cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Consumo planejado e consumo não planejado

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos!

Pessoal me deparei com uma situação, que me deixou com uma dúvida.

Meus produtos acabados possuem estratégia MTO, e só produzo mediante ordens de vendas, após apontar estes materiais, eles vão para um estoque especial (da ordem de cliente). Aparentemente o sistema não entende como consumo as saídas dos estoques especiais. O movimento que usa para fatuar é o 601 e 904 para exportação.

A minha dúvida é essa será que o SAP não entende faturamento do estoque especial como consumo?

Atenciosamente

Dani Marcelo

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Dani, tudo bem ?

Por favor, deixe-me tentar entender melhor o seu cenário de negócio.

Você comentou que trabalha com Make to Order, correto ? E que sua dúvida está na questão do Sistema entender ou não se o que foi produzido poderá ser considerado como consumo.

Em termos conceituais, quando você Produz um determinado produto para Ordem, o Sistema assume que este produto deverá ser vendido para um determinado cliente e não consumido internamente.

Se você pretende consumir o material que você mesmo produziu, então seria mais interessante você utilizar a estratégia Make to Stock.

Quando você aponta, o material produzido vai para o Estoque em Utilização Livre (dependendo do seu cenário e de suas parametrizações). Uma vez que o produto encontra-se em Utilização Livre, você poderá consumi-lo ou vendê-lo.

O consumo poderá ser para Centro de Custo ou para uma nova Ordem de Produção (supondo que é um semi-acabado), por exemplo, dependendo da sua linha de produção, ou seja, você pode produzir materiais internamente para consumí-los em uma Ordem com intuito de criar / produzir um Produto Acabado.

Espero que eu tenha ajudado.

Att,

Former Member
0 Kudos

Olá muito obrigado pelo seu comentário.

Mas o problema é que para cálculo de giro de estoque ou então cobertura de estoque o sistema faz uma análise do consumo, entendo que conceitualmente um apontamento de uma ordem de produção para uma ordem de cliente deveria ser um consumo, já o que o faturamento do material não é. Neste caso os valores de consumo não os valores que foram movimentados no meu estoque de produto acabado, e consequentemente distorce os resultados.

Atenciosamente

Dani Marcelo

Answers (2)

Answers (2)

FlavioMolina1
Participant
0 Kudos

Olá Dani,

A determinação se um consumo é ou não relevante para o registro de consumo é efetuada pelo tipo de movimento.

Basta atualizar a configuração de "registro de consumo" para o tipo de movimento da tcode OMJJ que é de responsabilidade da área funcional MM.

Abraços,

Flávio Molina

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Movendo para o forum correto.

Att,

Henrique.