Skip to Content
avatar image
Former Member

Lançamento de Subcontratação - não permite utilização da aba material na MIRO

Acabamos de atualizar o ambiente global SAP ECC6.0 para o EHP8 com SP4 e durante os testes encontramos um erro no retorno da subcontratação.

Ao realizar o retorno do material indicamos na aba material da MIRO o código do material aplicado para cálculo do imposto. O SAP retorna a mensagem de erro "Não é possível utilizar a ficha de referência ao pedido com outras fichas" Mensagem J1B_ERP036. Ou seja não é possível usar a aba de referência e material ao mesmo tempo.

Abrimos chamado na SAP mas a solução da não atende a legislação, pois, foi solicitado que seja utiliza o de custo complementar para informar o valor do material aplicado. Desta maneira o livro fiscal fica errado.

Alguém já passou por este problema? Qual a solução encontrada?

Segue um documento com os passos para encontrar o erro.

http://www.cks-global.com/files/MIRO-Subcontracting_error_message.pdf

Grato,

Christian

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

2 Answers

  • Mar 09, 2017 at 09:10 PM

    Christian, boa tarde,veja se isto ajuda...mas você tem que validar este "workaround" com sua área de compras, recebimento , contábil e fiscal, já que envolvem diversas pessoas, mas note, não usamos o GRC aqui, o que pode ser um complicador caso você tenha ai.

    1 - PO para subcontrato normal do produto acabado e seus componentes

    2 - Criar um Item não estocável com classificação contábil, neste ponto verificar se eles poderiam criar um centro de custo e conta do razão específicos só para estes lançamentos, e valor de 0,01 centavo deste item.

    Este item só será recebido caso haja material aplicado ou então, ajustar o PO incluindo ele se houver de antemão ou se seu fornecedor enviar a Nota/XML com o item.

    3 - Não tenho o GRC aqui, então para receber fazemos uma verificação manual na solução inbound que temos (terceiros) e se houver, haverá uma linha do item material aplicado.

    4 - Na MIRO , como não temos o GRC o lançamento trará o item se estiver dentro da mesma nota de remessa, então trocamos o valor dele de 0,01 para o valor sem impostos na linha do item e ajustamos o valor da fatura para o valor total após os impostos, entramos na NFe e verificamos os itens, preenchemos os campos necessários.

    5 - Na simulação, vai ficar 0,01 centavo na conta transitória, ai esta o ponto de verificar se sua contabilidade aprovará isso.

    Isto vai fazer o livro modelo 1 do SAP trazer o valor do CFOP que você usou na MIRO para o item aplicado e a base do imposto.

    Bom, isso tudo acima sem falarmos em enhancement points pois da pra mexer em alguns pontos e fazer o SAP levar o material pra NFe usando a aba Material na MIRO.

    abraço,

    Moçatto

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • avatar image
    Former Member
    May 10, 2017 at 03:09 PM

    Moçatto, Bom Dia!

    Através de enhancement point é possível corrigir o erro?

    Abç,

    Vilaine

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded