Skip to Content
0
Former Member
Jul 25, 2017 at 01:16 PM

Nota fiscal de 9 dígitos não eletrônica (modelo 02 - consumo de Gás)

527 Views

Olá pessoal!

Recebemos um incidente onde o cliente utiliza notas fiscais não eletrônicas (para fatura de consumo de Gás) e a numeração está próxima de chegar à 999999.

Conforme item III da 2º cláusula do Convênio ICMS 128/2012 – CONFAZ os documentos fiscais deverão ser numerados em ordem crescente e consecutiva, de 1 a 999.999.999.

Sugerimos que fosse utilizada uma nova série para que fosse reiniciada a numeração, porém, esse processo precisaria ser aprovado pelo órgão regulador e isso demandaria muito tempo, impossibilitando essa alternativa.

Sabemos que para documentos fiscais não eletrônicos, o campo NFNUM é limitado à 6 dígitos. Para notas eletrônicas, esse campo é de 9 dígitos.

Não encontramos nenhuma SAP Note que trate a ampliação de dígitos para essa categoria de Nota, modelo 2 – consumo (Gás), somente para modelos 06, 21 e 22.

Abrimos um chamado na SAP e nos retornaram dizendo que no momento, não há planejamento para inclusão desse modelo também, o comportamento para esse tipo de nota fiscal permanece o mesmo.

Alguém já passou por algo parecido?

Desenvolver uma solução Z seria viável? Quais os riscos?

Agradeço antecipadamente,

Obrigada.