Skip to Content
avatar image
Former Member

Calculo de Lucro Bruto

Acabamos de iniciar a utilização do SAP B1 e acreditamos que as funcionalidades que permitem ter o lucro bruto dos pedidos de venda e cotação imediatamente é bastante interessante.

Todavia, no nosso caso, o cálculo do sistema não abate os impostos inclusos no preço como ICMS, PIS e COFINS do preço líquido, nos retornando um valor errado.

O lucro bruto deveria ser calculado como Preço Líquido (Sem qualquer imposto, como IPI, ICMS, PIS, COFINS, etc) - Custo do Produto Vendido. Hoje o sistema abate do valor da NF impostos como o IPI e a ST, mas não abate impostos inclusos no preço como ICMS, PIS e COFINS.

Existe algum paramentro que talvez tenhamos cadastrado errado e que possa ser corrigido para termos a informação correta?

Obrigado.

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

3 Answers

  • avatar image
    Former Member
    May 30, 2011 at 03:20 PM

    Olá, rhonegger

    Nós conseguimos chegar no custo da mercadoria, configurando principalmente as colunas "Incluido no Preço", e "100% nao dedutível". (Adm/Conf/Finan/Imp, tela Tipos de Impostos, dois cliques no imposto desejado para ver estas colunas)

    Esta 100% não dedutível aumenta o valor a ser pago no item (ICMS ST de Indústria) e consequentemente aumenta o valor de custo do item.

    Espero ter ajudado.

    Luciano

    www.lab1.com.br

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member

      Prezado Luciano, obrigado.

      No entanto, a informação errada, no nosso caso, no cálculo do lucro bruto é a receita líquida, sendo que nosso valor de custo está correto.

      Nossa receita utilizada está considerando o PIS, COFINS e ICMS e, portanto, estamos considerando esses impostos como lucro. Acreditamos que comentemos o erro em cadastrar as tabelas de preço com esses impostos inclusos, o que é padrão. Talvez se cadastrarmos a tabela de preços líquidos, se quaisquer impostos, e alterarmos um o cálculo deles, consigamos obter a informação correta do lucro bruto... Será que é isso?

      Agradeço.

      Roberto

  • avatar image
    Former Member
    Jul 07, 2011 at 09:44 PM

    Amigos tenho oum problema semelhante... só que vai além...

    Meu cliente tambpem utiliza preço liquido, não fatorando-o na lista de preço com os impostos por dentro.

    A questão dos impostos, eu já tenho a idéia de como deve ser feito, mas fiz diefetente... na fórmula do imposto eu sigo o raciocínio da fórmula 8 - padrão do sistema para ICMS - Preço sem Imposto. Ainda aguardo a definição do cliente para determinar as outras bases de cálculo e formular as fórmulas para calcular o imposto da forma correta para agregá-lo ao valor do item conforme são calculados. Nos atributos não coloco Incluido no preço nem na receita... O problema é que a contabilização fica diferente do usual:

    D - Clientes (100% da NF) - 107

    C-IPI a pagar (passivo) - 7

    C-ICMS (Passivo) - 12 e;

    C-Receita (DRE) - 82, mas pelo valor liquido do item que está no Preço Unitário... e não há o débito dos Impostos para abater a receita bruta, que fica igual à liquida destes impostos.

    não sei se isso pode gerar ainda algum tipo de problema com speds ou NFe... ainda vou testar, mas é um caminho a ser avaliado... quem já o tiver feito e tiver críticas ao mesmo, por favor me contacte através do fórum ou no email denis.guedes@tds-enterprise

    Obrigado!

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • avatar image
    Former Member
    Aug 07, 2014 at 10:46 PM

    voce conseguiu resolver o problema da receita liquida, tenho o mesmo problema somado ainda a subtração da comissão dos vendedores.

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded