Skip to Content

NFe na engrenagem (ECC) após inutilização executada corretamente

Bom dia a todos, por favor gostaria do auxilio de vocês para verificar se o cenario abaixo já ocorreu com vocês e como conseguiram soluciona-lo.

Tenho o seguinte cenario: Durante o processo de geração de uma NFe de devolução (gerada via MIGO), o sistema ECC rejeitou a nota fiscal devido a não preenchimento de informações relacionada ao transporte. Nesse primeiro momento a nota fiscal ficou com status da etapa processo igual a 8= Erro validação interno no sistema mensagens. Enviar de novo.

O usuario não realizou o procedimento de atualizar as informações e reenviar a nota, ele optou por disparar a inutilização da nota fiscal. A inutilização foi enviada normalmente para sistema GRC e a SEFAZ realizou a rejeição corretamente retornando para o sistema ECC o status 102. No entanto durante esse processo o usuario estava bloqueando os dados do centro do material o que não permitiu que o sistema estornasse o documento de origem, retornando para o usuario status de processamento 2=Estornar documento de origem.

Bastava apenas executaro processo de estorno do documento de origem, mas o usuario solicitou novamente a inutilização da nota fiscal. O sistema permitiu realizar esse processo e enviou novamente a solicitação de inutlização para o GRC. No entanto agora essa nota fiscal está travada na engrenagem pois o sistema ECC não entende o retorno do sistema GRC.

O documento está com

- Status ação = em processamento (engrangem)

- Status comunicação sistemas = 9 Erro de validação & inutilização solicitada

- Status sistema de mensagens = V Erro de validação interno retornado por MS

Você sabem como eu poderia atualizar o status da nota fiscal para permitir que o documento de origem seja estornado?

Muito obrigado a todos,

Abs,

Fabricio Lopes

ScreenShot2109.jpg (21.2 kB)
Add a comment
10|10000 characters needed characters exceeded

Related questions

3 Answers

  • Posted on Nov 10, 2015 at 02:38 PM

    Olá Fabrício,

    pode mandar um screenshot dessa nota no NF-e Monitor do GRC? Imagino que por lá tenha um controle do que aconteceu e talvez de lá você consigo ir em More Functions - Update Feeder System, ou Repeat Process Step... Imagino que a solução seja por aí.

    Att.,

    Luis

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • Posted on Nov 10, 2015 at 04:00 PM

    Fabricio,

    Como informado, entre no GRC, selecione o DOCNUM. Provavelmente estará vermelho.

    Se sim, utilize a opção "Update Feeder System" ou "Repeat Process Step" (caso a primeira não funcionar).

    Se ainda assim não funcionar, você pode executar a função J_1B_NFE_XML_IN diretamente no ECC e suprir os dados para atualizar o documento.

    Att,

    Eduardo

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • Posted on Dec 08, 2015 at 11:24 PM

    Boa noite a todos. desculpe a demora em atualizar, esse ano foi corrido, sabem como é.

    Mas obrigado pelas sugestões.

    Luis, no GRC a opçõa update Feeder nao esta habilitada e quando utilizo a opção Repeat Process Step o sistema simplesmente envia a ultima mensagem para o ECC mas o mesmo não realiza nenhum processo.

    Eduardo, sobre a função J_1B_NFE_XML_IN observei que o objetivo é corrigir o status da nota. No entanto verifquei que é bem complexa a execução dessa rotina.

    De qualquer forma existe um erro no ECC que permite que esse erro ocorra. Abri um chamdo na SAP para analisarem esse problema para que o mesmo nao ocorra novamente. Mas no caso da minha nota talvez terei que corrigir os status para o sistema entender e finalizar o processo.

    Qualquer novidade eu informo a todos, novamente obrigado.

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

Before answering

You should only submit an answer when you are proposing a solution to the poster's problem. If you want the poster to clarify the question or provide more information, please leave a comment instead, requesting additional details. When answering, please include specifics, such as step-by-step instructions, context for the solution, and links to useful resources. Also, please make sure that you answer complies with our Rules of Engagement.
You must be Logged in to submit an answer.

Up to 10 attachments (including images) can be used with a maximum of 1.0 MB each and 10.5 MB total.