cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

ST em NF de Entrada

Former Member
0 Kudos

Olá!

Preciso dar entrada em uma nota com ST, porém essa ST já foi paga antecipadamente (guia a parte), já tenho os impostos de ST configurados para saída e usamos normalmente... Para essa entrada usei o mesmo código da saída, mas o lançamento contábil que foi gerado na NF de Entrada ficou "errado", pois contabilizou a ST a crédito no fornecedor e no total da NF; deveria apenas ter sido somando ao valor total da NF e não ter sido somado ao valor total a pagar no forncecedor...

Alguém já passou por esse problema? Pode me indicar a solução?

Obrigada, Mírian.

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Former Member
0 Kudos

Não; a NF vem da indústria mas, sem o destque da ST na nota, pois MG não firmou Protocolo de ST com Bahia. Nós calculamos a parte o valor da ST e recolhemos para o Estado de Minas.

Não destaco ST de cada item.

O código de imposto é por linha mas na DANFE aparece o total da ST dos produtos; já no site da sefaz aparece item a item com valor de st destacado!

Você usa o fluxo de caixa do sap na sua empresa? Sabe como trabalhar quando o CR é D-1?

Abs,

Mírian.

Former Member
0 Kudos

Entendi.

Ainda estamos implantado o B1. Nao cheguei a ver sobre Prazo pra compensação ainda não.

Questionei sobre ST, pois nosso sistema antigo pegava a Base e Valor ST de entrada, item a item, e transportava para saida.

Porem, nao consegui fazer isto no B1. Consegui na entrada, mas na saida, nao achei como fazer. Eu vi que ele permite o calculo do imposto com base no preço de compra, mas só funciona pra quando é vindo de industria. quando vem de outro distribuidor, nao dá. Estou colocando no campo Texto Livre, e colocando na NF, até que encontremos uma alternativa. A consultoria tambem esta verificando junto a SAP como pode ser feito.

De qualquer forma, muito obrigado pelas informações.

Se precisar de algo, estou a disposição.

Luciano.

Edited by: Luciano Mariano on Apr 15, 2010 8:07 PM

Former Member
0 Kudos

O caso do fluxo de caixa é o seguinte, aqui trabalhamos com D-1 (dia de hoje 16-1 = 15), no caso o que os clientes nos pagaram ontem entra no banco hoje para a gente... e o fluxo no sap não entende isso...entende apenas os pagamentos e recebimentos de hoje.... não considera que trabalahmos com contas a receber de ontem e contas a pagar de hoje

Mas é isso!

Obrigada,

Mírian.

0 Kudos

Olá, Mirian, tudo bem?

Como voce resolveu o problema do ST que era pago com guia a parte, antecipadamente?

Estamos em SP comprando do RJ, e o ST é pago em guia, e nao pro fornecedor... mas o valor do mesmo deve entrar no custo do produto...

Muito Obrigado.

Luciano

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Olá pessoal,

Minha contribuicao esta um pouco atrasada, mas consegui resolver essa situacao gerando um codigo de imposto com uma ST especifica usando a opcao "incluido no preco" e setando a conta contabil de credito da compra para a conta do passivo referente a ST.

Funciona perfeitamente.

Former Member
0 Kudos

Wagner,

Voce poderia colocar um print de tela mostrando como ficou o código de imposto?

Na contabilização do estoque o valor ficou igual ao do custo do item?

Pois fiz como você falou , mas o valor do custo do item ficou diferente da contabilização da conta de estoque.

Custo do item de R$ 100,00 o preço de compra seria 87,67, porque o ICMS está incluso no preço, com + 12,33 ICMS_ST= 100,00 (custo do item), mas na contabilização na conta de estoque o valor RS 112,33.

Jaqueline Martins

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Jaqueline,

Essa é uma das questoes nas quais estou trabalhando junto a SAP.

Nessa operacao que sugeri, conseguimos levar o custo da ST para o estoque contabil, mas por uma inconsistencia na formula de claculo que SAP usa, todas as situacaoes que envolvem ST nao aparecem no custo do item...

Former Member
0 Kudos

Wagner,

Como você está tratando o problema da ST não ir para o custo do item? O que devo fazer no sap, para colocar o ST ICMS no custo do item, como contabilizar este processo?

Estou pensando em fazer o processo de DI, para colocar o valor pago antecipadamente no custo do produto, mas como fazer no caso que na NFentrada esteja destacado o ICMS ST?

Jaqueline Martins

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Olá Jaqueline,

Desculpe a demora no retorno, mas estava em viagem.

Seguinte,

Observando a sua configuração já pude ver que no codigo de imposto que voce apresenta, a ST está marcada como "incluido no preço", regra esta que nao se aplica bem a ST.

Mude essa opção e veja o resultado.

Grande Abraço

Former Member
0 Kudos

Wagner,

Fiz o que voce pediu , agora nao aparece a conta de ICMS ST, é assim o correto, se possível voce poderia colocar um print de tela de como deve ser feita a contabilização e o ICMS-ST esteja indo para o custo do produto.Abaixo o lançamento com o ICMS ST incluso no preço e o outro sem está incluso no preço.

Jaqueline Martins

former_member209021
Active Participant
0 Kudos

Jaqueline,

Esse ICMS-ST é a guia gerada no posto fiscal???

Se for o caminho vai ser outro.

Para dar certo, a forma mais adequada será lançar em despesas de importação. vai contabiulizar certo e custear o produto devidamente.

Pode testar que essa é unica saída!

Former Member
0 Kudos

Olá, Mirian. Eu resolvi isto colocando 100% na coluna " % não dedutível " do imposto.

Faça o teste e verifique se lhe atende.

Atenciosamente,

Luciano

Former Member
0 Kudos

Oi Luciano!

Então, quando coloco 100% não dedutível a ST entra como custo e é somada ao total da nota, mas continua somada ao valor total a pagar para o fornecedor; o que não deveria acontecer.... testei para "incluso no preço" e "incluso na receita bruta" e a situação foi a mesma no que se refere à dívida com o fornecedor

Abs,

Mírian.

Former Member
0 Kudos

Os impostos ST sempre sao pagos adiantados, com guia?

Aqui, pagamos o imposto ST junto com a NF... os nossos fornecedores o valor da ST incluido no preço, e entao, funciona ok.

Não conseguiria tratar o pagamento da Guia como adiantamento ao fornecedor, e apos entrar com a NF, descontar o valor da guia já paga, no pagamento futuro referente esta nf?

Former Member
0 Kudos

Oi!

Fiz o que você sugeriu e ficou ok!

Muito obrigada pela dica

Mírian.

Former Member
0 Kudos

Mírian, esta situação que descreveu se refere a uma NF vinda da Indústria, certo, que possui ST destacada e acrescida no valor da Nf.

Mas e quando voce recebe NFs de outros distribuidores, voce não destaca o ICMS ST de cada item, conforme o destacado na NF de entrada?

E na sua NF de saída, vc informa, item a item, a base e valor do ICMS ST?

Muito obrigado.

Luciano