cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Um número da faixa já foi utilizado

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Tenho algumas nfe´s que constavam na sefaz como autorizadas e no GRC estava com erro, o usuario enviou um cancelamento da nfe que tambem registrou como erro no GRC so que inutilizou a nfe na Sefaz. Alguem tem alguma dica de como conseguir pegar o retorno desta inutilização que consta na sefaz?

So pra esclarecer eu uso o SAP GRC-NFe com um legado e nao com o SAP-ECC.

Agradeço antecipadamente, qualquer dica

Alberto Balbino Paulino

TOR - Transformação Organizacional Rodobens

Tecnologia e Interfaces SAP

Accepted Solutions (0)

Answers (3)

Answers (3)

Former Member
0 Kudos

Henrique,

Estarei abrindo, obrigado .

Alberto

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Alberto,

O chamado deve ser aberto para o GRC (component SLL-NFE).

É importante rever o procedimento adotado pelos usuários, pois o cancelamento após uma "rejeição" da Sefaz deve ser feito apenas após verificação:

- No GRC, que tipo de rejeição é esta e seu status é finalizado (com ou sem erro) mesmo ?

- A Sefaz está disponível ?

- Na Sefaz, infelizmente algumas secretarias rejeitam porém processam a NF-e causando erro novas rejeições como a de número da faixa já utilizado.

Recomendação quando receber uma rejeição no envio:

- Investigar se a Sefaz está ativa

- Investigar na Sefaz para que você enviou se a sua NF-e está como aprovada (incrível mas as vezes está)

- Realizar uma nova transmissão a partir do ERP (pode acontecer um erro 204 de duplicidade, porém este é facilmente revertido em aprovação através do "Status Query"

Somente se não estiver na Sefaz e se a nova transmissão também for rejeitada é que deve-se partir para o cancelamento.

Observação: Do ponto de vista do usuário é sempre "cancelamento" porém do ponto de vista GRC/Sefaz a interface chamada é diferente, pode ser Inutilização (quando a NF-e não está aprovada na Sefaz) ou Cancelamento (quando a NF-e está aprovada na Sefaz).

A decisão de chamar interface (Inutilização ou Cancelamento) é tomada no ERP, então é importante ele ter a informação atualizada.... Se ele estiver como rejeitado, então pedirá uma inutilização daí cai no seu problema.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Henrique,

O que tenho visto acontecer e que a Sefaz recebe a NFE , autoriza mas o retorno que recebo e de erro ficando no GRC como por exemplo 243 - xml mal formatado. O usuario indivertidamente envia um cancelamento e a Sefaz registra isto e inutiliza o numero da NFe so que entrega novamente um retorno de erro para o GRC. O que gostaria de saber e se tem como recuperar este retorno do cancelamento enviado? Tipo fazer uma consulta deste cancelamento para poder ficar ok no GRC o registro do cancelamento.

Atenciosamente,

Alberto

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alberto,

aconselho fortemente a abertura do chamado, para que o consultor de suporte possa analisar detalhadamente seu caso e indicar a melhor solucao.

Abs,

Henrique.

henrique_pinto
Active Contributor
0 Kudos

Alberto,

depende muito de qual erro estava no GRC.

Erro de envio de lote? De verificacao? De B2B?

Ainda, é impossivel a nota estar previamente autorizada e depois inutilizada. Ou ela foi cancelada, ou ela nao estava autorizada.

O ideal é você abrir um chamado OSS p/ o componente do GRC (SLL-NFE) para identificar corretamente o problema e entao ter uma orientacao de como fazer para regularizar a situacao.

Abs,

Henrique.