cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

NFE: Liberação das atualizações p/ Manual v4.01_NT2009.006 (layout v2.00)

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Finalmente uma boa noticia!

O Ato Cotepe 12/2010 (publicado no DOU de 22/06/2010) determinou que o layout 1.10 poderá ser utilizado até 31 de Dezembro de 2010, ou seja, a obrigatoriedade do layout 2.00 foi postergada para 1o de Janeiro de 2011.

Abs,

Henrique.

-

-


a nota 1438295 foi atualizada (versão 4).

Infelizmente, as modificacoes que a SEFAZ realizou no ultimo release package (PL_006f) incluíram mudanças de nome de campo, bem como de tipos associados a alguns campos. Mudanças deses tipos refletem em modificações das External Definitions no XI Content, regeração dos proxies, redefinição das estruturas associadas a esses proxies (as estruturas sao criadas automaticamente durante a geração) e revisão de todos os processos / códigos que populam e/ou recebem dados desses proxies que foram regerados.

Dessa maneira, a SAP revisou a data de liberação das funcionalidades completas para processamento no novo layout 2.00 (notem que a Nota acima fazia a ressalva de que a data original, de 30 de junho, tinha por premissa o fato de que o governo não liberasse modificações nesse meio tempo, o que infelizmente ocorreu). A nova data de liberação é a data de release do SP15 do NFE, 27 de Julho.

-

-


Caros,

a nota 1438295 foi atualizada (versão 2).

A estratégia de liberação está assim agora:

1. liberação final da solução até 30 de junho: para quem não quer/não precisa desenvolver nada e quer apenas aplicar as notas, tudo vai estar liberado até essa data, tanto no ERP quanto no GRC, dando à empresa 3 meses para os testes;

2. Para os clientes que precisam integrar o GRC NFE a outros ERPs ou mesmo utilizam integração Z no SAP ERP, as interfaces (RFCs) e dicionário de dados (estruturas e tabelas) do GRC serão liberados no SP14 (04 de Maio), dando então 2 meses adicionais (5 meses no total) para os necessários desenvolvimentos.

Do ponto de vista de adequação do SAP ERP, o plano é adiantar também a liberação das atualizações na BAdI, de maneira a permitir que esses desenvolvimentos possam ser adaptados logo (apesar de que são poucos campos novos, de maneira que o esforço de adaptação das BAdIs não deve ser tão grande). Contudo, não há ainda uma definição exata da data de liberação das BAdIs no ERP; assim que tivermos, a nota será atualizada.

Entendemos que, dessa maneira, conseguimos prover uma margem maior para as empresas que precisam de um período adicional para a realização de seus desenvolvimentos, atendendo às necessidade de todos e eliminando a necessidade de desenvolvimentos extras, em especial evitando a necessidade de Zs no SAP GRC NFE.

Att,

Henrique.

Accepted Solutions (0)

Answers (19)

Answers (19)

gerocha
Discoverer
0 Kudos

Conseguimos ser uma Carta de correção em PDF?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Apesar de a obrigatoriedade da NFe 2.00 ter ido pra 1o de Abril de 2001, depois de quase 1 ano, o assunto nao é mais recorrente no fórum, pois creio que já é de conhecimento público o que fazer para o upgrade.

Nesse sentido, creio que essa thread já serviu seu propósito.

Vou tirá-la de sticky. Ela ainda vai estar disponível para buscas, como qualquer thread normal.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Pessoal, boa tarde!

Tenho vários ambientes de QA do ECC,e um único GRC, dúvida: Se aplicar o SP 15 no GRC continuará funcionando corretamente com QA qua não tem aplicação das notas da 2.0?

Obrigado.

Ricardo Carneiro

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sim! (ao menos em teoria, rs rs).

Foi desenvolvido pra ser retrocompatível.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Pessoal.

Acabei de consultar o SAP Support Portal e vi que já está liberado o SP 16 para NF-e

Note 1511560 - SAPK-10016INSLLNFE: Support Package 16 für SLL-NFE

Abraços.

Eliseu.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia pessoal,

Recomendo irem para o SP16 diretamente, ele contém a consolidação das notas layout 2.0 pós SP15 além de melhorias no fechamento de lote que favorecerão em muito a performance do seu sistema NFE para grandes volumes.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Salve galera,

Publicada a NT 2010/008 - Registro de Eventos da Nota Fiscal Eletrônica / Carta de Correção.

"Este documento tem por objetivo a definição das especificações técnicas necessárias para a implementação da Carta de Correção eletrônica u2013 CC-e e adequação da Consulta Situação da NF-e para permitir a consulta dos eventos da NF-e 2G." (...)

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/docs/NT2010.008.pdf

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Vixe, saí na hora certa... rs rs....

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Prezados bom dia!

Glossário: DOU = Diário Oficial da União.

Foi publicado pelo CONFAZ no DOU a prorrogação do prazo final para adoção da NFe 2.0. O prazo de adoção previsto inicialmente para 01/01/2011 passou para 01/04/2011, ou seja, o contribuinte tem permissão para utilizar a versão 1.10 da NFe até 31/03/2011.

Seguem as referências:

DOU: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=30/11/2010&jornal=1&pagina=38&totalArquivos=240

SPED Brasil: http://www.spedbrasil.net/forum/topics/nfe-2-geracao-prazo

No mesmo DOU, foi publicada a redução do prazo para cancelamento de notas fiscais para 24 horas, ressalvadas os pré-requisitos para cancelamento que foram mantidos.

Referência:

DOU: http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=30/11/2010&jornal=1&pagina=38&totalArquivos=240

SPED Brasil: http://www.spedbrasil.net/forum/topics/nfe-prazo-de-24-horas-para-o

pedro_baroni3
Active Contributor
0 Kudos

Pessoal, a obrigatoriedade de emissão de NF-e foi prorrogada para 01/04/2011 para algumas empresas, porém apenas para alguns Estados:

CONFAZ - ICMS - NF-e - Operações destinadas à órgãos da Administração Pública - Obrigatoriedade - Prorrogação

Foi publicado no DOU de 1º de dezembro de 2010, o Protocolo ICMS nº 193/2010, que altera disposições do Protocolo ICMS nº 42/2009, relativas à obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal Eletrônica pelo contribuintes que, independentemente de sua atividade, destinarem operações à Administração Pública direta ou indireta, inclusive empresa pública e sociedade de economia mista, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Com as alterações, esta obrigatoriedade que teria início em todos os Estados hoje, 1º de dezembro de 2010, foi prorrogada para 1º de abril de 2011 exclusivamente em relação às operações internas praticadas pelos Estados do Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande no Norte, Roraima, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e pelo Distrito Federal.

Abraços.

Pedro Baroni

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Pessoal, na nova versão xml 2.0 quando emitimos uma nfe de entrada de produtor com nossa numeração é necessário relacionar na tag "Grupo de informações da NF de produtos Rural referenciada" (B20a) todas as notas fiscais do produtor rural que compõe essa nfe de entrada.

Por favor, alguém sabe se existe uma solução standard para esse processo?

Muito Obrigado,

Toguchi

Former Member
0 Kudos

Boa noite pessoal,

Estamos com o PI 7.0 no SP20 e o SLL-NFe no SP12.

Vamos atualizar o SLL para o SP15.

A dúvida é: precisa ser atualizado também SP do PI, para o 21 (ou 22, que se não me engano é o último)?

Obrigado.

Abs

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao necessariamente, segundo a nota do SP15 (1487119), o SP minimo do NW é o SP14.

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Pessoal,

Iremos implantar a solução standard (ECC, GRC, PI) em um cliente que não utiliza nf-e no SAP ainda.

Gostaria de saber se podemos implantar diretamente a versão 2.0 e se todos os Estados já dão suporte à esta versão, ou terei que implantar a 1.0 e, posteriormente, subir para a 2.0.

Desde já, agradeço!

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nem todas as SEFAZs estao no layout 2.00.

Em quais estados sua empresa atua? E qual a data de go-live planejada?

Dependendo dessa combinacao, vc pode ir pro 2.00 direto sim.

Veja a lista de web services disponiveis em http://wiki.sdn.sap.com/wiki/x/zoWrCw

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

me corrijam se eu estiver errado, mas nao podemos implementar o SP15 mesmo utilizando o layout 1.01, ele nao aceita os dois layouts?

0 Kudos

Henrique, obrigado pela rápida resposta!

A principio seriam emissões para ES e MG, que já estão na 2.0, correto? E o Go Live está marcado para 01/12/10. Então posso ir direto para 2.0.

Aproveitando, existem novidade sobre a questão da recepção de notas fiscais de entrada? Ou continuamos apenas recebendo e armazenando o XML?

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

sim, existe novidades sobre o b2b, já tem uma nota corrigindo o processo, talves de ajude, anota é 1502612 - Select the NFe Status Check Service for Incoming B2B message

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

@Carlos,

sim, o SP15 suporta os 2.

@Bruno,

a SEFAZ ES usa a SEFAZ Virtual do Ambiente Nacional (SVAN).

E segundo consta no link, ambas SEFAZ MG e SVAN estao já disponiveis em Producao.

Como a data inicialmente prevista era 1o de outubro, e esses 2 ambientes estavam disponiveis já antes, acredito que seu go live em 1o de Dezembro pode sim ser realizado já no layout 2.00. Mas eu solicitaria que seu fiscal mandasse um email para ambas as SEFAZ ES e SEFAZ MG, para confirmar.

Abs,

Henrique.

former_member331945
Participant
0 Kudos

Boa tarde

Você saberia me dizer se para eu extrair as informações referentes ao bloco G, devo ter a solucão CIAP standard do SAP implementada?

Grata,

Denise

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Denise,

essa pergunta nao diz respeito a NFe, mas ao SPED.

Por favor abra uma nova thread para que as pessoas possam ver a pergunta e responder de acordo.

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Boa tarde

Sabem me informar se o SP15 para novo layout da NF 2.0 já foi disponibilizado pela SAP?

Obrigada

Former Member
0 Kudos

????

Vide post anterior!

At.,

Bernardo Braga

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

LOL

Former Member
0 Kudos

Bom dia Henrique

Desculpe a perguinta, nós aqui na empresa vamos começar a atualização para SP 14, isto no GRC, correto?

Agora no ECC para o novo lay out 2.0 é preciso aplicar tambem notas ? ou precisa de uma atualização tambem no SP para implementar o novo lay out.

ou é só atualizar para SP 15 qu ja estamos cobertos com o novo lay out com o SEFAZ?

Grato

Att

MGS

LTDa

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

O SP14 nao eh suficinente no GRC, vc precisa do SP15.

No ERP, vc pode aplicar apenas as notas, mas avalie que sao muitas.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Ok então no GRC atualizaremos agora para SP 15.

mas no caso do ECC, qual a alternativa para evitar de aplicar um numero grande de notas? qual o utlimo SP para evitar destas notas?

Grato

Att

MGS LTDA BR

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Marcos, nao tem alternativa, vc tem que aplicar todas as notas correspondentes ao XML 2.0 no ECC, elas tratam os parâmetros a mais de mensagens que devem ser passadas com os novos campos e os novcos nodes .

Former Member
0 Kudos

Obrigado Marcos pelo retorno,

Desculpe te incomodar vc tería a lista de notas a aplicar no ECC para cumprir com 2,0?

agradeço tua ajuda

Att

MGS LTDA BR

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

basta vc seguir a nota que menciona o SP15, lá menciona todas as notas do ECC e do GRC PI a serem aplicadas

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Eu queria saber, depois de aplicar o SP15 no GRC mesmo sem apicar as notas parte do ERP o layout antigo ainda vai continuar funcionando? ou esta com algum problema?

Att

Former Member
0 Kudos

Vai continuar funcionando o layout antigo normalmente (pois o layout 2.0 são outros cenários, nao altera o atual). Aqui aplicamos o SP15 antes das notas do ERP.

At.,

Bernardo Braga

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Caros,

SP15 liberado e disponível no http://service.sap.com/swdc.

Nota descritiva: 1487119

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Oi Pessoal,

uma das mudanças no layout é a exigencia de novos campos de Importação (Ex. Número do documento de Importação DI/DSI/DSA e outros campos). O ERP não possue estes campos e pelo que analisei, a SAP não criou nenhuma nota que cria estes novos campos para popular o XML...abri um chamado e me foi informado que a SAP não atende o processo de importação.

Gostaria de saber o que vocês estão desenvolvendo para este caso. Estão criando alguma userexit para preencher estes campos ? qual idéia vocês estão tendo ou tiveram ?

att,

Rafael Silva

SAP SD Analyst - Canexus Limited

Suite 600, 801-7th Avenue S.W. - Calgary, AB, Canada - T2P3P7

Phone: (403) 571-7307 - Fax: (403) 571-7906

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Rafael,

esses campos nao sao novos, já existem desde os 1os layouts (antes mesmo do 1.10).

E de fato, o SAP ERP nao trata importacao, entao nao teria como o standard preencher esses campos (mesmo pq sao opcionais e só devem ser preenchidos no cenário de importacao). Para os casos relevantes, vc deve ler essa informacao do sistema externo e/ou das tabelas Z que sua empresa com certeza usa para tratar importacao.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Pessoal,

Gostaria de alinhar com vocês os pontos abaixo:

Já podemos trabalhar com a versão XML 2.0 (SAP)? Faltam notas ou aplicações a serem entregues por parte da SAP?

Sabem informar se o SEFAZ (Homologação) já esta preparado para o recebimento (integração) do XML 2.0?

Fico no aguardado

Abraços

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Nao, o SAP ainda nao opera com o XML 2.0, existem notas para que sejam passados para o GRC os novos dados, porem o SAP ainda nao comunica via PI com o SEFAZ no formato 2.0.

Sim, existem SEFAZ de homologacao no novo formato, o de SAO PAULO e Rio Grande do Sul.

Para que seja feita a comunicacao ou seja, a solucao completa contemplando o formato 2.0, a SAP esta prevendo o SP15 a ser aplicado no ambiente de PI GRC no dia 27 de julho se nao houver mudancas de algum tipo pelo SEFAZ

Former Member
0 Kudos

Obrigado pelo retorno Carlos.

Abs

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Caros,

o desenvolvimento do layout 2.00 no GRC finalizou ontem.

Agora, existem procedimentos standard de validacao, quality assurance e posterior geracao do Support Package.

Se a SEFAZ nao mudar nada nas proximas 2 semanas, tudo vai estar ok pro dia 27.

Ainda, a SAP liberou a nota que lista as configuracoes que terão que ser feitas para o layout 2.00.

Verifiquem o PDF anexado à nota 1465726.

Basicamente são:

1. rodar o transfer integration scenario wizard para os 13 integration scenarios (3 de assinatura, 6 da sefaz, 4 de b2b) para o novo namespace http://sap.com/xi/NFE/006;

1.1. para os 6 cenarios com a SEFAZ, configurar as condicoes no receiver determination similar ao feito para o namespace 005a;

2. criar novos communication channels para as URLs dos web servics 2.00;

2.1. para os communication channels novos, configurar o adapter module MessageTransformBean para a msg de saída e de entrada para "emular" o comportamento do SOAP 1.2 (verifiquem detalhes no PDF).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Gostaria de alinhar com vocês os pontos abaixo:

Já podemos trabalhar com a versão XML 2.0 (SAP)? Faltam notas ou aplicações a serem entregue por parte da SAP?

Sabem informar se o SEFAZ (Homologação) já esta preparado para o recebimento (integração) do XML 2.0?

Fico no aguardado

Abraços

Former Member
0 Kudos

Conforme post recente do Fernando Da Rós:

"No SP14 só foram entregues as interfaces e objetos, então não há código no ERP e GRC que lidam com estes objetos.

Tudo isto está para ser liberado no SP15 do GRC, previsão dia 27 de julho.

A parte do ERP também será liberada de hoje até o dia 27 de julho."

Para saber quais UF's já estão aceitando a versão 2.00 da NF-e, acesse o Portal da NF-e (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/), indo em Consultas > Disponibilidade de serviços > Versão 2.00 ou vendo a relação de webservices (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/WebServices.aspx).

Atenciosamente,

Alexandre B. Dambrowski

Edited by: Alexandre Dambrowski on Jul 13, 2010 10:13 AM

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Na verdade, esse é o portal de producao.

O de homologacao é http://hom.nfe.fazenda.gov.br/portal/ ("hom" em vez de "www").

Mas nem todos os servicos disponiveis estao lá.

Por exemplo, SEFAZ SP e SCAN já têm web service de homologacao na versao 2.00 mas nao estao listados lá.

Infelizmente, nao é uma fonte 100% atualizada.

Abs,

Henrique.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Verdade mesmo,

Ontem tava "passeando" no site da Sefaz Goias e lá está postado que atendem ao 2.0 desde 12/05.2010

http://nfe.sefaz.go.gov.br/

Já que não tá unificado o jeito é "passear" em cada Sefaz para saber como estão as coisas... Eu consigo chegar mais fácil nos portas NF-es estaduais indo pelo portal Nacional e selecionando o link link para os portais estaduais.

Former Member
0 Kudos

Obrigado pela complementação Henrique (estou anotando essa nos meus "alfarrapos").

O que se pode ter certeza é que os estados que aceitam em Produção também o fazem em Homologação.

Além disso, o ideal é sempre verificar com a SEFAZ de cada uma das UF's nos quais serão emitidas as notas dos clientes a quantas anda a versão 2.00 deles.

Former Member
0 Kudos

"Já que não tá unificado o jeito é "passear" em cada Sefaz para saber como estão as coisas..."

Fernando e Henrique,

Já que essas informações não estão realmente unificadas, seria possível a criação de um tópico com essas informações, mas de forma que somente vcs pudesse alterá-las? Claro que a idéia não é que vcs fiquem o tempo todo conferindo junto às SEFAZ, mas que o pessoal os avisem a respeito para manter essas informações atualizadas?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alexandre,

nao dá pra fazer algo compartilhado e limitado a alguns usuarios especificos, dá pra fazer algo que só o autor ou moderadores modifiquem. Vou evoluir a idéia.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Alexandre,

Criei um wiki contendo as URLs de todos os Webservices da NF-e versão 2.0 publicados até o momento.

NF-e version 2.0 Brazilian Authorities (SEFAZ) Webservices URLs

At.

David

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Muito bom, David!!!

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Beleza!!!

Valeu David!

Pessoal, agora vamos divulgar essa informação e ajudar a manter a relação sempre atualizada!

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Pus link lá no wiki central de nfe tb:

http://wiki.sdn.sap.com/wiki/display/BPX/SAP+NFE

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

esta tudo certo para que no SP15 esteja a NFe 2.00 no dia 27/07?

Att. Ricardo Lopes

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

A principio, sim.

Possível até que já saia na segunda (em geral, sai 1 dia antes da data limite).

Abs,

Henrique.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Caros,

a nota 1438295 foi atualizada (versão 4).

Infelizmente, as modificacoes que a SEFAZ realizou no ultimo release package (PL_006f) incluíram mudanças de nome de campo, bem como de tipos associados a alguns campos. Mudanças deses tipos refletem em modificações das External Definitions no XI Content, regeração dos proxies, redefinição das estruturas associadas a esses proxies (as estruturas sao criadas automaticamente durante a geração) e revisão de todos os processos / códigos que populam e/ou recebem dados desses proxies que foram regerados.

Dessa maneira, a SAP revisou a data de liberação das funcionalidades completas para processamento no novo layout 2.00 (notem que a Nota acima fazia a ressalva de que a data original, de 30 de junho, tinha por premissa o fato de que o governo não liberasse modificações nesse meio tempo, o que infelizmente ocorreu). A nova data de liberação é a data de release do SP15 do NFE, 27 de Julho.

Att,

Henrique.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Finalmente uma boa noticia!

Saiu hoje no DOU nota comunicando que o layout 1.10 poderá ser utilizado até 31 de Dezembro de 2010, ou seja, a obrigatoriedade do layout 2.00 foi postergada para 1o de Janeiro de 2011.

http://www.in.gov.br/imprensa/visualiza/index.jsp?data=22/06/2010&jornal=1&pagina=27&totalArquivos=1...

Att,

Henrique.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Mais do mesmo...

Saiu a NT 004.2010 mas relaxem que ela nao mudou nada nos XSDs (só texto), entao nao tem mais impactos na solucao.

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/docs/NT%202010.004.pdf

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, boa tarde.

Ótima notícia mesmo. Agradeço por manter o grupo sempre bem informado sobre o assunto.

Abs,

Alexandre Joaquim

AlexandreMendes
Participant
0 Kudos

(ufa) Excelente notícia 😄

Estou tendo que levantar OSS Notes de um ambiente cuja versão é ECC6.00 SP06...

Agora terei mais tempo...

Em breve postarei um tópico sobre os principais pontos dessas aplicações, pois existem muuuitos pontos de atenção, caso contrário, muitos erros ocorrerão.

Henrique e equipe, Parabéns pelo excelente trabalho!

Alexandre Mendes

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Pô, tem ninguem triste que vai perder o Natal e Ano Novo... rs...

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

olha as normas do forum

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

???

Former Member
0 Kudos

Henrique, uma dúvida.

Sabe dizer se existe uma nota da SAP ou algum documento oficial que explique como irão funcionar as duas versões? Explico:

Estou montando o projeto para aplicação dos SPs no R/3, num ECC e no GRC. Um cenário seria aplicar as notas no DEV e começar o projeto, mas para isso precisaria de uma garantia de que, caso existam problemas em produção, uma request criada no DEV(Novo SP) vá sem problemas para PRD(SP Antigo).

Pode me ajudar?

Grato

Edited by: Alessandro Silveira on Jun 29, 2010 4:08 PM

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alessandro,

somente aplicar as notas NAO ativa o novo layout.

Vc deve ir no customizing do Business Place e mudar a versao lá.

Entao nao vejo problemas em seu caso particular.

Toda a documentacao relevante estará disponível quando as notas finais forem liberadas.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Então, se eu tiver um break fix a ser enviado para produção (SP12) posso cria-lo sem problemas em DEV(SP14 / SP15) ?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sim, as mudancas nao impactam a versao antiga.

Desde que o customizing do business place no ERP ainda mantenha a versao 1.10, nao deve impactar.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Blza Henrique, obrigado pela resposta.

Former Member
0 Kudos

Da série NT's 2010:

Publicada a NT 2010/005, que divulga os Pacotes de Liberação PL_005f e PL_006g com as adequações necessárias para implementação dos novos CFOP criados pelo Ajuste SINIEF 14/2009, bem como da inclusão dos novos códigos CST do PIS/CONFINS.

http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/docs/NT2010.005.pdf

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Putz grila...

esse governo tá de brincadeira, só pode.

Esqueçam a data de 27 de julho...

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

O governo só fala sério quando é pra cobrar alguma coisa... afff

Menos mal que ganhamos aquele tempinho a mais pra aplicar todas as mudanças.

Naquelas, sou brasileiro e não desisto nunca kkkk

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

O problema nao é nem pro layout 2.00, eu acho q nao vai ter grandes impactos pra ele.

O problema maior é que essa NT trouxe tb mudancas pro layout 1.10, e essas mudancas jah estarão em producao amanhã segundo a NT (!!!!), e pro PL_005f houve mudança de tipo de campo, o que vai impactar em redefinicao do external definition no XI Content, regeracao dos proxies etc...

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

O legal é que disponibilizam a NT em cima do laço (mas não colocam no site a data de qdo realmente foi disponibilizada pra visualização)... coisas de Brasil mesmo...

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

e a nota sera tratada quando pela SAP referente ao layout 1.0

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Eu nao posso dar prazo.

Notem que o governo "acha" que nao tem impacto em solucao de clientes...

Vou levar o assunto ao desenvolvimento e quando tiver um retorno, posto aqui.

Att,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

segundo a nota nao tem impacto mesmo de desenvolvimento Henrique, falando com a minha experiencia de 17 anos de programador, contudo, me preocupa só o servico de verificacao de status do servidor do SEFAZ, esse vai ter mais detalhamento no campo xServ, se tiver que passar um parametro diferente de "STATUS" como é passado, provavelmente havera um esforco minimo da equipe da sap para essa alteracao e disponibilizacao de um novo mapping.

quanto as demais alteracoes, para a versao 005f, apenas código de cfiop que serao excluidos, provavelmente ja nao deveriam estar sendo usados ou mesmo se excluido seria configuracao na parte de SD e nao na parte tecnica para comunicacao

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Se fosse só isso tava tudo bem.

Eles alteraram os tipos que definem os campos nCano e nSerie, e isso tem impacto sim nas estruturas dos proxies...

Abs,

Henrique.

PS: e a exclusao de CFOPs impacta sim nas regras de validacao no GRC, mas isso é mais tranquilo de liberar.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Teriam se a maioria das pessoas trabalhassem com mas de fogo, como esses campos não são preenchidos pela maioria das pessoas, ele ir em branco, ou mesmo nem ir, nao altera o processo para a maioria, creio que a elaboracao da Nora sómente para trocar os tipos nao sao impactantes.

mas nossos clientes que nao trabalham com esse item especial, poderemos operar normalmente

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Carlos,

esse é o problema de trabalhar com um produto. Se eu tenho um unico cliente que tenha o cenario, entao tenho que efetuar as modificacoes, que daí podem impactar todos os outros. Nao é questao de a maioria usar ou nao, nao posso deixar de suportar.

Mas, apos uma analise detalhada, creio que nao haverao impactos nao, especialmente relacionado ao layout 2.00.

Pro 2.00 sao apenas algumas regras de validacao, mas nada que impacte (muito) a data de liberacao.

Já as mudancas pro layout 1.10, que me preocupavam mais (especialmente por causa da urgencia de ser pra amanhã), acho também que nao impactarão. Creio que dá pra sobreviver com o XSD atual, mesmo pq o tipo base dos campos no PL_005d é xs:string, e no PL_005f é o TString, que é por sua vez baseado também no xs:string. O tipo base por trás é o mesmo, assim nao acho que haverá impacto no proxy. Já quanto às regras de validacao para o 1.10, vou verificar com o desenvolvimento quando poderíamos liberar isso, porém já adianto que liberar essas atualizacoes de um dia pro outro (sair NT no dia 30 pra estar em producao dia 1o) nao é realístico. Não dá o mínimo tempo de reação.

De qq maneira, essa modificacao nao tem relacao direta com o escopo de layout 2.00 em si, mas é algo paralelo.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Então por enquanto continuamos a considerar a data de 27 de julho para a entrega das atualizações da SAP para NFE 2.0 (ERP e GRC) ?

abs.

Cleide Girã

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Cleide,

por enquanto, não há posicionamento oficial a respeito da NT2010.005.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ok Henrique!

Muito obrigada pelo retono, ficamos no aguardo do posionamento da SAP então.

Bom Trabalho!

Abs.

Cleide Girã

Former Member
0 Kudos

Pessoal, uma pergunta geral:

Alguém sabe dizer porque o SEFAZ ainda não publicou nenhuma informação confirmando a prorrogação para janeiro da entrada em produção por parte do governo?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alessandro,

nao sou especialista em legislacao, o Ato Cotepe 12/2010 se respalda no Ajuste Sinief 07/05, e sendo o Ajuste Sinief legislacao nacional, acho que pressupoe que todas as UFs estao incluidas, por definicao.

Mas acho que vale a pena checar com a area tributaria/juridica da sua empresa, ou com a propria SEFAZ do seu estado.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Alessandro, meu entendimento é o mesmo do Henrique. Uma vez publicado no DOU um ATO COTEPE baseado num Ajuste SINIEF - isto prescinde de confirmação por parte das 27 SEFAZ de cada unidade federada. Prevalece o Ato COTEPE.

Caso outro entendimento jurídico haja por parte de alguém, favor postar ao Grupo.

Obs: Aproveitando o ensejo, entrem no site da RFB e baixem os arquivos da novíssima NT 2010.005 mais os dois novos arquivos ZIP

Atenciosamente,

Sérgio Donaire.

Consultor SAP SD /LOC-BR

PS: parabéns ao Henrique por este fórum, tem sido muito útil.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sergio,

o forum nao é meu, nao é da SAP, é da comunidade!

Eu apenas modero e ajudo quando posso, mas uma andorinha só nao faz verão, e o sucesso vem do fato de ter uma gama de contribuintes sempre ativos e dispostos a ajudar. O parabéns é para todos.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal...

Então, vi que devemos desconsiderar a data do dia 27/07, correto?! Existe nova data!?

Abração!

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Por enquanto nao, permanece essa data.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos
Por acaso vocês já começaram a aplicar as notas? Essa nota não é aplicada via SNOTE (1454820), como vocês fizeram? Nela tem um arquivo que parece que ele faz via upload em alguma transação, é feito por alguma transação em BASIS? Tem uma nota em anexo a essa que informa riscos da aplicação SARfiles (Será que são esses arquivos que estão em anexo a nota?). Os arquivos estão com extenção E4A que particularmente desconheço. Pela descrição parece que é ele que cria os novos objetos. A nota 1463719 pode ser aplicada via SNOTE e tem inclusões manuais também contidas nela. A nota mãe 1438295 parece que é somente de instrução, também não é aplicável via SNOTE. Por acaso tem mais alguma nota alem dessas? Vocês conseguiram incluir esses novos objetos via SARfiles (método que particularmente desconheço)?

Algumas fontes disseram que na aplicação via SNOTE da nota 1463719 estão aparecendo diversos erros de sintaxe (principalmente quando no cliente existem modificações no standard) e orientaram fazer manualmente essas alterações contidas na nota. Será que é a melhor solução?

Abraços,

Victor Moore

Consultor SAP MM.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Caros,

uma notícia não tão boa.

Foi liberado semana passada um novo pacote de liberação com novas versões dos XSDs para o PL_006.

É o PL_006f (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/docs/PL_006f.zip), cujas modificacoes estão definidas na Nota Técnica NT2010.003 (http://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/docs/NT2010.003.pdf).

Segundo a NT, essas mudanças estarão implementadas em homologação até o fim de junho. Ainda, esse novo pacote de liberação traz diversas mudanças que o tornam incompatível com o Pl_006e, versão atual e sobre a qual a SAP estava desenvolvendo o novo layout.

Dessa maneira, é possível que haja um impacto na liberação das funcionalidades para a comunicação com a SEFAZ. Notem que a nota 1432895 tinha uma ressalva:

These planned delivery dates can only be kept if the legislative procedure, including the rules and regulations, is completed in time.

Isso signfica que a entrega nas datas planejadas tinha a premissa de que o governo não realizasse nenhuma modificação nos requerimentos legais, o que infelizmente ocorreu.

Quaisquer novidades, volto a postar aqui. Atentem também para a nota 1432895, que será modificada caso haja alguma mudança.

Att,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Henrique

Analisando as modificacoes previstas na nota tecnica, nao vi mudanca de fisica em si, apenas de tipos e validacoes, mesmo assim isso ira atrasar a liberacao das notas para o XML 2.0?

Nao entendo o porque modificacoes simples dessas atrasem a liberacao do SP ou das notas necessarias para o XML 2.0.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Carlos,

infelizmente, teve mudanças sim.

Teve uma mudança "hard code" que foi o nome do campo .

Alem disso, teve mudancas no tipo dos campos xJust e motDesICMS, e isso por si só já impacta em alteracao dos proxies.

Como as versoes sao incompativeis e a SEFAZ vai alterar seus sistemas até o final de junho, o que a SAP soltasse até 30 de junho seria inutilizável pelos clientes. Em vias disso, é possível que a SAP prefira segurar a entrega e atrasar para entregar uma versao que funcione de fato.

Estou aguardando uma definicao do desenvolvimento (que também será refletida via nota 1438295) para dar um retorno aqui.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

estou no aguardo como todos aqui de uma definicao da SAP sobre isso e as novas notas ( ou as antigas corrigidas )o mais rapido possivel.

obrigado

Former Member
0 Kudos

Henrique, essa mudança não me impede de implementar pelo menos o SP14 certo? posso seguir com meu schedulle numa boa?

Grato

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sim com ctz, estamos falando de coisas que ainda vao ser liberadas.

O SP14 está liberado desde 04 de Maio.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

A ultima mudanca nao afeta o SP14 ? Nao deverá haver ao menos uma nota para realizar as mudancas na ultima nota tecnica do SEFAZ?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Com ctz haverao mudancas, mas vc nao terá um "SP14 versao 2".

O que haverá serao notas que requerem o SP14 ou mesmo o proprio SP15.

De qq maneira, o SP14, da maneira como ele é hj, vai ser pre-req.

Abs,

Henrique.

0 Kudos

Boa tarde Henrique,

com a liberação final da solução até 30 de junho, trabalhamos com o GRC nativo SAP, existe uma previsão aproximada para aplicação das notas e testes (estimado apenas) pois sei que depende muito de cada cliente.

Estamos atualmente no SAPK-10009INSLLNFE.

Neste caso teremos que migrar do SP9 para o 15, correto?

Obrigada

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Como vc mesma falou, varia muito.

A aplicacao pura de SPs no GRC, se der tudo certo, nao dura 2 horas.

A aplicacao de notas no ERP tb nao pega muito, em geral vc vai aplicar tudo (ERP + GRC) em uns 2, 3 dias tranquilo.

Agora, os deltas de configuracao demoram mais, e eh isso q varia de cliente pra cliente.

Se tudo correr bem, e o time souber o que estão fazendo, de 1 a 2 semanas é possível vc estar testando notas no layout novo.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Boa Tarde Henrique,

Você sabe se será possível realizar uma fase de homologação em paralelo com produção, como fizemos quando implantamos a primeira versão do XML com o GRC? Nesse caso enviaríamos 1 XML (produção) para a versão antiga e 1 XML (homologação) para a versão nova e seria possível analisar possíveis erros de novas validações que venham a ocorrer.

Desde já grato.

Guilherme Augusto

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Guilherme,

nao está previsto algo do tipo nao.

Mudar de versao é virar uma chave, sem "teste em producao".

Vc testa em seus ambientes dev e qas mesmo.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Henrique, tenho uma dúvida.

Possuo 3 diferentes legacys que precisarão ser migrados para versão 2, junto com mais 2 versões SAP (R/3 e ECC).

A pergunta é: Eu terei que migrar tudo de uma vez só, ou poderei trabalhar um período em paralelo, com alguns sistemas na versão 2.0 e outras ainda na primeira geração? Ou seja, até 30 de setembro, poderei trabalhar com duas versões de NF-e?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Olá Alessandro,

a idéia é que sim, a decisao de que versao usar esteja no backend, e que o GRC suporte ambas as versoes.

No SAP (R/3 e ERP), essa configuracao está a nivel de Business Place.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

Na realidade, enquanto nao sair a nova versao do GRC ( SP 15 ) o sap trabalha sómente com a versão 1.0 de XML, após o SP 15, se for uma decisão da sua empresa, vc poderá trabalhar com as duas versões do XML até 31/09, após essa data, será obrigatório a versão 2.0, como o tempo entre a liberaćão PREVISTA do SP15 e a data final para utilizacao da versao 1.0 é curto, cerca de 2 meses mais ou menos, nao vejo utilidade de nao migrar todas as suas bases para o 2.0, vale fazer nesse periodo os testes para saber se esta tudo ok com as novas modificaćões com os dados adicionais.

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Carlos,

A solução para o layout 2.0 pela SAP está prevista para ser disponibilizada até 30 de junho, através de notas complementares ao SP14. Isto daria 3 meses, para quem não quiser implementar antes e esperar o SP15 aí sim seriam 2 meses.

Sobre dois layouts simultâneos, também não vejo vantagem numa instalação simples, porém existem clientes com cenários complexos, time multi disciplina, vários grupos de usuários diferentes onde organizar os testes integrados não é possível numa mesma agenda daí é interessante fazer a passagem por fases em homologação/produção.

Outra necessidade de dois layouts também se dá caso alguma Sefaz não libere seus sistemas para o layout 2.0 (na lista oficial só SP e RS tem endereços 2.0). Daí pode acontecer prorrogações como a Sefaz SC que prorrogou aceitação do 1.10 até 31/dez/2010. Veja Alteração de prazo de implantação do implantação do XML 2.0

De qualquer forma agora que estamos chegando na reta final da migração para o 2.0 datas e prazos irão se ajustando, talvez outras prorrogações aconteçam.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique, boa tarde.

estive lendo a nota 1438295 v3, e pelo que entendi a solução total para o layout 2.00 não foi disponibilizada pela SAP, visto que faltam notas para a integração com o GRC. Estou correto?

Aqui no projeto estamos no SP17 e sistema de mensageria SAP GRC.

Como o projeto aqui termina na segunda semana de junho e provavelmente não teremos tempo de aplicar e testar essas notas referentes ao layout 2.00, não poderemos aplica-lás neste momento, aplicaremos somente aquelas referentes a outras modificações do manual de integração 4.01. Sei que é complicado para você opinar sobre a estratégia de projeto dos clientes, mas você vê coerência nessa estratégia ou estou equivocado quanto ao meu entendimento?

Muito Obrigado,

Bruno

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Bruno,

essas 2 notas do ERP + o SP14 do GRC tem por objetivo possibilitar o update dos desenvolvimentos para integracao do ERP e/ou GRC com mensageria e/ou backends nao-SAP para o layout 2.00. Se vc utiliza ERP e mensageria standard SAP, vc pode simplesmente esperar ateh o fim de junho e aplicar tudo de uma vez, em uma 2a fase.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Entendi, porém já aplicamos diversas notas referentes ao SP18, menos essas duas do layout 2.00. Você vê algum problema nisso ou é possível prosseguir desta maneira.

Abr,

Bruno

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sem problemas, desde q vc aplique as equivalentes do lado do GRC.

Note que as funcionalides liberadas antes, mesmo que relacionadas ao manual 4.01, sao desacopladas da mudanca de layout, tais como: data e hora de autorizacao impressa no DANFe, data, hora e motivo de entrada em contingencia no XML, SCAN etc.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Ótimo.

Muito Obrigado e parabéns pelo fórum.

Bruno

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

henrique

com a aplicacao do SP14 é criada a opcao da versao do layout acima do 005a correto? Isso deve ser informado na SPRO, certo?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Carlos,

como informado, a solucao final pro layout 2.00 ainda nao está incluida no SP14.

Quando tiver tudo pronto, a idéia é que a versao que a nota vai utilizar seja mantida no customizing do Business Place no ERP (o GRC utiliza a versao que o ERP mandar). Na SPRO, a unica versao que vc tem é na view de SEFAZ, pra dizer qual web service (005a ou 006) vc vai checar o status (durante o periodo de transicao, vc checa os 2 ).

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

certo, mas estou achando que o BASIS nao aplicou o SP14 correto por aqui, na SPRO só aparece a versao 005a, existe uma nota para que apareca a versao 006?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Ah, nao sei te dizer se a atualizacao do dominio jah foi incluida no SP14.

É possível que nao, pois nao era interesse do desenvolvimento deixar o cliente selecionar uma versao que nao funciona ainda.

O objetivo do SP14 era simplesmente liberar o dicionario de dados (estruturas) e RFCs para que os clientes que precisam integrar o GRC com outros ERPs nao-SAP já possam iniciar o projeto de atualizacao das interfaces antes mesmo de a comunicacao com a SEFAZ estar 100%.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

concluo então que atualmente o SAP GRC só faz comunicacao com o SEFAZ usando a versao antiga do XML, a unica diferenca é que a comunicacao entre o SAP ECC e o PI GRC já aceita os campos adicionais para que assim que a SAP liberar o novo pacote esses dados possam ser enviados ao SEFAZ pelo PI no novo formato para os WebServices 2.0, esta correto? Portanto, nao devo alterar o endereco dos CCs comunicando com os servicos 2.0, procede?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Vc nao vai alterar os enderecos, nem no final!

Como os XSDs sao novos, foi criado um outro namespace pra 006, entao a configuracao (directory) tem que ser refeita com esses novos objetos (assim como foi feita pra 005a lah atras).

Isso é necessario pq a SEFAZ alterou toda a maneira de comunicar (mudou os WSDLs, nao soh os XMLs), entao nao era possivel utilizar os objetos da 005a.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

o SEFAZ de SP disponibilizou enderecos dos webservices e dos actions para comunicacao do formato 2.0, dai veio a minha duvida, mesmo aplicando as duas notas e o sp14 se eu altero esses enderecos ( que obviamente usam WSDLs com parametros diferentes ) obtenho erro na comunicacao, por causa disso também origino o meu questionamento. O que podemos concluir então é que no MOMENTO ATUAL o SAP GRC NFe nao comunica com o servico do SEFAZ de SP que recebe o novo formato de XML, certo?

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Exato.

Vc vai criar novos canais de comunicacao (que referenciam novas interfaces) depois.

Abs,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

no caso do cliente em que eu estou atuando, ele pretende entrar com a Nfe em producao agora em Junho, nao existe uma obrigatoriedade de ele entrar em producao já enviando msgs no formato 2.00 para o SEFAZ? se eu nao me engano existe uma obrigatoriedade nesse sentido para empresas que entrarem no regime de NFE após abril.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Carlos,

nao tivemos essa informacao, nem a achamos no Manual de Integracao.

É específica de SP?

Poderia enviar um link da lei em que consta essa informacao?

Muito obrigado,

Henrique.

former_member193386
Active Contributor
0 Kudos

eu tbem acho que me passaram a informacao equivocada, pesquisei no SEFAZ de SP e vi que o sistema 2.0 esta liberado ( liberado a partir de abril ) e que o 1.0 será desligado em 30/09 sendo que depois disso sera impossivel mandar as nfes no formato antigo

Former Member
0 Kudos

Henrique, bom dia.

Nosso ambiente é versão SAP ECC6 e o nosso release é 700. Realizamos a análise da aplicação das notas 1454820 e 1463719 em nosso ambiente e ocorreu a seguinte mensagem para a aplicação da nota 1454820: "Nota 0001454820 não pode ser implementada".

Há alguma restrição quanto a aplicação da nota neste nível de release ?.

Já na análise da aplicação da nota 1463719, a mensagem foi: "Nota 0001463719 pode ser implementada".

Certo de sua atenção,

Abs,

Alexandre Joaquim.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alexandre,

note que a nota 1454820 nao tem codigo, tem q ser aplicada manualmente (tem objetos de transporte a serem importados no sistema). Qto à msg q vc está obtendo, nao entendo a razao. Aconselho um chamado no componente XX-CSC-BR-NFE para analisarem.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, bom dia..

Estava verificando e me parece que a SAP ja disponibilizou a nota para atender a este ajuste de Layout, por gentileza poderia confirmar esta informação?

Muiito Obrigado.

Former Member
0 Kudos

O cronograma é esse:

Delivery of complete solution on SAP ERP is planned for 30 June 2010.

Delivery of the solution within SAP GRC NFe is planned for the following phases:

Within Support Pack 14 (scheduled for 4 May 2010): deliver APIs with new structures, proxies and ESR's

Subsequent Notes for remaining requirements, delivered by 30 June 2010 (for customers who cannot wait for Support Pack 15)

Within Support Pack 15 (scheduled for 27 July 2010): deliver complete solution for GRC

Ou seja, TUDO até 30 de junho, mas a partir de 4 de maio ja pode começar....

At.,

Bernardo Braga

Former Member
0 Kudos

Bernardo, muito obrigado pelo retorno, mas tenho mais um pergunta, aqui no projeto que estou não possui o sistema de mensageria SAP GRC, aqui eles utilizam o Mastersaf, isso implica na solução disponibilizada pela SAP?

Obrigado.

Edited by: cesar.chegancas on Apr 22, 2010 4:39 PM

Former Member
0 Kudos

Acredito que sim, pois mesmo sem o GRC, você vai precisar das alterações no ERP SAP. E esta parte esta com previsão para 30 de junho 2010.

At.,

Bernardo Braga

Former Member
0 Kudos

PessoALL, bom dia

Verifiquei que a SAP disponibilizou 2 notas e pelo meu entendimento creio que já podemos dar inicio nos ajustes relacionados ao ERP, porém ainda as notas para a mensageria não sairam.

Segue abaixo as notas.

Nota 1454820 - Versão Novo layout XML 2,00: pré-implementação

Nota 1463719 - Versão Novo layout XML 2,00: Funcionalidade

Se alguem possuir mais alguma informação ou se o meu entedimento estiver errado por gentileza me corrigam.

Abraços.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Cesar,

para ter acesso às estruturas do GRC, implemente o SP14.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, muito obrigado pelo retorno.

Porem neste caso só será necessário aplicar o SP 14 se eu estiver utilizando o GRC, no meu caso infelizmente rsrs não, temos o Mastersaf.

Obrigado.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Entao nao entendi, como vc quer q a SAP libere a atualizacao da sua mensageria??

A gente faz milagre, mas nem tanto!

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, me desculpe não foi isso que tentei passar, apenas quis dizer que para o meu caso so seria necessário as 2 notas que mencionei, e queria apenas uma confirmação de que relamente não seria necessario o SP 14, mas ja entedi.

Obrigado.

Edited by: cesar.chegancas on May 10, 2010 7:15 PM

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Relaxa, foi apenas uma mensagem de brincadeira.

É que acabei de voltar de ferias e ainda estou com o espirito "leve", rs.

Pra vc, apenas as notas do ERP sao suficientes, alem do pacote de atualizacoes da Mastersaf pra mensageria dela.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Beleza, Henrique valeu pelas informações.

Abs...

Former Member
0 Kudos

Obrigado Céasr e Henrique.

Já mandei o pessoal aquí da Empresa aplicar as duas Notas.

Boa tarde.

Sérgio Donaire.

Former Member
0 Kudos

Sergio, se puder postar aqui se foram aplicadas com sucesso as notas.

Obrigado.

[]'s

Former Member
0 Kudos

Pessoal, Bom dia

Levando em consideração todo o processo para esta atualização do Layout, qual seria a média de tempo a ser estimado para a conclusão do mesmo.

OBS: Entendo que cada caso é um caso devido as versões do SP que cada cliente possa estar, por exemplo no me caso estamos na seguinte situação.

CCS- SAP_APPL - Release 602 - Nível 003 - Support Package SAPKH60203.

R/3 - SAP_APPL - Release 600 - Nível 015 - Support Package SAPKH60015.

Muito obrigado.

Abraços...

Edited by: cesar.chegancas on May 12, 2010 2:21 PM

Former Member
0 Kudos

Dando um follow-up sobre a implementação, nosso técnico encontrou problema, o qual repasso: e peço se algum de vocês tem uma solução:

-

-


Clovis Malenfant wrote:

I am currently working on implementation of those OSS Notes, but I am blocked by following issue when implementing OSS Note 1463719:

Syntax Error

Description

Include LJ_1B_NFEF08 Row 149

The data object "XMLH" has no component called "DHCONT", but there is a component called "XCONT"

Include LJ_1B_NFEF08 Row 154

The data object "XMLH" does not have a component called "XJUST"

Include LJ_1B_NFEF09 Row 87

The data object "XMLH" does not have a component called "CRT"

I think that some notes are missing but I cannot found them in any notes mentioned below.

I will continue my investigations, and keep you inform. Donu2019t hesitate to contact if you have the solution on your side.

-

-


Gratos,

Sérgio Donaire.

Alcatel-Lucent

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sergio,

no correction instruction da nota 1463719, eu vejo todas as notas pre-reqs.

Vc nao consegue?

Em particular, pra esses campos q vc mencionou, as notas sao a 1454820 (pro CRT) e 1451966 (contingency date, time and reason).

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Olá Henrique, obrigado.

Repasse para o nosso ABAP e ele me respondeu:

-

-


Hello Sergio,

OSS Note 1451966 is already applied.

I applied OSS Note 1454820 before implemented OSS Note 1463719.

So there is another OSS Note or it is a bug.

Regards

Clovis

-

-


Que faço agora?

Tens um retorno se outros conseguiram aplicar?

Obrigado,

Donaire.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Sim, outros jah aplicaram.

Abra um chamado pro pessoal do suporte verificar.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Henrique, bom dia

Ontem estava analisando todas as notas pre-reqs e vi que também e necessário analisar em support package que esta o ambiente, pois para cada nota mostra em qual SP vc deve estar, com isso surgiu uma dúvida.

Não seria mais seguro verificar qual SP esta o Ambiente e após isso atualizar o ambinte para o maior nível eliminando as notas pre-reqs mencionadas?

Por exemplo: Estamos no SP Release 602 - Nível 003 - Support Package SAPKH60203, poderia atualizar até o nivel 008 com os SP SAPKH60304 SAPKH60208, com isso evitando maiores riscos.

Obrigado.

[]'s

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Nao eh o SP em q vc deve estar, mas sim o SP em q a nota está incluida, ou seja, vc poderia aplicar este SP em vez de aplicar a nota manualmente. É uma escolha q a empresa pode fazer; a SAP recomenda a aplicacao dos SPs mais atuais, sempre q possivel.

Só verifique na lista de SPs disponiveis pro componente SAP_APPL se o SP08 jah estah disponivel pro ERP 6.0 EhP2.

Abs,

Henrique.

Former Member
0 Kudos

Bom dia Cesar

Aqui na empresa também possuímos a mensageria da Mastersaf.

Você já conseguiu realizar a atualização no SAP?

Você pode me confirmar se as notas a serem aplicadas são essas mesmas e se precisa aguardar mais atualização da SAP?

Nota 1454820 - Versão Novo layout XML 2,00: pré-implementação

Nota 1463719 - Versão Novo layout XML 2,00: Funcionalidade

Nossa versão do sistema é: R/3 - SAP_APPL - Release 600 - Nível 015 - Support Package SAPKH60015

Obrigado,

Emerson

Former Member
0 Kudos

Boa tarde a todos.

Dando um follow-up geral ao Grupo, aquí na Empresa implementamos estas duas Notas com sucesso.

Nota 1454820 - Versão Novo layout XML 2,00: pré-implementação

Nota 1463719 - Versão Novo layout XML 2,00: Funcionalidade

Temos a mensageria Serasa/Synchro.

Estamos no SAPKH60404.

Atenciosamente,

Sérgio Donaire.

PS: agradeço a todos do Grupo pela troca de idéias.

Caso novas Notas existam por favor postem aquí.

Abraço.