cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Dados mestre conta de contas de conciliação

0 Kudos

Senhores(as), boa tarde

Eu estou com uma dúvida e gostaria da ajuda de vocês, eu estava lendo sobre a criação das contas de conciliação (FS00) - (Clientes / Fornecedores) e a SAP recomenda:

"Não se deve ativar a exibição de partidas induviduais para contas de conciliação"

Acontece que, aqui na empresa foi ativado esta exibição para a conta de cliente e fornecedor, e alguns colegas que eu perguntei também disseram que em suas empresas está flegado esta opção.

No meu entendimento com esta opção flegado no dado mestre da conta (FS00) haverá um redundância de dados, pois as mesmas informações que constam no FI-AR haverá no FI-GL.

Alguém poderia me ajudar com essa dúvida?

Obrigado,

Leandro

Accepted Solutions (0)

Answers (4)

Answers (4)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Leandro,

Tomo a liberdade de discordar dos colegas acima. Recomendo marcar essa opção "line item display", uma vez que detalha os movimentos das contas de compensação.

Um analista contábil precisa checar os saldos de FGTS a pagar. Percebe que tem um saldo errado e precisa checar se todos os ítem foram compensados apropriadamente com data no próximo mês. Ele entra na FBL3N e verifica os lançamentos e datas de lançamentos. Sem essa funcionalidade só restaria analisar saldos pela FS10 e não seria adequado liberar acesso a FBL1N já que a contabilidade não tem uma visão de subledger.

Nunca vi nenhum tipo de erro de "line item display" para contas de reconciliação e essa é a primeira vez que tenho notícias que a SAP não recomenda.

Saudações

Former Member
0 Kudos

Oi Marssel,

Beleza meu caro? Tais em Recife ainda ? Renato manda lembranças ...

Segue a recomentação da SAP sobre o "Line Item display".

Eu tambem recomendaria marcar o Line Item Display, para contas de RECON, so para duplicar a informação no GL. Mas segundo a recomendação oficial, esse detalhe deve ser feito/controlado no proprio SubLedger. E isso tem total fundamento de acordo com a SOX (Segregação de função e segurança dos dados).

Use

If you set the "Line item display" indicator in the master record for an account, all line items that have been posted to this account are displayed if they have not been archived.

You use line item display to display the document line items from the account. For line item display, the system lists all the line items for an account.

For accounts with line item display, the system uses special indices to define the link between the account and the document. For accounts with many transactions, a corresponding number of indices must be defined and read for line item display. This means that when posting items to such accounts and displaying line items, additional storage space and system time are required. Therefore, you should not use line item display for the following accounts:

  • Reconciliation accounts (detailed information is contained in the subledger)
  • Sales revenue accounts (detailed information in the Sales and Distribution application module)
  • Material accounts (detailed information in the "Materials Management" application module)
  • Tax accounts (detailed information is not needed since tax data is contained and checked in the document).

Abs.

Fernando Almeida

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Tudo bem contigo Fernando? A quanto tempo. Voltei a São Paulo novamente

Esse tipo de recomendação da SAP não representa uma proibição. Tanto que o quando se define uma conta como Reconciliação, o flag "Open Item Management" desaparece (por razões óbvias), mas o "line item" permanece. Ou seja, é uma opção pra ser utilizada.

A SAP também não recomenda utilizar Business Area para tratar filial, mas é perfeitamente viável quando os Centros de Lucro não são unidades de negócios equivalentes a estas filiais.

Só pra se ter noção, o cliente deste meu projeto atual tem 134 Company Codes, referente aos países cujos quais estão presentes. A conta de reconciliação "fornecedores a pagar" está marcada para "line item display" em todas elas.

Reitero ainda ao Leandro Cipriano, autor do tópico, que nenhuma resposta dada em um fórum é tida como oficial. Deve ser muito bem analisada antes de aplicar uma solução em projetos.

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Concordo com o Marssel! E uma recomendacao nao marcar o line item para esses tipos de contas, mas aqueles que desejam faze-lo, podem faze-lo! Tudo depende do que a empresa pretende fazer e tambem do que eh esperado em termos de performance/storage.

0 Kudos

Senhores, bom dia

Obrigado pelos comentários, este assunto parecia ser simples, mas vi que gera muita discussão ainda, meu problema aqui na empresa é quanto a perfomance e espaço no storage, temos urgentemente que tratar essa massa de dados através de um projeto de archiving e eu estava pensando em desmarcar o campo " Line Item Display"  para contas de Reconciliação. Depois dos comentários estarei analisando cautelosamente junto com os analistas contábeis.

Grato,

Leandro Cipriano

Former Member
0 Kudos

Oi Leandro,

Não se deve marcar o campo " Line Item Display"  para contas de Reconciliação onde as exibições dos itens (docs) deve ser visualizada apenas pelas contas do SubLedger (AR, AP ou AA) isso que dizer... O documentos so devem ser exibidos pelos dados/relatorios de Cliente, Fornecedor...

De acordo com conceitos do SOX, para fins de segregação de função e sigilo das informações.


     Nao existe restrição tecnica da utilização do Line Item Display para contas de Recon. Apenas os items dos documentos serao controlados no Subledger e no GL simultaneamente.

Abs.

Fernando Almeida

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Olá Leandro,

Ativar esta flag não gera nenhum erro na contabilização, porém não é necessário porque as informações detalhadas das partidas podem ser encontradas no FI-AR ( por isso ter a mesma informação no FI-GL não é necessário).

Não recomendamos marcar esta opção principalmente para evitar problemas de performance na visualização das partidas e para economizar "storage". Já que a informação não é utilizada normalmente não é necessário ter ela armazenada em mais tabelas.

O melhor é não ter a opção marcada para este tipo de conta ( e também para algumas outras contas que não são gerenciadas no nível das partidas ). Mas caso esteja marcada o impacto é apenas em termos de performance e storage.

att,

Renan

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

movido para