cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

SAP GRC NF-e Landscape (ERP/SAP NF-e -> PI)

Former Member
0 Kudos

Bom Dia!

     Estou com um cliente, no qual, realizou a instalação do SAP GRC NF-e na mesma instancia e mandante do SAP ERP, mesmo informando que esta não é a recomendação oficial da SAP, porém precisamos demonstrar ao mesmo, como realizar a instalação de forma recomendada.

     Precisaria de alguma indicação ou documentação de como podemos informar ao cliente que a recomendação é instancias separadas/mandantes e servidores, bem claro e de preferencia em inglês.

     Outro ponto é, vamos supor que o cliente irá manter este landscape mesmo não recomendado. Tenha uma duvida para a questão de configuração de comunicação dp SAP ERP -> SAP NF-e -> SAP PI

     Quando realizamos a configuração de comunicação, iremos estar sempre apontando para o mesmo servidor / mandante, pois ambos estão na mesma instancia/mandante, porém quando realizado a configuração "Determine RFC Destinations for Method Calls" não conseguimos apontar devido a estar na mesma instancia e cliente, como ficaria esta comunicação? Questionei alguns BASIS e mencionaram que ainda não vivenciaram este cenário. Alguém poderia me dar alguma dica com relação a isto?

Cenário SAP ERP/SAP GRC NF-e no mesmo servidor e mesmo cliente (Exemplo ERPCLNT100 para ambos) e o SAP PI separado.

   

Muito Obrigado!

Luiz.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Former Member
0 Kudos

O problema foi resolvido.

Não pode haver instalado na mesma instancia o cliente do SAP ERP e o SAP GRC NF-e, por mais que de acordo com as documentações SAP a instalação do ADD-ON no SAP ERP para a implementação do SAP GRC NF-e é uma execessão possivel, é necessario utilizar em mandantes diferentes.

Lembrando que o recomendado é sempre em ambientes separado. SAP PI - SAP GRC NF-e - SAP ERP.

Muito Obrigado.

Answers (1)

Answers (1)

leandropia
Contributor
0 Kudos

Luiz

Sobre o Landscape recomendado:

SAP Nota Fiscal Eletrônica 10.0 (SAP Electronic Invoicing for Brazil) – SAP Help Portal Page

Neste ultimo link, vá em Installation and Upgrade Information e depois click em SAP Service Marketplace

Então faça o download do arquivo Master Guide for NFE 10.0 SP22 e na pagina 12 tem o system landscape.

É recomendado pela SAP (e por quase todo mundo que conheço) que o NFe seja instalado em outro client pois a legislacao é muito dinamica e com muitas mudanças e prazos legais em que voce tem que fazer o upgrade de SP no NFe enquanto o seu cliente ECC continua rodando com o SP que estava e voce nao precisa envolver outros times (as vezes outros paises) pra testar a integridade dos processos após os muitos upgrades de SP que o seu client de NFE vai precisar ao longo do ano. Pode até ocorrer casos em que um outro application rodando no mesmo client dê conflito e impeça o upgrade, e aí? como fica? A SAP nao vai te ajudar pois voce nao obedeceu o layout recomendado... e quando a obrigacao legal entrar em vigor, como você vai emitir sua NFe? Vai parar o faturamento?

Acho que há uma logica RAZOAVEL para seguir o que a SAP recomenda nesse caso.

Leandro da Pia Nascimento

Former Member
0 Kudos

Muito Obrigado Leandro, estas informações eu já tenho.

Precisaria agora de uma ajuda em como realizar esta configuração acima, em um ambiente com a mesma instancia/mandante do SAP GRC NF-e, esta parte esta pegando, por que senão for possivel assim, eu preciso de algo que informe, nas documentações por mais claro que esteja a recomendação eu não localizei algo mais especifico.

Muito Obrigado!

leandropia
Contributor
0 Kudos

Será que eu entendi errado quando você disse que:

Pois foi isso o que eu respondi. Me desculpe se entendi errado o que voce queria.

Mais claro do que o que está no Master Guide acho que nao vai encontrar.

Eu acho que a recomendaçao do landscape por si só já responde o fato de você nao encontrar na documentacao como fazer para que a comunicacao RFC funcione no mesmo cliente, nao?

Se é possivel ou não, eu vou deixar pro grupo responder se alguem já tentou e qual foi o resultado.

Eu uso dois logical system no mesmo client SAP pra fazer o reenvio de IDOCs num ambiente de testes, talvez essa seja uma saída pra voce ter a comunicacao entre o NFe e o ECC estando no mesmo client.

Eu acho que voce tem que usar o Connection type 3 (ABAP) para ter uma conexao RFC criada apontando pro mesmo client. Eu começaria tentando por aí. Vai ser interessante se voce nao conseguir com que mudem de ideia e que o contrario pode funcionar, pois como eu disse, nao conheço ninguem fazendo de outro jeito. Só tenha em mente todas as restricoes quando a comunicacao nao funcionar, quando der erro no PI, quando tivewr problema nas filas, nos lotes e etc... a primeira coisa que a SAP vai responder quando voce abrir um chamado: Sorry, you are not following the Recommended Landscape.... vai por mim... é pro seu bem e pro bem do seu cliente

Leandro da Pia Nascimento

Former Member
0 Kudos

Muito Obrigado Leandro!

Porém até este ponto que você mencionou sobre as configurações esta fluindo bem, o problema esta na configuração de "Determine RFC Destination for Method Calls", como estamos usando a mesma instancia e o mesmo mandante a opção da RFC criada no "Name the Logical System" não aparece e não é possivel "linkar" o retorno das informações com o ERP. Este é o unico ponto que esta gerando uma controversa.

Sobre a questão das recomendações esta extremamente claro para a equipe, eu estou montando um Business Case para demonstrar a elas as reais necessidades de sua separação, por isso estou coletando o maximo de informação possivel. Com relação ao Landscape é claro para mim a separação e eu pessoalmente já também desenvolvi inumeros deste a 1.0, porém acabei lidando com este novo cenário, no qual, para nós não é comum e em contatos com BASIS ainda não tinha a resposta.

Já realizamos as configurações no SAP ERP com o Add-on que é uma Excessão Possivél, porém em clientes/mandantes separados, não usando o mesmo!. Esta parte que esta pegando.

Como estamos no cliente ainda no Desenvolvimento do SandBox (Explicar a nossa Legislação para os gringos não é fácil kkkk). Estou tentando demonstrar tudo o que é possivel antes de entrarmos de fato no ambiente de Desenvolvimento.

Abraços!