Skip to Content

Monitor Fiscal Inbound não atualiza a etapa de Ciencia da Operação

Caros colegas

Estou tendo um problema aqui:

- Aconteceu de alguns eventos de Ciencia da Operação ir para a SEFAZ, ser registrado e no retorno, o SAP GRC NFe não atualizar, e no monitor Fiscal, Monitor de Eventos e Monitor de Lote de Eventos estar com status 11 (Em processamento).

- Tendo esta situação, fui no monitor de eventos, selecionei o evento referente a NF que deu problema, e selecionei a opção Continuar Processo (figura abaixo). Neste caso o evento é atribuido a um novo lote e reenviado a SEFAZ, porém retorna com o erro 573 (Duplicidade de evento para a NF). Até aí tudo bem, já que o evento já foi registrado e vinculado a NFe.

- Uma coisa que não entendi, mesmo que o evento já exista, porque o status no monitor fiscal para a etapa de Ciencia da Operação não é atualizado?

- No monitor fiscal, quando seleciono a opção Consultar Eventos, o serviço de NFESC é disparado, porém não acontece nada.

- Existe alguma configuração de customizing que, ao receber Ciencia da Operação com retorno de duplicidade, esta seja atualizada no monitor fiscal?

Aqui temos o SP26

event-monitor.jpg (70.7 kB)
Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

3 Answers

  • Best Answer
    Aug 24, 2017 at 09:11 AM

    A SEFAZ não retorna mais esses eventos na consulta, eu tinha esquecido disso. Você tem que usar a opção "confirm authorization" e entrar manualmente os dados para finalizar o status desse documento.

    Anyway, acho que a documentação da SAP ficou desatualizada nesse ponto.

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Bom dia Renan

      Obrigado pelo seu retorno. Realmente estava vendo aqui e notei isso mesmo, até sentei com o time de security para ver se faltava alguma autorização para o meu usuário, mas não.

      Pro meu caso isso ficaria inviável porque tem muitas NF nessa situação que precisa ser ajustada. Vou ver com os ABAPs a possibilidade de colocar um enhancement point no retorno da SEFAZ com a seguinte regra: se o tpEvento=Ciencia da Operação e Status 573, processa e avança a etapa de ciencia da operação no monitor fiscal.

      No pior dos casos o usuário avança manualmente um por um esta etapa no monitor fiscal, mas operacionalmente isso é inviável.

      Obrigado.

  • Aug 23, 2017 at 04:03 PM

    Oi,

    Nesse caso você tem que usar o "Request Status Check" para resolver o erro, conforme hep do GRC:

    https://help.sap.com/viewer/e04cbb64541548f1bee0e4cb30fada56/10.0.26/en-US/13534c534ef16857e10000000a44538d.html

    Não tem nenhuma configuração pra fazer essa atualização automática em caso de duplicidade.

    att,

    Renan Correa

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Renan Correa andre felipe rodrigues silva

      Caramba, André! A SEFAZ não retorna mais esses eventos na consulta, eu tinha esquecido disso. Você tem que usar a opção "confirm authorization" e entrar manualmente os dados para finalizar o status desse documento.

      Anyway, acho que a documentação da SAP ficou desatualizada nesse ponto.

  • avatar image
    Former Member
    Sep 27, 2017 at 02:38 PM

    Olá Renan, bom dia.

    Realizando uma pesquisa sobre o erro 573 que temos aqui na companhia, cheguei a este post e pelas analises realizadas temos um grande problema relacionado a isso. Aqui temos uma emissão de 15.000 notas dias e já estamos com mais de 30.000 notas com o erro 573, isso devido a aplicação da note 2257966 e é impossível realizar um procedimento manual para correção deste problema. Poderia nos informar de que forma podemos resolver esse problema.

    Grato de sua atenção

    Emerson Zamai

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded