Skip to Content
author's profile photo Former Member
Former Member

SAP Netweaver versus Netweaver CE

Estou traduzindo essa questão do fórum em inglês e como a pessoa que postou parece ser brasileira, espero que possamos ajudá-lo.

Uma questão simples porém importante:

O Netweaver Composition Environment é o sucessor do Netweaver 7.x ou é uma ramificação da plataforma e eles co-existem? O Netweaver CE é um superset do Netweaver? Isto não está claro para mim.

No menu do SDN, SAP Netweaver está abaixo de "Main releases". Netweaver Composition Environment é um item a parte.

Aplicações Composite acessam funcionalidades existentes através de interfaces de serviço. O SAP NetWeaver Composition Environment 7.1 proporciona um conjunto de ferramentas para desenvolver, rodar e gerenciar de maneira eficiente aplicações "Composite" usando SAP Enterprise SOA. Foi construído sobre tecnologias que foram melhoradas e integradas para prover uma boa funcionalidade e flexibilidade. Entre elas:

SAP NetWeaver Developer Studio for service creation and provisioning

SAP NetWeaver Application Server for Java

Service Registry and repository for service management

SAP NetWeaver Business Process Management (with Enhancement Package 1) and Guided Procedures for process modeling

SAP NetWeaver Business Rules Management (with Enhancement Package 1) for rules modeling

SAP NetWeaver Visual Composer for UI modeling

SAP Composite Application Framework for Java business object modeling and service abstraction

Muito obrigado!

Add a comment
10|10000 characters needed characters exceeded

Assigned Tags

Related questions

3 Answers

  • Best Answer
    Posted on Dec 12, 2008 at 08:38 PM

    Essa é uma discussão interessante.

    Podemos aproveitar a oportunidade para compartilharmos nossas visões e opiniões.

    Na minha visão, o que muda do NW 04s/7.0 para o 7.1 é que antes, o NetWeaver era apresentado como um bloco "único", contendo diferentes aplicações que atenderiam, cada uma, cenários especificos: cenarios de integracao (XI), user interface (Portal), composicao de aplicacoes (CAF) etc. Uma suite de aplicações "web 2.0" que complementariam o Business Suite (ERP, CRM, SRM, SCM etc.)

    Já com o 7.1, temos os diferentes "grandes blocos" de funcionalidades apresentados como produtos separados em específico, sendo eles completos em sua funcionalidade mas ainda assim integráveis com os demais produtos da plataforma. Em vez de uma suite de produtos, o NetWeaver passou a designar de fato a plataforma, e os produtos em separado são apresentados na camada acima da plataforma. E note que essa quebra de paradigma não ocorre apenas para os produtos na plataforma 7.1, mas mesmo para os demais produtos houve essa "propagação de filosofia"; vide o próprio Business Suite, onde por exemplo o ERP 6.0 diz-se que "runs over SAP NetWeaver".

    Nesse contexto, o CE é "o" ambiente de desenvolvimento de aplicações SAP. Integraram a grande maioria das IDEs espalhadas pelos produtos do NetWeaver dentro do CE (Developer Studio + CAF + VC + BPM etc.), e a tendencia é que os demais produtos que ainda não foram incorporados, que venham a ser no futuro (por exemplo, IDEs do XI). E falo ambiente de desenvolvimento e não interface (IDE), pq além da interface o CE traz todo o runtime necessário para teste e validação das aplicações.

    Abraços,

    Henrique.

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Olá Pessoal,

      Um outro ponto onde temos uma evolução muito grande em relação ao 7.0, é o fato do CE ser baseado em JEE 5, incluindo aderência as diversas tecnologias Open Source no mercado.

      Outro ponto é a utilização de JPA, na versão 7.0, os Business Objects do CAF eram baseados em JDO, atualmente os mesmos são baseados em JPA.

      Na parte de Web Dynpro, foi criada a opção de importar um EJB diretamente, sem necessidade de criar uma Classe Java (Command Pattern). Pra quem desenvolve não somente acessando RFCs, é uma "mão na roda".

      []'s

      Isaías Barroso

      Belo Horizonte - MG

  • author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on Jan 07, 2009 at 12:13 PM

    Olá,

    Uma das principais diferenças que eu vejo da versão CE pra anterior é em relação ao Visual Composer que pude trabalhar no ano passado. Na versão CE essa ferramenta vem com uma série de diferenças na sua arquitetura que afeta diretamente os conceitos básicos de modelagem da ferramenta:

    - Uso do DTR pra persistir os modelos criados no VC.

    - Habilidade de compartilhar e reusar outros modelos incorporando outros "UI Building Blocks" feito em Java Web Dynpro por exemplo. Assim é possível embutir dentro de um painel do VC um DC de Java WD que tenha sido construído pra um outro caso de uso. Tudo isso porque o VC aderiu ao SAP's component model

    - Permite uma integração muito mais efetiva com Guided Procedures.

    - Gerenciamento do clico de vida usando NWDI.

    Outra diferença da Composition Environment pra anterior é em relação ao NWDS (Studio). Enquanto a versão 7.0 é baseada no Eclipse 2.0 a versão 7.1CE baseia-se no Eclipse 3.1.

    Pro meu desapontamento, uma coisa que não senti muita diferença, apesar de ter ouvido promessas de que a versão CE traria muitos ganhos em relação à performance durante o clico de vida do desenvolvimento: geração-código / build / deploy / gerenciamento do código-fonte, essas promessas não foram cumpridas. Continua demorado igual.

    Na versão 7.0 o uso do DTR dentro do studio é bem mais lento. Qualquer coisa que precise ser feito no CAF leva muito tempo. Existe uma porção de arquivos XML que precisam ser sincronizados toda vez que uma alteração é feito no meta-dado tendo então que resincronizar os arquivos que estão na track de desenvolvimento pelo DTR. Na versão 7.1CE eu não sentia essa lentidão.

    Na última TechEd em Las Vegas foi apresentada a versão Enhancement Package da versão CE que traz muitas outras melhorias. À conferir...

    Abraço!

    Felipe.

    SAP CustDev Brasil.

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on Jan 14, 2009 at 11:00 AM

    Estou entrando aqui pela primeira vez, após receber a "SAP Developer Network Newsletter", onde se anuncia o fórum em português. O Marcelo já me o havia indicado anteriormente, mas eu recebia a mensagem "Error: you do not have permission to view the requested forum or category."

    Obrigado pela tradução, Marcelo.

    E aos participantes, pelas respostas.

    Quem tiver interesse, pode conferir também as respostas oferecidas no fórum em inglês: [Netweaver CE versus Netweaver|;

    Cordialmente,

    Ivan

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Olá Ivan,

      o erro "you're not authorized" ocorria assim que os forums haviam sido criados para avaliacao interna, mas ainda nao haviam sido liberados para usuarios externos (nao-funcionarios da SAP).

      A partir da data oficial de liberacao, o acesso estava normalizado.

      Abs,

      Henrique.

Before answering

You should only submit an answer when you are proposing a solution to the poster's problem. If you want the poster to clarify the question or provide more information, please leave a comment instead, requesting additional details. When answering, please include specifics, such as step-by-step instructions, context for the solution, and links to useful resources. Also, please make sure that you answer complies with our Rules of Engagement.
You must be Logged in to submit an answer.

Up to 10 attachments (including images) can be used with a maximum of 1.0 MB each and 10.5 MB total.