Skip to Content
avatar image
Former Member

devolução de mercadorias a fornecedor

Bom dia Pessoal,

Peço ajuda no seguinte:

Fiz o pedido de compra (ME21N), dei entrada de mercadorias (MIGO) e inseri a factura (MIRO), mas depois percebi que a mercadoria fornecida tem deficiência, por isso pretendo devolve-la ao Fornecedor via pedido de devolução.

Quais são os passos que devo obedecer ?

Agradeço as vossas opiniões.

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Follow
  • Get RSS Feed

2 Answers

  • Best Answer
    Jul 27, 2016 at 05:18 PM

    André, boa tarde!

    Pelo seu post imagino que você não seja brasileiro. Mas vou tentar te ajudar.

    Conforme suas considerações, o processo correto é o descrito abaixo, até porque é necessário reverter as configurações.

    Criar uma MIRO alterando sua operação para 2-Nota de Crédito, preencher os dados bascos, informar o pedido de compra no campo seleção (ajustar a quantidade, se necessário), na pasta de pagamento, informar o documento de faturamento original, e se estiver no Brasil na pasta Detalhes informar a categoria de Nota Fiscal de saída. Esse processo se faz necessário para habilitar a devolução de mercadoria na MIGO.

    A contabilização de impostos e contas a pagar são revertida para a quantidade escolhida, o que é primordial em alguns países.

    Após criar a MIRO e no caso do Brasil, efetuar a saída da Nota Fiscal, ir na Transação MIGO escolher a operação Devolução, informar o pedido de compra a ser devolvido e confirmar a quantidade a ser devolvida para o tipo de movimento 122, após isso salvar o documento.

    Nesse processo o sistema altera o status do pedido para mercadoria pendente para entrega, ou seja, o status a ser fornecido X quantidades pode ser visto no cabeçalho do pedido de compra, além de reverte também a contabilização feita na MIGO.

    O processo do pedido de devolução é utilizado quando você tem uma mercadoria em seu estoque e por exemplo você não irá mais fazer uso dela, então, você negocia essa devolução ao seu fornecedor, nesse processo não é passível de MIRO. O pedido de compra é para efetuar uma saída de material, e não tem nenhum processo subsequente de recebimento.

    Esse processo é feito da seguinte forma: É emitido um pedido de compra normal, e na linha do material (síntese de itens), você deve rolar a barra para a direita até encontrar o check box (flag) item de devolução, normalmente é a coluna ao lado do registro info, após preencher todos os dados obrigatórios do pedido de compra, e salvar. Feito isso, ir na transação MIGO escolher a operação devolução, informar o número do pedido, tipo de movimento 161, preencher os campos relevantes para a movimentação e salvar o documento.

    A contabilização feita nesse caso, será crédito no estoque do material, débito no fornecedor e impostos. Se for no Brasil esse tipo de movimento tem que ser relevante para emissão de Nota Fiscal.

    Espero ter esclarecido.

    Abraços,

    Robson Rocha

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • avatar image
    Former Member
    Jul 26, 2016 at 11:54 AM

    Oi André. Bom dia.

    Você deve fazer a devolução física via movimento 122, referenciando o documento de entrada. Esta etapa é feita, normalmente, pela própria operação logística.

    Posteriormente deve ser feita a Nota de Crédito. Esta etapa é feita, normalmente, por um fiscal.

    A nota fiscal pode ficar vinculada à nota de crédito, determinando a categoria de NF em detalhe.

    Espero ter ajudado.

    Atenciosamente,

    Cristiano Siqueira dos Santos

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member

      Obrigado Cristiano, mas eu queria exactamente fazer o pedido de devolução pela transacção ME21N e por meio deste devolver a mercadoria (migo- movimento 161) e reajustar a Factura pela Nota de Credito ( Miro).

      A sua contribuição ajudou-me a refletir.

      Abraços.