Skip to Content
avatar image
Former Member

Registro no livro fiscal da NFe de importação

Olá alguém sabe informar como tratar para registrar no livro a NF-e de entrada (importação) somente no recebimento da mercadoria?

Se emitir a NF-e via SAP através da transação J1B1N utilizando a categoria de nota fiscal 55, o sistema irá gerar o registro no livro fiscal.

Neste caso, teria que utilizar um tipo de categoria de nota fiscal que não seja relevante para livros fiscais ao fazer o recebimento para que não haja assim duplicidade de registro no livro. Porém, isso me traz outro problema... a NF-e gerada na emissão estaria com a data de entrada igual a data de emissão o que estaria errado perante a legislação, lembrando ainda que pode ocorrer da mercadoria não ser recebida em função de algum sinistro.

Grato

Eduardo

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

3 Answers

  • avatar image
    Former Member
    Jan 20, 2009 at 10:32 AM

    Posso criar uma copia da categoria de NF 55 alterando para que não seja relevante para livros fiscais? As funcionalidades standard da NF-e irão funcionar?

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member Former Member

      Olá Eduardo, tudo bem ?

      Vou configurar um processo de Importação para uma empresa que ainda nao o tem.

      Eles utilizam o Softway e querem atrelar ao SAP.

      Você tem algum manual...dicas para me passar?

      Ainda nao passei por esse cenário.

      Obrigado!

      André.

      (argp2@hotmail.com)

  • avatar image
    Former Member
    Jul 23, 2009 at 01:41 PM

    Bom Dia Eduardo,

    Estamos implementando NF-e via SAP na empresa e atualmente me encontro com o mesmo problema reportado por você no passado.

    Devido ao tempo passado, desde Janeiro, acredito que você já o tenha solucionado... você poderia me enviar dicas de como vcs resolveram este issue?

    Obrigada,

    Gláucia

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member

      Oi Gláucia.

      No nosso caso resolvemos que toda NF de importação será gerada por um sistema externo (no nosso caso softway) com uma série especifica. E, faremos o registro da nota fiscal de entrada no SAP no ato do recebimento da mercadoria na fabrica.

      • quando discutimos o assunto com a SEFAZ-RS o entendimento é de que as notas fiscais de entrada devem ser registradas no livro no ato do recebimento da mercadoria no destinatário.

      Espero ter ajudado

      Abraço

      Eduardo

  • avatar image
    Former Member
    Jul 24, 2009 at 12:17 PM

    Pessoal,

    Com base nessas informações surgiu uma outra dúvida:

    Na empresa que estamos implantando a NF-e, precisamos emitir uma Nota de Entrada para circulação da mercadoria, uma NF normal, eu posso alterar a data de lançamento da mesma, com isso, atualiza o livro fiscal.

    Sendo que no processo de Importação não devemos ter lançamentos fiscais e contábeis em meses diferentes de um único processo, algumas empresas estão adotando a forma de alterar a data de lançamento após aprovação da SEFAZ.

    Eu mudei o controle de tela da categoria de NF que criamos para Importação, porém, ao simularmos a alteração na data de lançamento apareceu o erro abaixo:

    NF-e não pode ser modificada; comutação para modo de exibição.

    Soube que existe um Nota que possibilite a alteração via J1B2N.

    Alguém já viu ou tem esta nota?

    Obrigada

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded