Skip to Content
avatar image
Former Member

Dúvidas entre TAXBRA e TAXBRJ

Bom dia pessoal!

Vou ser direito hoje, pois está meio corrido aqui hoje, gostaria de saber qual a diferença entre TAXBRA e TAXBRJ, já verifiquei que no fórum de um post explanando tais diferenças, porém não sei qdo se aplica o TAXBRA e o TAXBRJ, essa escolha fica por conta do cliente? Há algumas regras para a implementação de um ou de outro?

Agradeço novamente a ajuda de vocês.

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

3 Answers

  • Best Answer
    avatar image
    Former Member
    Nov 23, 2010 at 01:02 PM

    Pessoal, muito boa as explicações, agora estou entendo um pouco mais!

    Mas eu queria saber se fica a critério da empresa a escolha desses dois esquemas, digamos que a TAXBRA é uma versão 2.0 da TAXBRJ?

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • Nov 22, 2010 at 01:28 PM

    A difrença técnica é que na TAXBRA, todas as alíquotas etc. estão sendo armazenadas em Condition Records.

    Além disso temos uma funcionalidade na transação J1BTAX para mapear praticamente qualquer Condition (Base, Value etc.) para um campo na Nota Fiscal.

    Isso tem várias vantagens:

    - É possível resolver algumas mudanças legais com apenas Customizing quando na TAXBRJ é preciso mexer em ABAP.

    - É mais fácil analisar erros no cálculo de imposto pois todas as informações são visíveis na análise de pricing - pode até verificar qualquer acesso e ver porque certa alíquota foi encontrada. Na TAXBRJ não tem como rastrear a não ser com debug.

    - É possível configurar cenários especiais não cobertos pelo standard atraves do mapeamento.

    - É possível conectar um sistema CRM, replicando as Conditions de imposto. Em CRM não há as tabelas de impostos do Brasil - ou seja, TAXBRA é praticamente prerequisito para quem deseja utilizar CRM Sales.

    Desvantagem é que o esquema de cálculo fica um pouquinho carregado e - claro - precisa de uma configuração bem desenhada.

    Convem mencionar que pode ter limitações com algumas indústrias, por exemplo Oil&Gas funciona somente com TAXBRJ neste momento.

    Mas em geral recomendamos TAXBRA.

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • avatar image
    Former Member
    Nov 22, 2010 at 01:31 PM

    Olá Felipe.

    Sendo direto... se você está fazendo uma nova implementação você deve optar pela TAXBRA. Vejo essa questão de TAXBRA x TAXBRJ mais para uma questão de justificar uma mudança quando você já tem a TAXBRJ implementada e muitas vezes não dispõe dos recursos/condições apropriadas para mudança.

    As maiores vantagens de utilizar a taxbra está na flexibidade de configurações quanto as necessidades de cálculo de impostos e o suporte da sap (que atende primeiro a TAXBRA). A tendência é de que a TAXBRJ seja descontinuada.

    Abraço

    Eduardo Chagas

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded