Skip to Content
avatar image
Former Member

SAP GRC NF-e Landscape (ERP/SAP NF-e -> PI)

Bom Dia!

     Estou com um cliente, no qual, realizou a instalação do SAP GRC NF-e na mesma instancia e mandante do SAP ERP, mesmo informando que esta não é a recomendação oficial da SAP, porém precisamos demonstrar ao mesmo, como realizar a instalação de forma recomendada.

     Precisaria de alguma indicação ou documentação de como podemos informar ao cliente que a recomendação é instancias separadas/mandantes e servidores, bem claro e de preferencia em inglês.

     Outro ponto é, vamos supor que o cliente irá manter este landscape mesmo não recomendado. Tenha uma duvida para a questão de configuração de comunicação dp SAP ERP -> SAP NF-e -> SAP PI

     Quando realizamos a configuração de comunicação, iremos estar sempre apontando para o mesmo servidor / mandante, pois ambos estão na mesma instancia/mandante, porém quando realizado a configuração "Determine RFC Destinations for Method Calls" não conseguimos apontar devido a estar na mesma instancia e cliente, como ficaria esta comunicação? Questionei alguns BASIS e mencionaram que ainda não vivenciaram este cenário. Alguém poderia me dar alguma dica com relação a isto?

Cenário SAP ERP/SAP GRC NF-e no mesmo servidor e mesmo cliente (Exemplo ERPCLNT100 para ambos) e o SAP PI separado.

   

Muito Obrigado!

Luiz.

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

2 Answers

  • Best Answer
    avatar image
    Former Member
    Jan 07, 2016 at 05:19 PM

    O problema foi resolvido.

    Não pode haver instalado na mesma instancia o cliente do SAP ERP e o SAP GRC NF-e, por mais que de acordo com as documentações SAP a instalação do ADD-ON no SAP ERP para a implementação do SAP GRC NF-e é uma execessão possivel, é necessario utilizar em mandantes diferentes.

    Lembrando que o recomendado é sempre em ambientes separado. SAP PI - SAP GRC NF-e - SAP ERP.

    Muito Obrigado.

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • Dec 01, 2015 at 06:05 PM

    Luiz

    Sobre o Landscape recomendado:

    SAP Brazil GRC NFE Overview

    SAP Nota Fiscal Eletrônica 10.0 (SAP Electronic Invoicing for Brazil) – SAP Help Portal Page

    Neste ultimo link, vá em Installation and Upgrade Information e depois click em SAP Service Marketplace

    Então faça o download do arquivo Master Guide for NFE 10.0 SP22 e na pagina 12 tem o system landscape.

    É recomendado pela SAP (e por quase todo mundo que conheço) que o NFe seja instalado em outro client pois a legislacao é muito dinamica e com muitas mudanças e prazos legais em que voce tem que fazer o upgrade de SP no NFe enquanto o seu cliente ECC continua rodando com o SP que estava e voce nao precisa envolver outros times (as vezes outros paises) pra testar a integridade dos processos após os muitos upgrades de SP que o seu client de NFE vai precisar ao longo do ano. Pode até ocorrer casos em que um outro application rodando no mesmo client dê conflito e impeça o upgrade, e aí? como fica? A SAP nao vai te ajudar pois voce nao obedeceu o layout recomendado... e quando a obrigacao legal entrar em vigor, como você vai emitir sua NFe? Vai parar o faturamento?

    Acho que há uma logica RAZOAVEL para seguir o que a SAP recomenda nesse caso.

    Leandro da Pia Nascimento

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member Leandro Nascimento

      Muito Obrigado Leandro!

      Porém até este ponto que você mencionou sobre as configurações esta fluindo bem, o problema esta na configuração de "Determine RFC Destination for Method Calls", como estamos usando a mesma instancia e o mesmo mandante a opção da RFC criada no "Name the Logical System" não aparece e não é possivel "linkar" o retorno das informações com o ERP. Este é o unico ponto que esta gerando uma controversa.

      Sobre a questão das recomendações esta extremamente claro para a equipe, eu estou montando um Business Case para demonstrar a elas as reais necessidades de sua separação, por isso estou coletando o maximo de informação possivel. Com relação ao Landscape é claro para mim a separação e eu pessoalmente já também desenvolvi inumeros deste a 1.0, porém acabei lidando com este novo cenário, no qual, para nós não é comum e em contatos com BASIS ainda não tinha a resposta.

      Já realizamos as configurações no SAP ERP com o Add-on que é uma Excessão Possivél, porém em clientes/mandantes separados, não usando o mesmo!. Esta parte que esta pegando.

      Como estamos no cliente ainda no Desenvolvimento do SandBox (Explicar a nossa Legislação para os gringos não é fácil kkkk). Estou tentando demonstrar tudo o que é possivel antes de entrarmos de fato no ambiente de Desenvolvimento.

      Abraços!