cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Diagnóstico -unable to create a socket- Represando lotes

Former Member
0 Kudos

Devido a grande n° de requisições feita a SEFAZ um problema vem acontecendo com uma freqüência muito grande o represamento no envio e na consulta do lote problema ocorrido pelo erro u201Ccom.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: unable to create a socketu201D (sxi_monitor).

SAP:Category>XIAdapterFramework</SAP:Category>

<SAP:Code area="MESSAGE">GENERAL</SAP:Code>

<SAP:P1 />

<SAP:P2 />

<SAP:P3 />

<SAP:P4 />

<SAP:AdditionalText>com.sap.aii.af.ra.ms.api.DeliveryException: unable to create a socket</SAP:AdditionalText>

<SAP:ApplicationFaultMessage namespace="" />

<SAP:Stack />

<SAP:Retry>M</SAP:Retry>

</SAP:Error>

Apesar de ter configurado o Max n° Repaeats na configuração do lote muitos lotes continuam lá sendo necessário um start manual

Esse erro ocorre de forma aleatória em diferentes SEFAZ ..., estamos investigando a possibilidade de se retirar o Proxy pois acreditamos que esse erro ocorre em momentos de pico, pois creditamos que o Proxy possa estar encerrando algumas conexões em momento de pico.

Alguém tem alguma sugestão de como decifrar esse enigma de forma rápida?

Obrigado

RONALDO DE MORAES

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

O numero de tentativas de reenvio de lote só se aplica quando a comunicação ocorre com sucesso mas o lote ainda está em processamento na SEFAZ (i.e. a SEFAZ retorna cStat = 105, na resposta da interface BATSR). Se o erro é de comunicação, ele para mesmo pois entende que é um erro permanente e que portanto não faz sentido ficar restartando, o que só iria consumir recurso da máquina sem ter nenhum resultado.

Quanto ao erro que você está tendo ("unable to create a socket"), isso é uma mensagem genérica para quando o PI não consegue conectar na URL do web service configurado no comm channel. Seria portanto equivalente a um HTTP 404 no seu browser. Existem diversas causas possíveis, algumas dessas são:

- PI sem acesso à internet (veja se o servidor do PI tem acesso à internet ou, caso esteja usando proxy, se o proxy é acessível a partir do servidor do PI e se o proxy está funcionando OK);

- URL do Web Service e/ou proxy configurados errados errados no comm channel (verifique também se o proxy precisa de autenticação; em caso positivo, double check o usuario/senha configurados no comm channel)

- firewall bloqueando as comunicacoes do PI (verifique em particular a porta 443, default p/ https);

- link internet da sua empresa está indisponivel, ou não está dando conta do volume de comunicação;

- SEFAZ está fora do ar

- etc.

Cheque cada um dos itens, em especial os 3 primeiros.

Abs,

Henrique.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Esse tópico passou a ser investigado porque o processo de venda (NF-e) da empresa estava apresentado uma lentidão grande podendo chegar até 20 minutos desde a criação do documento até a sua impressão

Pontos a serem investigado no GRC

1- n° de entradas da tabela /XNFE/ACKNOWLEDG

2- Tempo gasto para assinatura das notas

3- N° de Lotes Gerados

Excesso de lotes u2013 consumo desnecessário de WP e um numero muito grande de requisições a SEFAZ.

O ideal é tornar o lote mais eficaz

E o resultado depende de fazer certo as coisas certas, lembrando que a definição da configuração dos lotes .... por região ou genérico...fica a critério da empresa suportada por analises e acompanhamento da performance dos seu processo de venda (NFE)...esse é um bom exercício para empresa praticar.

4° - Analise das Filas principalmente as XBPE... e as XBTR...(Transação SMQ2)

Que em no nosso caso 90 % dos problemas se encontravam nessas 2 filas

4a - XBPE...(Estava critica pelo excessivo n° de lotes gerado e poucas wp disponíveis ).

Solução no nosso caso

Revisão da configuração do lote

Paralelismo dos WF (Transação SWF_INB_CONF)

EX:

4b - XBTR (Um desenvolvimento de automatização do estorno no mesmo momento/pilha de execução do retorno do status para o ECC estava travando o processo que conseqüentemente travava a fila causando lentidão em outro cenários que compartilham essa mesma fila)

Solução no nosso caso

Separar o Processo de autom...do estorno do retorno do Status para o ECC. Muito cuidado com qualquer desenvolvimento dentro da Badi que possa prender esse processo de retorno e conseqüentemente travando a fila XBTR...

Maiores detalhes

https://websmp130.sap-ag.de/sap(bD1wdCZjPTAwMQ==)/bc/bsp/spn/sapnotes/index2.htm?numm=1380855

Fiquem a vontade para postar mais detalhes....!!!

Obrigado

Ronaldo de Moraes

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom Dia Ronaldo,

Só faltou esclarecer que o "unable to create socket" era questão de proxy e estes outros problemas/soluções apareceram após colocar a lupa no sistema.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Exatamente, Fernando ...o problema do proxy ainda não foi resolvido, apesar de ser um problema conhecido (Interrupção da conexão internet ), ainda não foi resolvido pois a empresa esta estudando uma forma de fazer isso. A técnica de diminuição dos Lotes gerados pelo GRC trouxeram os problemas para um nível que a empresa conseguisse conviver até que o problema com Proxy seja resolvido .

Configurações que podem causar interrupções na conexões de internet

http://www.pwi.com.br/firewall_proxy.asp

Att

RONALDO DE MORAES