Olá Pessoal!
Temos um processo configurado no SAP, usando a configuração standard: retenção de impostos na compra e venda de serviços, com base na MP135 e LC116, orientados na nota da SAP 1706309.
Na Fatura (Nota de Saída), o cliente tem o PCC separado (CA, PA, SA), onde cada imposto é avaliado individualmente para a regra de retenção.
CA – CA – Acumulado (COFINS)
PA – PA – Acumulado (PIS)
SA – SA – Acumulado (CSLL)
NF
Contabilização
Porém, o cliente precisa que a retenção seja avaliada toda junta (CA + PA + SA) - se a somatória deles for >= R$10,01, deve ocorrer à retenção de todos os impostos, sendo que na NF e no Documento Contábil a retenção deve aparecer separadamente.
Isso está impactando a área de contas a receber, pois quando é realizado o recebimento do pagamento, ocorre divergência entre o valor calculado pela F110 (considera a configuração standard – separado) e o valor do boleto pago pelo cliente (considera a retenção tudo junto).
Alguém já se deparou com este cenário: uma empresa que vende serviços com retenção de impostos na saída, onde na Fatura e na Contabilização a retenção ocorre separadamente, porém para efeito de cálculo a retenção deve ser avaliada junta (COFINS+PIS+CSLL)?