cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Implantação SAP E-social

Former Member
0 Kudos

Olá pessoal, boa tarde!

Vi muitas informações descentralizadas e antigas referentes às soluções SAP para o E-social.

Entendo que hoje temos 2 opções, que seria o SAP TDF e o cenário convencional utilizando PI Content.

1 - SAP TDF: Meu cliente não está seguro pois não se sabe muito sobre a solução SAP TDF para e-social.

Muito é sabido sobre as obrigações fiscais ECD e ECF, porém e-social não temos muitos detalhes, apenas apresentações comerciais, porém em contato com a SAP, pouca coisa é realmente respondida.

2 - SAP PI Content: Estamos iniciando o desenho do projeto considerando a implantação via SAP PI e PI Content HR.

O PI Content HR com as estruturas de Design baseadas nos eventos de entrega do e-social já está disponível para upload?

Migramos o SAP para o EHP7, instalamos o NW no Hana, instalamos o SAP TDF e mesmo assim estamos optando por fazer via PI Content pois não temos argumentos suficientes para provar que o SAP TDF está preparado para o e-social. É uma pena.

Abraços.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

Eduardo_Rubia
Product and Topic Expert
Product and Topic Expert
0 Kudos

André, boa tarde.

O TDF já cobre 100% dos eventos do e-social e possui estrutura de dados já modelada para receber/armazenar informações oriundas do ECC-HR ou qualquer outro legado.

É preciso entender que o TDF não concorre com o ECC no que diz respeito ao eSocial (e nem ao resto), pois são finalidades e focos distintos. Assim como hoje é possível gerar SPEDs diretamente no ECC (via J_1BEFD_MAIN), é possível também gerá-los dentro do TDF pelo monitor de obrigações. Mas o que é melhor para cada empresa? Isso vai depender de algumas coisas, como por exemplo a heterogeneidade da base de negócios, o esforço para realizar integrações, a dependência de soluções parceiras para obrigações federais cobertas no TDF, o quanto a empresa consegue alavancar na sua gestão fiscal com o HANA, etc...

Um ponto que precisa ser entendido é que a discussão não deve ser apenas com base em funcionalidades ECC puro x TDF (ECC+HANA), mas sim também com base em plataforma. Ao utilizar o TDF para orquestrar sua solução fiscal, a empresa passa a ter disponível, além de novas funcionalidades, adicionalmente a centralização de dados em uma plataforma HANA.

Quanto ao PI content, segundo a nota central do eSocial (http://service.sap.com/sap/support/notes/1575963) ele ainda não foi disponibilizado porque o próprio governo ainda não publicou os sistemas de teste.


PI Content and XML-Generation: Planned time-lines about the delivery of PI-content and XML-generation will be provided in this note once the legal authority publishes the time-lines of the availability of systems including test-systems.

Espero que essas informações ajudem de alguma forma.

Abraço,

Eduardo

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo, boa tarde!

Ajudou bastante sim, obrigado!

A parte mais comercial como: O SAP TDF atende todos os eventos é bem conhecida por nos, mas tem algumas informações importantes que preciso ter em mãos para encorajar a nossa implantação, como por exemplo: Qual a base de dados que devo sanar para atender os eventos do TDF? Voce tem alguma informação desse tipo?

Eu quero dizer, quais campos standards conhecidos no mapeamento feito pelo TDF para o e-social que devo garantir que estejam sendo preenchidos? Sem isso não consigo nem ao menos medir o escopo de campos Z que eu uso e deveriam ser standards, não consigo saber se meu processo pode atender 100% entende?

Abraços e obrigado pela dedicação.

tiago_camargo
Explorer
0 Kudos

Oi André,

O SP4 do TDF saiu com uma versão beta do eSocial com o Layout 2.0. Chegou a testa-la?

No seu cenário, o sistema HR é o SAP HCM? Ainda não temos a integração com o SAP HCM finalizada, mas seguiremos o que for mapeado pelo SAP HCM no cenário híbrido SAP HCM+TDF.

Espero ter ajudado.

Abraço!

Tiago

Former Member
0 Kudos

Fala Tiago, tudo bem!?

Obrigado pela dica, não chegamos a testá-la, mas com base na sua indicação vamos iniciar o teste nesse ambiente na proxima segunda.

Aqui o sistema é o HCM sim. Vamos ver a resposta do TDF no layout 2.0 entao e ja aproveitar pra mapear os campos utilizados no processo do TDF.

Abraços e obrigado.

Answers (0)