito isso, por ter corrigido as inconsistências da NF-e, ela foi processada e validada na SEFAZ, mas em seguida a solicitação de cancelamento foi enviada tb.

      Para mim, a simples inutilização já caberia, mas como ao solicitar o Cancelamento do Documento de Origem o documento já fica na engrenagem novamente, não possibilidando Solicitar Estorno (de modo que o mesmo fosse inutilizado).

      Abs.