cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

XML com falha no esquema (Código SEFAZ 225) - Código EAN incorreto

Former Member
0 Kudos

Olá a todos,

Na implementação de NF-e (versão 4.7 com SP31), ocorreu uma rejeição de NF-e (XML) devido a falha no SCHEMA XML (código SEFZ 225). Após análise no arquivo XML, verificamos que o código EAN encontra-se com quantidade dígitos inferior ao recomendado no manaul do contribuinte.

O motivo da rejeição foi que enviamos um nota (XML) com material importado que apresenta código EAN de 11 dígitos, fora do padrão recomendado no manual do contribuinte. Sendo assim, encontramos e aplicamos a SAP note 1351232 para solucionar este problema, após aplicação o problema ainda persiste.

Alguém já passou por isso? Haveria alguma outra SAP note para aplicação que solucionasse este problema com códigos EAN's de produtos importados?

Agradeço a todos por dica ou sugestão que possa ser útil.

Gabriela Dias

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Gabriela,

Verifique se o código está correto no cadastro, a nota apenas deixa de modificar o valor, porém ele deve estar correto na origem.

Os tamanhos aceitos pela Sefaz são (0,8,12,13,14), imagino que seja representação de (nada, EAN 8, EAN 12, UPC 13 e DUN 14). Qual é o código de barras que você está apresentando ? Ele provém dos USA ? começa com "001", ou 1 e tem tamanho 10 ?

Poste aqui qual padrão está seguinte neste produto, e se possível o valor que está no cadastro e no XML.

Atenciosamente, Fernando Da Rós

Edited by: Fernando Ros on Jul 6, 2009 4:44 PM

Former Member
0 Kudos

Oi Fernando,

O material está com "UC" (categoria de número europeu)

O formato do código está assim 41333001074 (11 dígitos) no cadastro e no XML.

Grata,

Gabriela Dias

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Gabriela,

Se os 3 primeiros dígitos estão corretos parece um produto feito na Alemanhã, e talvez então esteja faltando o dígito verificador.

Não encontei nenhum padrão europeu com 11 dígitos, verifique se este cadastro está realmente correto e qual o formato real dele (fora SAP). Para europeu encontrei 12 e 13 dígitos.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Olá Fernando,

O material que apresenta o código UC (UPC-Code) 41333001074 é de origem americana, seu dígito verificador é o número "4" (último a direita).

O que pudemos observar no próprio código de barras impresso no respectivo do material é que há um dígito inicial com valor "0" (zero) que não permite ser incluso no cadastro do material no SAP, antes e depois de termos aplicado a SAP note 1351232.

Haveria alguma nota para corrigir este problema?

Grata,

Gabriela Dias

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Gabriela,

Entendi bem a questão, e esta nota 1351232 tem este objetivo, justamente de devolver este zero à esquerda conforme o tipo de codigo de barras no caso UPC-12.

Verifique se a nota está completamente aplicada no ambiente que você está testando, se estiver abra um chamado na SAP com este exemplo. Existem algumas coisas implícitas neste código que podem não estarem previstas.

De qualquer forma, se você precisa disto pra agora em produção, faça esta "correção" através da BADI CL_NFE_PRINT-> método FILL_ITEM.

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Fernando,

Conforme orientação, verificamos a aplicação da nota 1351232 mas o problema ainda persiste. Verificamos a "correção" através da BADI CL_NFE_PRINT-> método FILL_ITEM . No parâmetro OUT_ITEM não existe o campo CEAN para

tratarmos por BADI.

Ainda seguindo sua orientação, abrimos uma chamado na SAP.

Desde já agradeço por sua ajuda e orientação.

Grata,

Gabriela Dias

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Gabriela,

Obrigado por ter aberto o chamado à SAP, esta é a forma definitiva de se corrigir o problema.

Quanto ao incidente (enquanto não tem uma posição oficial), este campo não é disponibilizado na BADI pois o R/3 cuida dele para você e não é previsto este tipo de erro, então você deve adicionar o campo na estrutura J1B_NF_XML_BADI_ITEM e funcionará, na thread abaixo tem comentário sobre esta adição para a BADI header, o que é equivalente:

Atenciosamente, Fernando Da Ró

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Pessoal!

Estou com este mesmo problema. Vocês chegaram a alguma solução.

Atenciosamente,

Luis Fiore