cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Inutilização Notas - Lixo Sistema

Former Member
0 Kudos

Boa tarde pessoal,

Por favor! Por algum motivo o usuário tentou enviar a SEFAZ uma nota no dia 05/12/2011, porém, a nota tem como posting date a data de 12/09/2011 e a SEFAZ retornou Rejeição: Data de Emissão muito atrasada corretamente de acordo com o manual de integração.

Porém, quando pedimos a inutilização o sistema acusa período fechado. Mas, se o sistema permitiu o envio para aprovação, porque não permitiria o envio do pedido de inutilização?

O único teste que o sistema faz ao requisitar o cancelamento/inutilização é o período fechado? Abrindo o período conseguiríamos requisitar a inutilização? Ou o procedimento seria a area fiscal negociar com a SEFAZ por fora a inutilização e fazermos o acerto manual com o protocolo enviado?

Temos várias notas rejeitadas como "Lixo" no sistema... nesses casos, a única saída seria o ajuste manual uma a uma?

Muito obrigado.

Joao

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo, boa tarde.

O documento foi criado no periodo anterior e atribuido e enviado para sefaz em dezembro. O sistema aceitou o envio e a SEFAZ respondeu que a data de emissão é antiga. Quando pediram a inutilização, o sistema não permite por causa do período.

Não podemos abrir o período, mas, a dúvida é se mesmo se abríssemos o sistema aceitaria o envio do pedido de inutilização? E a SEFAZ, também aceitaria?

Nesse caso a única saída seria o acerto manual e negociação com a SEFAZ por fora?

Muito obrigado pela atenção.

Abraço,

Joao

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Joao,

Aconselho vc a solicitar a inutilizacao antes da virada do ano, pois no pedido de inutilização não há data completa, mas apenas o ano.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Oi João!

Mas o periodo de dezembro está fechado? O lançamento (contábil) foi em dezembro?

Ou a documento foi criado no periodo anterior e atribuido e enviado para sefaz em dezembro ou o periodo estava aberto para movimentação quando você criou e enviou o documento para SEFAZ.

Abraço

Eduardo Chagas