Skip to Content
avatar image
Former Member

Processo de Contingência

Pessoal:

Tenho uma dúvida no processo de contingência. Após fazer um teste, alterando uma única nota de faturamento para contingência, fiz o seguinte:

1. Cancelei o billing correspondente com a VF11, confirmando o cancelamento da nota também. Neste momento, a nota fiscal ficou no monitor com status "Waiting for Response"

2. Gerei uma nova Nf-e, esta emitida em contingência processando a remessa correspondente com a VF01.

3. Depois de reestabelecer a comunicação, tentei regularizar as notas fazendo o seguinte: fui no GRC e executei o restart do lote da primeira nota. Em seguida, enviei a segunda para o SEFAZ diretamente do monitor do ERP.

4. Após obter o status de autorizada para a primeira, efetuei o cancelamento.

Pergunta: esta primeira nota mudada para contingência deveria ser cancelada ou inutilizada? Tenho duvidas se o status dela, de aguardando resposta após cancelar o billing esta correto ou se falta aplicar alguma nota. Isso porque da forma como está permite o reenvio para SEFAZ e acaba voltando autorizada. Portanto, não permite inutilização.

Alguem sabe?

Obrigado,

Edited by: Luciano Pozzani on Sep 3, 2009 9:36 PM

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

1 Answer

  • Best Answer
    Sep 03, 2009 at 08:41 PM

    Luciano,

    MSSTAT = A nao deveria permitir reenvio (funcao Resend), a menos que vc force (Reset NFe + Send).

    Se o seu sistema permite, pode estar faltando algumas notas.

    De qq maneira, ainda que o seu ERP permita reenvio, vai permitir reenvio para o GRC e nao pra SEFAZ.

    No GRC, se vc estiver atualizado também, ele vai devolver um status de erro pq naquele status dele (em processamento, com lote com erro de envio) ele nao permite reenvio a partir do ERP. Vc provavelmente iria receber um MSSTAT = G no ERP, e o status do documento de fato só seria atualizado após o envio do lote para a SEFAZ, após restabelecimento da comunicação.

    O processo descrito por você está correto.

    Vc não precisa saber se tem que pedir inutilizacao/cancelamento. O sistema vai saber qual serviço chamar, automaticamente, baseado no status da NFe retornado pela SEFAZ após seu envio.

    Abraços,

    Henrique.

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded