cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

GRC10 SP13 - NF-e: Cancelamento - Erro 579 - Rejeição

Former Member
0 Kudos

Olá, pessoal.

Deparamos com o erro 579 - Rejeicao: A data do evento não pode ser menor que a data de autorização para NF-

Quando solicitamos o cancelamento de uma NF-e validada, o evento de cancelamento é disparado e é homologado normalmente na SEFAZ.

Temos o SCAN configurado, quando envio uma NF-e para a SEFAZ e esta SEFAZ está fora, mas por algum motivo eu já determinei o número da NF-e antes sem ser Série do SCAN, esta NF-e ficará parada na engrenagem e no GRC estará com erro: 38 - Lote: Web Service não acessível.

Como precisamos liberar o faturamento neste caso, clicamos no monitor (J1BNFE) > NF-e > Cancelar antes de Autorizar e em seguida clicamos no monitor (J1BNFE) > NF-e > Cancelar documento de origem.

Neste momento consigo liberar o refaturamento e seguir com o processo e liberação da NF-e.

A questão é: Este documento que cancelei fica aguardando a SEFAZ voltar com o serviço normal.

Quando isso ocorre, entro no Monitor GRC Web, localizo o Lote desta NF-e e clico em Reiniciar. Neste momento a NF-e é submetida à aprovação e ao cancelamento por evento.

A NF-e é aprovada posterior à solicitação de cancelamento por evento.

Exemplificando:

Monitor da NF-e (J1BNFE):

Detalhes do Evento gerado:

Analisando os XMLs gerados, enviados à SEFAZ:

Parte do XML da NF-e (Autorização): (Autorizado na SEFAZ às 16:50:14)

Parte do XML do Evento de solicitação do Cancelamento: (Solicitado às 16:49:49) me atentou agora esse timezone -03:00, mas olhei em uma NF-e validada e que tenha sido cancelada corretamente minutos após, aparece este mesmo -03:00.

Pelo que percebí, o evento de cancelamento é acionado antes do recebimento da autorização da NF-e.

Alguem já passou por isso? alguma sugestão? solução?

Desde já, muito obrigado.

Att.,

Fábio Cirino.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fabio,

Solicite ao seu time de Basis que  sincronize o horário dos servidores do ECC com o NFE, também solicite para eles verificarem o Time Zone dos ambientes.

Obrigado.

Luciano Salvarani

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Estou com o Luciano. O servidor parece dessincronizado com o horário mundial.

Comentário: Esta data/hora é do horário do ERP e formatada pelo SAP NFE. Pelos XML's o timezone está ok... Mas a hora do ERP que montou estava com alguns segundos atrasados.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Olá, Luciano.

Havia solicitado isso para o Basis já.

Primeiro solicitei que o servidor do GRC estivesse sincronizado com o horário do ERP. Feito isso, começaram a aparecer erros na CC-e, erro 578: Rejeição: A data do evento não pode ser maior que a data do processamento, pelo que entendi, a CC-e assume o horário do GRC.

Em seguida, solicitei que o servidor do ERP estivesse sincronizado com o horário do GRC. O erro 578 parou de ocorrer, porém começaram a aparecer erros 579 - Rejeicao: A data do evento não pode ser menor que a data de autorização para NF-, na solicitação de reprocessamento de um lote quando a SEFAZ volta ao serviço normal.

Atualmente, o GRC é o horário de ponto de partida, ERP e PI estão sincronizados com o horário do GRC.

Horário dos dois ambientes: (GRC = GRD / ECD = ERP).

Abs.

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Fernando.

Quando solicito o estorno de uma NF-e pelo ERP e a SEFAZ está funcionando normalmente, consigo validar a solicitação de estorno normalmente (Cancelamento ou Inutilização) visto que para este caso o o horário do ERP que é usado.

Porém, ao solicitar o Reinício de um lote pelo GRC, qual horário é usado? O horário do GRC? ERP?

Abs.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Fábio,

No reinicio de um lote no GRC não há "dado novo", o XML já havia sido assinado na recepção dos dados do ERP e não muda. Continua com a informação timestamp enviado pelo ERP e mascarado pela configuração de timezone do GRC.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Former Member
0 Kudos

Fernando.

Entendí.

Então se o horário do ERP é quem define o horário dos envios, deveremos deixar o GRC sincronizado com o horário do ERP.

Solicitarei isso ao Basis neste momento e realizarei um teste para verificar se não terei erros 578 para CC-e ou 579 para Cancelamento.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Fábio,

Os eventos possuem a data e hora significativas na tag dhEvento.

- Essa hora não pode ser maior que a data/hora do servidor de processamento (Sefaz) (Erro 578)

- Essa hora não pode ser menor que a data/hora da autorização NO servidor de processamento (Sefaz) (erro 579)

A informação de data/hora vem do ERP, não é feita no SAP NFE. O SAP NFE apenas coloca a máscara que a Sefaz exige AAAA-MM-DDTHH:MI:SS(diferença de timezone).

*** Independente de ERP, GRC, PI ou qualquer outro applicativo cada servidor da sua rede sempre deve estar sincronizado a um servidor de hora mundial. Antigamente nós pessoas discávamos para o serviço 130 (hora certa) para atualizar os nossos ponteiros...  na era digital nossos celulares ficam sincronizados pela hora da operadora, por sua vez ela sincroniza seu sistema com algum relógio atômico.  Você pode até schedular jobs para fazerem essa atualização de tempos em tempos, mas monitore seus servidores pois não é comum precisar ficar sincronizando tanto assim. Procura por servidores NTP (network time protocol) na internet...

Atenciosamente, Fernando Da Rós

-----

Editado: Na verdade deixar jobs sincronizando não é recomendado, pois pode afetar os database logs. Para atualizar a hora deve-se parar os sistemas e database.

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Conversei com o Basis, ele verificará a questão da atualização do horário por algum servidor NTP na internet.

Feito isso, realizarei alguns testes e volto a informar.

Desde já, muito obrigado.

Att.,

Fábio Cirino.

Former Member
0 Kudos

Bom dia, Fernando,

Analisando o horário do ERP em comparação ao horário de Brasília (http://www.horariodebrasilia.org/), realmente identificamos a diferença, justamente a diferença que era recusada pela SEFAZ.

Ajustamos o horário do ERP com o horário de Brasília e conseguimos validar a solicitação de Cancelamento neste processo reiniciando o Lote após retorno do serviço da SEFAZ.

Muito obrigado.

Att.,

Fábio Cirino.

Answers (1)

Answers (1)

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Oi Fábio,

Você já tentou Inutilizar a Nota ao invés de Aprovar/Cancelar, ou seja, ao invés de Reprocessar os Lotes de NF-e e de Eventos, apenas solicitar o Cancelamento quando a SEFAZ voltar a funcionar, de modo que o SAP gere uma solicitação de Inutilização de NF-e?

Abç.

Pedro Baroni

Former Member
0 Kudos

Olá, Pedro.

Neste caso, a NF-e foi corrigida para que pudesse ser enviada à SEFAZ. Neste momento, sem saber, a SEFAZ estava fora, o documento ficou na engrenagem.

Tive que Cancelar Antes de Autorizar e solicitar o Cancelamento do Documento de Origem para poder faturar novamente e gerar outra nota fiscal em SCAN.

Quando a Sefaz voltou, solicitamos o reprocessamento deste lote que estava aguardando, feito isso, por ter corrigido as inconsistências da NF-e, ela foi processada e validada na SEFAZ, mas em seguida a solicitação de cancelamento foi enviada tb.

Para mim, a simples inutilização já caberia, mas como ao solicitar o Cancelamento do Documento de Origem o documento já fica na engrenagem novamente, não possibilidando Solicitar Estorno (de modo que o mesmo fosse inutilizado).

Abs.