avatar image
Former Member

Dados mestre conta de contas de conciliação

Senhores(as), boa tarde

Eu estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês, eu estava lendo sobre a criação das contas de conciliação (FS00) - (Clientes / Fornecedores) e a SAP recomenda:

"Não se deve ativar a exibição de partidas induviduais para contas de conciliação"

Acontece que, aqui na empresa foi ativado esta exibição para a conta de cliente e fornecedor, e alguns colegas que eu perguntei também disseram que em suas empresas está flegado esta opção.

No meu entendimento com esta opção flegado no dado mestre da conta (FS00) haverá um redundância de dados, pois as mesmas informações que constam no FI-AR haverá no FI-GL.

Alguém poderia me ajudar com essa dúvida?

Obrigado,

Leandro

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

4 Answers

  • Sep 21, 2012 at 06:37 PM
    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • Oct 01, 2012 at 08:21 AM

    Olá Leandro,

    Ativar esta flag não gera nenhum erro na contabilização, porém não é necessário porque as informações detalhadas das partidas podem ser encontradas no FI-AR ( por isso ter a mesma informação no FI-GL não é necessário).

    Não recomendamos marcar esta opção principalmente para evitar problemas de performance na visualização das partidas e para economizar "storage". Já que a informação não é utilizada normalmente não é necessário ter ela armazenada em mais tabelas.

    O melhor é não ter a opção marcada para este tipo de conta ( e também para algumas outras contas que não são gerenciadas no nível das partidas ). Mas caso esteja marcada o impacto é apenas em termos de performance e storage.

    att,

    Renan

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • avatar image
    Former Member
    Oct 17, 2012 at 02:57 PM

    Oi Leandro,

    Não se deve marcar o campo " Line Item Display"  para contas de Reconciliação onde as exibições dos itens (docs) deve ser visualizada apenas pelas contas do SubLedger (AR, AP ou AA) isso que dizer... O documentos so devem ser exibidos pelos dados/relatorios de Cliente, Fornecedor...

    De acordo com conceitos do SOX, para fins de segregação de função e sigilo das informações.


         Nao existe restrição tecnica da utilização do Line Item Display para contas de Recon. Apenas os items dos documentos serao controlados no Subledger e no GL simultaneamente.

    Abs.

    Fernando Almeida

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • Oct 19, 2012 at 05:39 PM

    Leandro,

    Tomo a liberdade de discordar dos colegas acima. Recomendo marcar essa opção "line item display", uma vez que detalha os movimentos das contas de compensação.

    Um analista contábil precisa checar os saldos de FGTS a pagar. Percebe que tem um saldo errado e precisa checar se todos os ítem foram compensados apropriadamente com data no próximo mês. Ele entra na FBL3N e verifica os lançamentos e datas de lançamentos. Sem essa funcionalidade só restaria analisar saldos pela FS10 e não seria adequado liberar acesso a FBL1N já que a contabilidade não tem uma visão de subledger.

    Nunca vi nenhum tipo de erro de "line item display" para contas de reconciliação e essa é a primeira vez que tenho notícias que a SAP não recomenda.

    Saudações

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member Marssel Vilaça

      Senhores, bom dia

      Obrigado pelos comentários, este assunto parecia ser simples, mas vi que gera muita discussão ainda, meu problema aqui na empresa é quanto a perfomance e espaço no storage, temos urgentemente que tratar essa massa de dados através de um projeto de archiving e eu estava pensando em desmarcar o campo " Line Item Display"  para contas de Reconciliação. Depois dos comentários estarei analisando cautelosamente junto com os analistas contábeis.

      Grato,

      Leandro Cipriano

Skip to Content