Skip to Content
avatar image
Former Member

Implantação SAP E-social

Olá pessoal, boa tarde!

Vi muitas informações descentralizadas e antigas referentes às soluções SAP para o E-social.

Entendo que hoje temos 2 opções, que seria o SAP TDF e o cenário convencional utilizando PI Content.

1 - SAP TDF: Meu cliente não está seguro pois não se sabe muito sobre a solução SAP TDF para e-social.

Muito é sabido sobre as obrigações fiscais ECD e ECF, porém e-social não temos muitos detalhes, apenas apresentações comerciais, porém em contato com a SAP, pouca coisa é realmente respondida.

2 - SAP PI Content: Estamos iniciando o desenho do projeto considerando a implantação via SAP PI e PI Content HR.

O PI Content HR com as estruturas de Design baseadas nos eventos de entrega do e-social já está disponível para upload?

Migramos o SAP para o EHP7, instalamos o NW no Hana, instalamos o SAP TDF e mesmo assim estamos optando por fazer via PI Content pois não temos argumentos suficientes para provar que o SAP TDF está preparado para o e-social. É uma pena.

Abraços.

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Follow
  • Get RSS Feed

1 Answer

  • Best Answer
    Oct 27, 2015 at 04:08 PM

    André, boa tarde.

    O TDF já cobre 100% dos eventos do e-social e possui estrutura de dados já modelada para receber/armazenar informações oriundas do ECC-HR ou qualquer outro legado.

    É preciso entender que o TDF não concorre com o ECC no que diz respeito ao eSocial (e nem ao resto), pois são finalidades e focos distintos. Assim como hoje é possível gerar SPEDs diretamente no ECC (via J_1BEFD_MAIN), é possível também gerá-los dentro do TDF pelo monitor de obrigações. Mas o que é melhor para cada empresa? Isso vai depender de algumas coisas, como por exemplo a heterogeneidade da base de negócios, o esforço para realizar integrações, a dependência de soluções parceiras para obrigações federais cobertas no TDF, o quanto a empresa consegue alavancar na sua gestão fiscal com o HANA, etc...

    Um ponto que precisa ser entendido é que a discussão não deve ser apenas com base em funcionalidades ECC puro x TDF (ECC+HANA), mas sim também com base em plataforma. Ao utilizar o TDF para orquestrar sua solução fiscal, a empresa passa a ter disponível, além de novas funcionalidades, adicionalmente a centralização de dados em uma plataforma HANA.

    Quanto ao PI content, segundo a nota central do eSocial (http://service.sap.com/sap/support/notes/1575963) ele ainda não foi disponibilizado porque o próprio governo ainda não publicou os sistemas de teste.

    PI Content and XML-Generation: Planned time-lines about the delivery of PI-content and XML-generation will be provided in this note once the legal authority publishes the time-lines of the availability of systems including test-systems.

    Espero que essas informações ajudem de alguma forma.

    Abraço,

    Eduardo

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member Tiago Camargo

      Fala Tiago, tudo bem!?

      Obrigado pela dica, não chegamos a testá-la, mas com base na sua indicação vamos iniciar o teste nesse ambiente na proxima segunda.

      Aqui o sistema é o HCM sim. Vamos ver a resposta do TDF no layout 2.0 entao e ja aproveitar pra mapear os campos utilizados no processo do TDF.

      Abraços e obrigado.