Skip to Content

Erro na taxa de IMCS com FCP - Cenário MM de consumo no mesmo estado

Olá pessoal,

Estamos testando os cenários de MM após aplicação das notas SAP referente ao FCP e meu setor fiscal apontou uma inconsistência que não estou conseguindo identificar se tem algo errado de customizing ou é um erro na solução standard da SAP.

Montamos um cenário simples de consumo em MM com FCP. No exemplo em questão, eu configurei que para um determinado NCM o sistema calcule o FCP de 2% com base cheia, 100%.

Entretanto no PO o SAP está removendo 2% dos 18% do ICMS e está calculando 16% de ICMS e não 18%.

Para fazer funcionar direito, estamos tendo que configurar a J1BTAX com 20% de ICMS para que o cálculo fique correto. Porém ao fazer isso, vimos que essa prática vai de encontro a configuração que é sugerida pela própria SAP nesse nosso cenário.

Alguém sabe se haverá alguma nota de correção desse comportamento ou é alguma configuração que fiz errado que está fazendo essa subtração?

Link dessa configuração: Recomendações SAP FCP

Desde já agradeço qualquer ajuda.

screen01.png (22.9 kB)
screen02.png (11.2 kB)
screen03.png (38.2 kB)
Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Follow
  • Get RSS Feed

2 Answers

  • Best Answer
    Apr 19, 2018 at 01:57 AM

    Oi Rodrigo,

    O cálculo é feito dessa maneira mesmo, a taxa do ICMS precisa incluir tanto o ICMS como o FCP. É a mesma lógica que a SAP já tinha implementado para o cenário de FCP com partilha.

    Se você verificar a documentação da SAP fornecida nas apresentações da ASUG ou nas SAP Notes isso fica claro, infelizmente o blog post de exemplo foi feito de uma maneira que essa informação não está correta.

    att,

    Renan Correa

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • Apr 19, 2018 at 10:29 AM

    Renan,

    Mais uma vez muito obrigado!!

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded