cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Monitor Fiscal Inbound não atualiza a etapa de Ciencia da Operação

0 Kudos

Caros colegas

Estou tendo um problema aqui:

- Aconteceu de alguns eventos de Ciencia da Operação ir para a SEFAZ, ser registrado e no retorno, o SAP GRC NFe não atualizar, e no monitor Fiscal, Monitor de Eventos e Monitor de Lote de Eventos estar com status 11 (Em processamento).

- Tendo esta situação, fui no monitor de eventos, selecionei o evento referente a NF que deu problema, e selecionei a opção Continuar Processo (figura abaixo). Neste caso o evento é atribuido a um novo lote e reenviado a SEFAZ, porém retorna com o erro 573 (Duplicidade de evento para a NF). Até aí tudo bem, já que o evento já foi registrado e vinculado a NFe.

- Uma coisa que não entendi, mesmo que o evento já exista, porque o status no monitor fiscal para a etapa de Ciencia da Operação não é atualizado?

- No monitor fiscal, quando seleciono a opção Consultar Eventos, o serviço de NFESC é disparado, porém não acontece nada.

- Existe alguma configuração de customizing que, ao receber Ciencia da Operação com retorno de duplicidade, esta seja atualizada no monitor fiscal?

Aqui temos o SP26

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

A SEFAZ não retorna mais esses eventos na consulta, eu tinha esquecido disso. Você tem que usar a opção "confirm authorization" e entrar manualmente os dados para finalizar o status desse documento.

Anyway, acho que a documentação da SAP ficou desatualizada nesse ponto.

0 Kudos

Bom dia Renan

Obrigado pelo seu retorno. Realmente estava vendo aqui e notei isso mesmo, até sentei com o time de security para ver se faltava alguma autorização para o meu usuário, mas não.

Pro meu caso isso ficaria inviável porque tem muitas NF nessa situação que precisa ser ajustada. Vou ver com os ABAPs a possibilidade de colocar um enhancement point no retorno da SEFAZ com a seguinte regra: se o tpEvento=Ciencia da Operação e Status 573, processa e avança a etapa de ciencia da operação no monitor fiscal.

No pior dos casos o usuário avança manualmente um por um esta etapa no monitor fiscal, mas operacionalmente isso é inviável.

Obrigado.

Answers (2)

Answers (2)

former_member376828
Discoverer
0 Kudos

Olá Renan, bom dia.

Realizando uma pesquisa sobre o erro 573 que temos aqui na companhia, cheguei a este post e pelas analises realizadas temos um grande problema relacionado a isso. Aqui temos uma emissão de 15.000 notas dias e já estamos com mais de 30.000 notas com o erro 573, isso devido a aplicação da note 2257966 e é impossível realizar um procedimento manual para correção deste problema. Poderia nos informar de que forma podemos resolver esse problema.

Grato de sua atenção

Emerson Zamai

Renan_Correa
Active Contributor
0 Kudos

Oi,

Nesse caso você tem que usar o "Request Status Check" para resolver o erro, conforme hep do GRC:

https://help.sap.com/viewer/e04cbb64541548f1bee0e4cb30fada56/10.0.26/en-US/13534c534ef16857e10000000...

Não tem nenhuma configuração pra fazer essa atualização automática em caso de duplicidade.

att,

Renan Correa

0 Kudos

Oi Renan

Obrigado pelo help.

Lembro desta opção para o monitor outbound quando havia duplicidade de NFe.

Para eventos, observei aqui e vi que abaixo a opção está desabilitada. Será que está faltando alguma role para o meu usuário que impossibilite de executar esta chamada na SEFAZ para atualizar o evento no monitor fiscal?

Obrigado

Renan_Correa
Active Contributor

Caramba, André! A SEFAZ não retorna mais esses eventos na consulta, eu tinha esquecido disso. Você tem que usar a opção "confirm authorization" e entrar manualmente os dados para finalizar o status desse documento.

Anyway, acho que a documentação da SAP ficou desatualizada nesse ponto.