cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

CFOP Reversão

Former Member
0 Kudos

Bom dia a Todos, esse é meu primeiro Post no forum, trabalho a três meses com o SBO em uma empresa de Estruturas Metalicas, e estou pegando o jeito ainda... Utilizamos ainda a 2007B PL20... Vamos atualizar no mês que vem para a 8.81

Estou com uma duvida que anda me tirando o sono, lá vai:

Caso seja inserida no sistema uma NF errada, é necessário fazer a reversão da mesma para correção, ou seja, cancelar a entrada original e lançar novamente... para isso vamos em u201CCopiar para>Dev NFu201D. Porém, este procedimento me obriga a utilizar um CFOP de devolução, ou 5949 ou outro... Até ai tudo bem... Mas colocando este CFOP estamos caracterizando o processo como uma devolução de fato, contudo, por ser uma reversão entendo que seja necessário apenas movimentação contábil, pois este é o conceito de reversão, voltar ao ponto de partida, sendo assim, entendo que seja dispensada a utilização de um CFOP, sendo que a reversão não aparece em nenhum livro fiscal, ela é utilizada para debitar e creditar o lançamento contábil.

Antecipadamente agradeço pela atenção e ajuda de todos

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Era isso que eu queria saber mesmo

É que acho muito estranho o cancelamento entrar na conta de devolução...

Former Member
0 Kudos

Fabielle, obrigado pela resposta, realmente eu nao conhecia essa questão do cancelamento no campo série...

Colocando como "CANCELAD" o CFOP escolhido será indiferente?

Pergunto isto pelo seguinte, nosso parceiro nos passou a informação de que devemos sempre colocar o CFOP 5929 ou 5949, porém ele sempre cria movimento contabil na contas... Colocando a NF como "CANCELAD" ele nao irá mais criar estes movimentos, correto?

Novamente agradeço pela atenção...

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde,

Mesmo colocando a série como cancelad o campo CFOP será obrigatório. Mas não haverá impacto nisso, eu oriento a informar CFOP de devolução mesmo como: 5202, 6202, ...

Será gerado movimentação contábil da mesmo forma, pois é necessário que o material volte para o estoque, que feche o PN, que estorne o custo e também os Impostos.

Esta série é importante preencher como cancelado para efeito fiscal. Pois ao emitir os livros fiscais quando a série for Cancelad, ele não aparecerá no livro, e se for devolução ela irá constar no livro.....

E em relatórios desenvolvidos também.... esta é uma forma de vc saber se a nota foi cancelada ou devolvida. Mas em ambas as situações sempre irá gerar lanç contábil.

Não se sua dúvida era realmente esta....

Att,

Fabielle

Former Member
0 Kudos

Olá Hamilton,

Neste processo de reversão também é necessário estornar os valores dos impostos, não seria apenas um lançamento contábil simples. Se houve créditos/debitos de impostos é necessário estorná-los também.

O que diferencia uma devolução de um cancelamento no SAP é a série utilizada. Sempre que você copiar para devolução com o objetivo de cancelar o documento, é necessário acessar a Aba impostos e informar a série "Cancelad", desta forma o sistema entende como Cancelamento e não devolução. Pois também é necessário atualizar os dados para os livros registros de entrada/saída icms, ipi ....

Para facilitar o processo e você não ter que informar na mão o campo CFOP. Você pode fazer o seguinte:

- Ao Cadastrar um código de imposto há dois campos de CFOP, entrada e saída. No caso de uma nota fiscal de entrada ser copiada para devolução será utilizado o campo CFOP de saída. O sistema irá buscar o CFOP do código do imposto, não será necessário que vc preencha manualmente em todas as situações.

Att,