Skip to Content
author's profile photo Former Member
Former Member

Determinação incorreta do código CEST

Prezados,

Boa Tarde!

Estou com um problema de determinação do código CEST em um de nossos clientes. Como foi explanado pelo Renan Correa, a lógica do programa realiza duas leituras na tabela J_1BTCESTDET: a primeira por material e a segunda por NCM. O meu problema é o seguinte:

Quando inserimos os registros nesta tabela, descartamos a utilização do número do material pois os cadastros eram realizados diretamente no ambiente produtivo, ou seja, por não existirem na MARA do ambiente de desenvolvimento, a tabela não poderia ser salva. Desta forma, estabelecemos apenas uma relação entre NCM e seus respectivos códigos CEST.

Nosso problema agora é que temos uma NFe sem o número de material. Quando o primeiro SELECT é realizado baseando-se no número do material (em branco), o ERP encontra o primeiro registro possível com o número do material em branco também, logo o código CEST errado é levado para o arquivo XML. Há alguma nota que deixamos de aplicar?

Acredito que este não seja um cenário específico e vejo muitos clientes emitindo NFes com número de material em branco. Pensei um pouco com os meus botões e uma maneira de contornar este problema seria aplicando as notas 2284633 e 2280338 para determinarmos o CEST na BADI.

Fico no aguardo do seu feedback.

Atenciosamente.

pastedImage_0.png (66.7 kB)
pastedImage_1.png (72.1 kB)
Add a comment
10|10000 characters needed characters exceeded

Related questions

2 Answers

  • Best Answer
    author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on Mar 17, 2016 at 04:38 PM

    Pessoal,

    Caso alguém tenha passado pelo que passamos, sugiro aplicar a nota SAP 2280338. Ela cria o campo CEST dentro da estrutura OUT_ITEM no método FILL_ITEM da BAdI. Depois disso é só colocar a lógica que vocês querem por lá e está tudo certo!

    Abraços!

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member Luis Klein

      Olá Luis,

      Bom que tenha questionado: no caso de NFes que saem com o código de material em branco, tem que fazer o tratamento no método FILL_ITEM da BADI. O que eu fiz foi copiar a lógica do standard e realizei um pequeno ajuste.

      Existem duas instruções de READ TABLE no standard: uma para o código do material e a outra para o NCM. O que eu fiz foi colocar um IF antes do primeiro READ TABLE (pesquisa por material)

      IF out_item-matnr IS NOT INITIAL.

      "Pesquisa pela material

      ELSE

      "Pesquisa por NCM

      ENDIF.

      É uma implementação relativamente fácil, se não fosse pelo standard sobrescrever o código CEST posteriormente, ou seja, a BADI é acessada antes do PERFORM FILL_CEST criado pela SAP no include LJ_1B_NFE73.

      Como nosso cliente é versão 604 e atualmente só existe uma nota para este tipo de correção em versões acima da 605, nós abrimos um chamado na SAP e eles disponibilizaram hoje a nota 2301711, portanto é só implementa-la que o problema é corrigido.


      1. Implementar nota para abrir campo CEST na BADI 2280338;
      2. Criar lógica no método FILL_ITEM dentro da BADI CL_NFE_PRINT;
      3. Aplicar nota 2301711 (caso versão seja inferior a 605);

      Qualquer problema, me avise!

  • author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on Sep 13, 2016 at 06:16 PM

    Boa tarde Felipe,

    Estou com um erro na hora de imputar as informações do código CEST na J1BTAX nos campos :CEST Cod e CEST Determination

    Quando tento informa-lo o SAP me retorna a mensagem de erro "

    Entrar um valor válido"

    Você saberia como me informar como corrigir esse erro.

    Att

    Atmisto Alexandre

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

Before answering

You should only submit an answer when you are proposing a solution to the poster's problem. If you want the poster to clarify the question or provide more information, please leave a comment instead, requesting additional details. When answering, please include specifics, such as step-by-step instructions, context for the solution, and links to useful resources. Also, please make sure that you answer complies with our Rules of Engagement.
You must be Logged in to submit an answer.

Up to 10 attachments (including images) can be used with a maximum of 1.0 MB each and 10.5 MB total.