cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

BADI -> BADI_J_1BEFD / IF_EX_BADI_J_1BEFD.

RJSA
Active Participant
0 Kudos

Pessoal, gostaria de expor um problema que estou encontrando no desenvolvimento dos métodos da BAdI que trata os métodos do arquivo SPED.

Em todos os métodos somente existem parâmetros (estruturas ou tabelas) que teremos que preencher ou efetuar algum tipo de alteração para a geração do arquivo, ou seja, somente o registro em questão, ou no máximo o pai do eventual registro. Exemplo: CS_C100, ou CS_C100 + CS_C110 no caso do processamento do registro C110.

Porém a minha dúvida está no acesso das informações que estão sendo processadas no momento em que a BAdI é chamada, pois como existe um parâmetro de entrada que nos informe a nota fiscal ou o documento (J1B3N) que está sendo processado somos obrigados a utilizar ponteiros para ter acesso as informações que estão no processamento.

Será que seria válido abrir um nota ou coisa do tipo para sugerir este tipo de alteração à SAP para que estes parâmetros, por exemplo: J_1BNFDOC, J_1BNFLIN, J_1BNFSTX nos sejam informados como parâmetros de entrada nos métodos?

Pois corremos o risco destes parâmetros não serem mais alimentados, ou estas estruturas ou tabelas, tenham modificações nos nomes e assim o ponteiro não iria funcionar corretamente.

Alguém está passando por este tipo de problema?

Atualmente estou utilizando da seguinte forma:

(J_1BEFD_MAIN)GS_J_1BNFDOC --> Exemplo para capturar informação do cabeçalho da nota fiscal que está sendo processada.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rafael,

Sobre o que você e outros clientes estão passando, sim acredito ser um problema pois vocês invariavelmente tem que buscar de onde a BADI é acionada e lá fazer os links, bem como é possível que notas futuras mudem o comportamento do produto e invalidem o código interno (devido às referências).

Entretanto, pela natureza do extrator EFD com seu alto volume de processamento incluir em cada chamada BADI as estruturas e tabelas que estão sendo processadas irá com certeza aumentar o tempo necessário para processamento. Este overhead não existe na solução de implementação dentro da BADI pois você acessa os dados diretamente (field-symbols) ganhando em performance. A simples adição das estruturas/tabelas nas chamadas de BADI pode representar de minutos até horas no processamento de dados produtivos em época de fechamento.

Imagine o cenário em que você não precise de todos os dados (estruturas/tabelas internas) disponíveis à BADI, porém terá que arcar com o custo (performance) de estar "disponibilizado" à ela.

Do meu ponto de vista uma documentação de como acessar seria suficiente, acho que isso podemos ajudar uns aos outros aqui no fórum.

De certa forma, em se abrindo chamado, você estará informando que estruturas são relevantes para você e se isso for relevante para todos os clientes quem sabe no futuro alguma versão não implemente isto ?

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

RJSA
Active Participant
0 Kudos

Obrigado Fernando pelos comentários, porém você tem sabe se existe em algum lugar algum material de exemplo exemplificando a maneira correta de acessar as informações na nota fiscal?

Pois para acessar não tenho problema, porém o problema está após as aplicações de nota que às vezes ocorre mudança no nome de estrutura ou tabelas que inviabiliza o que foi desenvolvido.

E também outro problema que encontro é que em algumas situações a estrutura ou tabelas está sendo preenchida pelo programa standard exatamente com a informação que estou necessitando na BAdI, porém após a aplicação de algumas notas esta estrutura não está mais carregada, ou até não existe mais, também inviabilizando o que foi desenvolvido.

Na verdade não sei ao certo se está e a maneira mais adequada de efetuar o preenchimento dos registros na BAdI, mais também não podemos a cada nota que for aplicada ter que correr o risco de inviabilizar o que foi desenvolvido.

Você sabe saberia me informar se estamos fazendo o acesso as informações de maneira correta?

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos

Bom dia Rafael,

O extrator SPED EFD está em contínua evolução e não há garantias quanto a que as evoluções/correções do standard não estraguem os códigos de BADI's realizados, afinal devido à grande base de clientes ele é constantemente revisado.

Continue postando no fórum suas indagações e principalmente, divulgue a seus conhecidos de projeto SPED este local de discussão, quanto mais especialistas tivermos conectados nesta rede melhor e mais ágil ele será.

De qualquer forma, sugiro que você tenha bem documentado seus acessos à estruturas via field-symbol e que tenha uma variante de execução que rapidamente possa ser executada e comparada com execuções anteriores a cada implementação de Nota ou SP. Daí você pode identificar alguma mudança de comportamento.

Atenciosamente,

Fernando Da Ró

Answers (0)