cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

devolução de mercadorias a fornecedor

andre_chauque1
Explorer
0 Kudos

Bom dia Pessoal,

Peço ajuda no seguinte:

Fiz o pedido de compra (ME21N), dei entrada de mercadorias (MIGO) e inseri a factura (MIRO), mas depois percebi que a mercadoria fornecida tem deficiência, por isso pretendo devolve-la ao Fornecedor via pedido de devolução.

Quais são os passos que devo obedecer ?

Agradeço as vossas opiniões.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

0 Kudos

André, boa tarde!

Pelo seu post imagino que você não seja brasileiro. Mas vou tentar te ajudar.

Conforme suas considerações, o processo correto é o descrito abaixo, até porque é necessário reverter as configurações.

Criar uma MIRO alterando sua operação para 2-Nota de Crédito, preencher os dados bascos, informar o pedido de compra no campo seleção (ajustar a quantidade, se necessário), na pasta de pagamento, informar o documento de faturamento original, e se estiver no Brasil na pasta Detalhes informar a categoria de Nota Fiscal de saída. Esse processo se faz necessário para habilitar a devolução de mercadoria na MIGO.

A contabilização de impostos e contas a pagar são revertida para a quantidade escolhida, o que é primordial em alguns países.

Após criar a MIRO e no caso do Brasil, efetuar a saída da Nota Fiscal, ir na Transação MIGO escolher a operação Devolução, informar o pedido de compra a ser devolvido e confirmar a quantidade a ser devolvida para o tipo de movimento 122, após isso salvar o documento.

Nesse processo o sistema altera o status do pedido para mercadoria pendente para entrega, ou seja, o status a ser fornecido X quantidades pode ser visto no cabeçalho do pedido de compra, além de reverte também a contabilização feita na MIGO.

O processo do pedido de devolução é utilizado quando você tem uma mercadoria em seu estoque e por exemplo você não irá mais fazer uso dela, então, você negocia essa devolução ao seu fornecedor, nesse processo não é passível de MIRO. O pedido de compra é para efetuar uma saída de material, e não tem nenhum processo subsequente de recebimento.

Esse processo é feito da seguinte forma: É emitido um pedido de compra normal, e na linha do material (síntese de itens), você deve rolar a barra para a direita até encontrar o check box (flag) item de devolução, normalmente é a coluna ao lado do registro info, após preencher todos os dados obrigatórios do pedido de compra, e salvar. Feito isso, ir na transação MIGO escolher a operação devolução, informar o número do pedido, tipo de movimento 161, preencher os campos relevantes para a movimentação e salvar o documento.

A contabilização feita nesse caso, será crédito no estoque do material, débito no fornecedor e impostos. Se for no Brasil esse tipo de movimento tem que ser relevante para emissão de Nota Fiscal.

Espero ter esclarecido.

Abraços,

Robson Rocha

andre_chauque1
Explorer
0 Kudos

Boa tarde Robson,

Agradeço o seu esclarecimento sobre o processo em causa.

Abraços !

André Simiao Chauque

Former Member
0 Kudos

Andre

Por favor dê uma olhada no blog abaixo:

http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2014/06/23/encerrar-uma-discuss%C3%A3o-todos-devemos-fa...

Marque aquelas respostas que lhe ajudaram ou resolveram seu problema.

Complementando a informação do André. Se for utilizar esse processo no Brasil observe que o movimento 161 (remessa com pedido de devolução) não é suportado pela localização brasil.

Abraço

Eduardo Chagas

dv_castro_lima
Newcomer
0 Kudos

Olá Robson.

Tentei seguir da forma que você comentou criando um pedido de compras e selecionando o "flag" de devolução nele.

Porém quando acesso a MIGO selecionando a opção devolução, não me aparece a opção "Pedido de Compras" conforme você menciona.

Já procurei na SPRO como habilitar essa opção na MIGO e não a encontrei, se puder me dar uma dica, eu agradeço.

Tentei fazer de uma outra forma, devolução na MIGO através do documento de material. Para evitar a necessidade de se contatar o fiscal para emissão de uma nota de devolução, criamos todas as configurações para que uma nota fosse emitida nesse processo, deixando o movimento 122 como relevante para emissão de nota fiscal. Não deu certo, o sistema fica solicitando informar código de imposto. Sabe dizer se existe algum meio de "automatizar" esse processo na MIGO?

Obrigado.
Daniel Vinícius

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Oi André. Bom dia.

Você deve fazer a devolução física via movimento 122, referenciando o documento de entrada. Esta etapa é feita, normalmente, pela própria operação logística.

Posteriormente deve ser feita a Nota de Crédito. Esta etapa é feita, normalmente, por um fiscal.

A nota fiscal pode ficar vinculada à nota de crédito, determinando a categoria de NF em detalhe.

Espero ter ajudado.

Atenciosamente,

Cristiano Siqueira dos Santos

andre_chauque1
Explorer
0 Kudos

Obrigado Cristiano, mas eu queria exactamente fazer o pedido de devolução pela transacção ME21N e por meio deste devolver a mercadoria (migo- movimento 161)  e reajustar a Factura pela Nota de Credito ( Miro).

A sua contribuição ajudou-me a refletir.

Abraços.