Skip to Content
avatar image
Former Member

Contingência SAP NFe

Pessoal,

Algum de vocês já tiveram a experiência de precisar desenvolver algo para emissão de NFe em casos extremos? Exemplo: SAP down, GRC down.... o cliente informa que só saberá o último número de NFe.

Este cliente usaria o emissor da Sefaz e depois gostaria de voltar essas emissões ao SAP e GRC sincronizando. (estoque, contabilizações, livros.. etc)

Obrigado,

Bruno

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

1 Answer

  • Oct 22, 2015 at 11:50 AM

    Bom dia Bruno

    Temos aqui uma contingência fora do SAP, vou tentar lhe explicar resumidamente como funciona.

    Em nosso processo normal, a maior parte das NFes emitidas são criadas através de um idoc.

    O sistema de controle de produção envia para o ECC através de um idoc o que deve ser faturado (ordem de venda, item, quantidade dentre outras informações), assim o embarque é criado, o post goods issue é feito e billing document é criado.

    Porem para situações extremas (ECC down), preparamos o sistema de controle de produção para emitir as NFes. Na verdade, ele apenas imprime o danfe em papel moeda (FS-DA) e gera a chave de acesso, utilizando uma série diferente das notas normais.

    Então, quando o ECC estiver no ar novamente, nosso sistema de controle de produção gera o mesmo idoc, mas acrescentando a chave de acesso criada e com a informação que foi uma NFe em contingência e o processo segue conforme nosso processo normal de NFes que expliquei acima.

    A diferença é que desta vez, temos a chave de acesso também (série, número da nota, tipo de envio, número randômico e digito verificador), então forçamos o SAP a utilizar as informações que já foram passadas invés de utilizar a numeração normal.

    Infelizmente não tenho detalhes técnicos para lhe passar, visto que eu apenas “desenhei” como seria o processo, a parte técnica (desenvolvimento) foi feita na matriz americana.

    Se ajudar sei que temos alguns enhancements na badi ZJ_1B_RANGE_NUMBER e método IF_EX_J_1B_RANGE_NUMBER~PRINT_CONFIGURATION para que aceitem a numeração que estamos passando.


    Inicialmente pensamos em tentar utilizar o emissor do governo, porem o processo precisaria ser tudo manual tanto a criação da NFe no emissor, quanto a adição dela no ECC mas, como todo processo manual isso abriria margem para muitos erros, então preferimos fazer assim, é um pouco mais complicado, porem evitamos falhas.

    Espero ter ajudado e não complicado mais tentando explicar.

    At.te,

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded