cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Determinação incorreta do código CEST

Former Member
0 Kudos

Prezados,

Boa Tarde!

Estou com um problema de determinação do código CEST em um de nossos clientes. Como foi explanado pelo Renan Correa, a lógica do programa realiza duas leituras na tabela J_1BTCESTDET: a primeira por material e a segunda por NCM. O meu problema é o seguinte:

Quando inserimos os registros nesta tabela, descartamos a utilização do número do material pois os cadastros eram realizados diretamente no ambiente produtivo, ou seja, por não existirem na MARA do ambiente de desenvolvimento, a tabela não poderia ser salva. Desta forma, estabelecemos apenas uma relação entre NCM e seus respectivos códigos CEST.

Nosso problema agora é que temos uma NFe sem o número de material. Quando o primeiro SELECT é realizado baseando-se no número do material (em branco), o ERP encontra o primeiro registro possível com o número do material em branco também, logo o código CEST errado é levado para o arquivo XML. Há alguma nota que deixamos de aplicar?

Acredito que este não seja um cenário específico e vejo muitos clientes emitindo NFes com número de material em branco. Pensei um pouco com os meus botões e uma maneira de contornar este problema seria aplicando as notas 2284633 e 2280338 para determinarmos o CEST na BADI.

Fico no aguardo do seu feedback.

Atenciosamente.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

Pessoal,

Caso alguém tenha passado pelo que passamos, sugiro aplicar a nota SAP 2280338. Ela cria o campo CEST dentro da estrutura OUT_ITEM no método FILL_ITEM da BAdI. Depois disso é só colocar a lógica que vocês querem por lá e está tudo certo!

Abraços!

Former Member
0 Kudos

Felipe,

Estamos em fase de implementação na empresa e, identificamos o mesmo erro mencionado no post. Ficamos com uma dúvida, a solução desta issue não será disponibilizada pela SAP, é isto mesmo?

Obrigado

Former Member
0 Kudos

Olá Luis,

Bom que tenha questionado: no caso de NFes que saem com o código de material em branco, tem que fazer o tratamento no método FILL_ITEM da BADI. O que eu fiz foi copiar a lógica do standard e realizei um pequeno ajuste.

Existem duas instruções de READ TABLE no standard: uma para o código do material e a outra para o NCM. O que eu fiz foi colocar um IF antes do primeiro READ TABLE (pesquisa por material)

IF out_item-matnr IS NOT INITIAL.

"Pesquisa pela material

ELSE

"Pesquisa por NCM

ENDIF.

É uma implementação relativamente fácil, se não fosse pelo standard sobrescrever o código CEST posteriormente, ou seja, a BADI é acessada antes do PERFORM FILL_CEST criado pela SAP no include LJ_1B_NFE73.

Como nosso cliente é versão 604 e atualmente só existe uma nota para este tipo de correção em versões acima da 605, nós abrimos um chamado na SAP e eles disponibilizaram hoje a nota 2301711, portanto é só implementa-la que o problema é corrigido.


  1. Implementar nota para abrir campo CEST na BADI 2280338;
  2. Criar lógica no método FILL_ITEM dentro da BADI CL_NFE_PRINT;
  3. Aplicar nota 2301711 (caso versão seja inferior a 605);

Qualquer problema, me avise!

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Felipe,

Estou com um erro na hora de imputar as informações do código CEST na J1BTAX  nos campos :CEST Cod e CEST Determination

Quando tento informa-lo o SAP me retorna a mensagem de erro "

Entrar um valor válido"

Você saberia como me informar como corrigir esse erro.

Att

Atmisto Alexandre