cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP-MM-Banco de Dados Fornecedores

Former Member
0 Kudos

Boa tarde,

Trabalho em um grande grupo e todas as empresas utilizam SAP. Frequentemente temos fornecedores contatando e desejando iniciar fornecimento. Devido as diversas formas de entrada (e-mail, fone, fax, etc...) fica difícil administrarmos todas as informações recebidas e por isso, gostaríamos de criar um banco de dados de fornecedores onde os mesmos possam acessar nosso site, cadastrar suas empresas e listar o portfólio de produtos e serviços que possuem e desejam fornecer.

A pergunta é: Alguém já consuziu ou participou de algum desenvolvimento ou implantação no SAP standard desse tipo de ferramenta? Via SAP Portal?

As premissas são:

Os cadastros precisam ser validados no SAP, ou seja, fornecedores já cadastrados não poderão duplicar o cadastro. Para que não fiquemos com o mestre de fornecedores muito sujo, imagino que poderíamos usar o cadastro central (MK01) tendo em vista que todas as empresas do grupo se utilizam do mesmo mandante. Desta forma, após cadastrado na MK01, as empresas escolhem ampliar para a empresa e organização de compras via XK01.

Após o fornecedor se cadastrar, imaginamos que o mesmo deva informar o portfólio de produtos e serviços que os mesmos possuem. Para que fique organizado, imaginamos criar uma listagem onde o mesmo apenas flegue. Desta forma o campo não terá muitas variáveis e só será informado os produtos previamente cadastrados. A lista poderia ser criada no mestre de materiais (campo grupo merc. exter).

Mas a questão principal ainda é: Em que transação ou tabela do SAP poderíamos fazer a ligação entre cadastro do fornecedor e grupo de mercadoria ofertada tendo em vista que o mesmo não terá movimentação e desta forma, não terá nenhum material vinvulado, sem registro info de compras e sem reg info de qualidade?

Alguem saberia dizer ainda se existe algum módulono SAP que sirva para este fim?

Outros campos como "disponibilidade qtd", "observações", contatos e etc teriam de ser inclusas neste cadastro.

Espero que tenham entendido e consigam me auxiliar neste trabalho.

Att,

FB

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Fernando,

Participei de alguns projetos relacionamentos a gestão de materiais e fornecedores utilizando SAP tanto em solução standard quanto em soluções customizadas.

Atualmente para seu cenário a solução standard SAP creio que seria o SAP MDM onde você pode ter tanto a gestão de dados mestre de materiais quanto de fornecedores gerenciados através da ferramenta e replicados para o ECC.

A solução altera um pouco a gestão dos dados quando comparada a forma que se trabalha no SAP ERP diretamente, mas proporciona N beneficios, quanto na governança dos dados, quanto na visão analitica das informações.

Existe bom material na comunidade SAP Netweaver MDM que pode te ajudar. Não sei se no seu caso o tempo e orçamento comportariam tal solução, mas é algo para se pensar a respeito.

http://scn.sap.com/community/mdm/netweaver-mdm

No Brasil existem projetos em várias indústrias em andamento que podem ajudar com referências.

No momento estou liderando um projeto neste sentido para a indústria Química.

Atenciosamente,

Marcelo