cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Como trabalhar com itens alternativos?

Former Member
0 Kudos

Pessoal boa tarde.

Tenho a seguinte situação no processo da sistema aqui na empresa, fabricamos os itens, e durante o processo as vezes ele se torna em um item de 2ª linha, como se fosse um item com um leve defeito, que possui um preço um pouco inferior, porem não tratamos isso no SAP B1, apontamos tudo como se fosse um item bom, por exemplo: apontamos tudo como se fosse um item XY-00001, como poderiamos utilizar a forma de itens alternativos para que possamos ter por exemplo: o item XY-00001 e o item XY-00002, como 2ª linha desse XY-00001?

Como funciona isso no sistema, tenho que tratar no pedido de venda ou em minha OP, ja que descubro que ele virou 2ª somente durante a produção?

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Ricardo, boa tarde.

Sugiro trabalhar com depósito.

Depósito de produto bom e depósito de produto segunda linha.

Quando apontar produto bom, informar este depósito e quando apontar produto segunda linha, apontar o segundo depósito. Isto facilitará a questão também de custo médio, sendo que cada um deva conter um preço de custo final diferenciado. Desta forma poderá até pensar em trabalhar com preço do item por depósito baseado no custo base do mesmo.

Outro ponto neste formato é saber quanto que tem em estoque do bom e do segunda linha.

Pode também trabalhar com controle contábil caso seja interessante, criando regra para cada depósito.

At. Junior.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Se for criar um item para cada qualidade, vai ter que criar uma OP para cada item. Aqui na empresa temos uma situação parecida, trabalhamos com roupas e um item pode ter vários tamanhos e cores. No começo eu estava criando um item para cada combinação de tamanho e cor, mas achei muito trabalhoso. Uma solução que eu achei foi trabalhar com lotes. No seu caso você pode fazer 2 lotes, um para os bons e outro para os com defeito. Ai é só apontar na hora de dar entrada no produto acabado.