cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Imposto debita e credita na mesma operação de compra

Former Member

Prezados Senhores,

Tenho uma situação em uma empresa do Lucro Real que se credita do Pis e Cofins de todos os seus fornecedores.

Configurei o imposto normalmente, porem quando se registra a NF a contabilização esta saindo incorreta, pois credita e debita os impostos, ou seja,

no lançamento de esta debitando “Impostos a recuperar sobre compra” e creditando “Conta de credito de imposto sobre compra” quando o cadastro do item não esta flegado “Item de Estoque”.

Em anexo esta alguns prints para ajudar entender o caso

At.

Eduardo Gama

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Eduardo, bom dia.

Na verdade a definição de crédito do imposto é feita pelo campo adicionar imposto no custo do item. Quando esta opção é "Não", a princípio a conta de crédito do imposto não é utilizada e o valor é abatido da conta de estoque do produto.

Infelizmente essa configuração é ignorada quando o item não é um item de estoque. Ao meu ver isso é um erro e abri inclusive um chamado na SAP que se tornou uma DRQ posteriormente.

Porém a DRQ foi negada e essa implementação (correção ao meu ver) não foi incluída na fila. Acho que ajudaria se outro parceiro também abrisse um chamado a respeito.

Segue em anexo o documento que fiz detalhando o processo para o pessoal da SAP.

Na emergência eu consegui contornar de outro modo, se tiver interesse posso te passar o procedimento que fiz.

Former Member
0 Kudos

Seguem os outros arquivos.

Former Member
0 Kudos

Rafael bom dia

Obrigado pela resposta.

Tentei abrir um chamado, porem meu master var me disse que era um erro meu (sem me dizer como corrigir), por isso postei aqui.

Como uma forma paliativa eu criei um código de imposto onde eu coloco as contas de despesas no campo "Conta de crédito de imposto sobre compra" O problema da minha solução é que necessário criar um código de imposto para cada despesas existente (no meu caso são 50).

Então se possuir uma outra solução eu gostaria muito que vc me enviasse.

Obrigado!!!

eduardo.gama@chloros.com.br

Former Member
0 Kudos

Eduardo, eu sei como é, pra convencer o suporte da SAP também foi difícil.

Mas foi isso mesmo que eu fiz, dá um trabalho gigantesco mas é o jeito.

Former Member
0 Kudos

Rafael

Vlw obrigado.

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Eduardo na configuração da utilização (Administração - Configuração - Finanças - Imposto - Nota Fiscal - Utilização) altere o campo "Adicionar o imposto ao custo do item" para "NÃO" e o campo "Apropriação de crédito" para "SIM", esse ultimo nos casos onde há apropriação.

Veja se esta configuração resolve seu problema.

Att.

Eric Massarioli

Former Member
0 Kudos

Eric

infelizmente já havia feito este teste e não funcionou. Você trabalha com Lucro Real?

Na verdade fiz um solução temporária: criei um alíquota que repete a conta de despesa no campo "Conta de crédito de imposto sobre compra", só que não gostei desta solução pois tenho que criar um alíquota para cada tipo de serviço (frete, luz.. etc...).

Eduardo Gama

Former Member
0 Kudos

Eduardo somos lucro real sim, tive esse mesmo problema de contabilização e resolvemos alterando essa configuração da utilização. Segue anexo exemplo de configuração de uma nota em que recuperamos os impostos

Att.

Eric Massarioli

Former Member
0 Kudos

Eric,

Agora que entendi o que você disse, porém este campos que aparecem na Utilização (Soma PIS e COFINS, Apropriação Credito) não são do B1, foram criados por algum addon provavelmente o da skill, no meu projeto não utilizo este addon, por isso não aparece esta opção.

Ainda estou procurando um solução.

Eduardo Gama