Skip to Content

Lançamento Variação Cambial

Olá

No cadastro das contas de diferença da OB09, em que momento são realizados lançamentos nas contas de diferenças da aba "Diferença de Câmbio Realizada" e quando são realizados nas contas de "Avaliação"?

Pergunto isto porque normalmente os lançamentos de baixa e compensação lançavam diferenças de câmbio nas contas "Diferença de Câmbio Realizada" e os lançamentos realizados pela F.05 lançavam na contas de "Avaliação" (ajuste de balanço). Atualmente, os lançamentos de baixa estão lançando nas contas de ajuste de balanço, o que causa divergências na contabilidade.

Na mesma época em que estes problemas passaram a acontecer, um novo procedimento de compensação de adiantamento pela F-54 e em seguida pela F-44 passou a ser realizado. Antes a compensação se dava somente pela F-44.

Agradeço desde já qualquer comentário.

Obrigado,

GLippmann

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

2 Answers

  • Best Answer
    Feb 20, 2013 at 07:14 PM

    Problema:

    Em setembro de 2012 a avaliação de ME foi executada pela F.05 com a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço"marcada (POST_UPD = "X") indevidamente na aba Lançamentos. Quando esta opção é marcada, a VC acaba incorporada ao item e não é estornada e passa a incrementar as diferenças (antigas e novas) nos meses subsequentes.

    Face a isto, as compensações de fornecedores são ajustadas para a contas de ajuste de balanço (transitória) e resultado conforme exemplo abaixo:

    1) Invoice: 100 USD -> 170 BRL (taxa 1,70)

    2) Ajuste Variação cambial executada com a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço" marcada: 10 BRL

    3) Pagamento/Compensação (taxa 1,55)

    Invoice: -170 BRL

    Banco: 155 BRL

    Valuation: 10 BRL (Transitória/Ajuste de Balanço)

    Resultado: 5 BRL Despesa VC

    Fonte: nota 87538

    Solução:

    Para resolver isto precisamos criar um novo método de avaliação com processo de avaliação marcado como "Anulação" (OB59).

    A F.05 deve ser rodada no mês corrente normalmente com este novo método de avaliação selecionado e a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço". As avaliações incorporadas aos itens serão anuladas e não irão mais compor o relatório.

    Fonte: nota 545032

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Oi Marssel,

      Em nosso caso, a VC deveria sempre ser rodada sem a ativação da caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço" (competência). Em um mês, por erro do usuário, ele flegou indevidamente a caixa "Avaliaç.p/encerramento balanço" e criamos um novo método apenas para "resetar" este lançamento e executamos.

      Após Reset, novamente rodamos a VC com a caixa desmarcada e a VC foi contabilizada corretamente.


  • Feb 08, 2013 at 12:32 PM

    Oi Gabriel,

    As diferenças de variação cambial ocorrem em tempo real em qualquer lançamento contábil. Tem o objetivo de ajustar as moedas extrangeiras da empresa tendo seus lançamentos em moeda interna com valor zero.

    As contas de Avaliação são movimentadas após a execução da F.05. Cada documento em moeda estrangeira é avaliado e é realizado lançamentos nas contas de ganhos e perdas contra a conta de ajuste de balanço.

    Essa conta de ajuste é utilizada somente para documentos administrados em partidas em aberto (Cliente, fornecedor e conta razão de compensação), o ajuste de balanço é zerado através de um lançamento automático após a baixa desses documentos de compensação.

    esse lançamentos não deveriam causar divergências já que estão compensando o saldo da conta de ajuste.

    saudações

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Olá Marssel,

      Após análise, em setembro/12 a avaliação de ME (F.05) foi executada com Avaliaç.p/encerramento balanço marcado. Isso gerou divergências também no relatório gerado por esta transação a partir de outubro (colunas dif. antiga e dif. nova). Vou simular este procedimento em ambiente de teste e verificar se essa é a causa dos lançamentos em contas de ajuste de balanço na compensação das partidas em aberto de fornecedores. Em tempo, nota 87538 ajudou na análise.

      Abs,

      Gabriel