cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Importação

former_member361810
Participant
0 Kudos

Prezados,

Por favor, vocês poderiam informar se existe alguma documentação sobre importação, utilizando MM?

Preciso identificar nos passos do processo de importação, o que é atendido de forma automática e o que deve ser manual.

Obrigado.

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

JarleiN
Active Participant
0 Kudos

Oi Raphael,

Olha so: O grande impacto de importacao sao os documentos (DI), que precisam ser controlados.
No pedido de compra, nao temos impostos.

Entao, se estas disposto a controlar por Excel, manda bala - como o Chagas comentou, tem suporte, talvez tenhas que complementar com algum aspecto na price.

Outros sistemas:

Existem sistemas de apoio, ja trabalhei com o EASY e o PW.CE e um outro desenvolviddo por uma consultoria.

Acabei de implementar o SAP em outra empresa utilizando a importacao, tudo std, porem com apoio do velho e bom excel - isto depende da tua quantidade de importacao.. o volume pode definir para ter um processo melhor.

former_member361810
Participant
0 Kudos

Obrigado Pessoal,

Jarlei,

Em relação a este processo que você implementou std, você conseguira compartilhar alguma documentação, mostrando quais seriam estes passos?

Quando você fala em trabalhar com excel, seria para suportar o processo de nacionalização, gerando a nota importando por Excel?

Obrigado.

JarleiN
Active Participant
0 Kudos

oI Raphael,

Os passos estao no Best Practives Baseline Package, ID 167 (use o 1.606 que da suporte a localizacao Brasil) - SAP Best Practices Baseline packages – SAP Help Portal Page

Os passos sao os mesmos do std utilizando a ME21N, porem eh normal crair um pedido de compra para importacao (documento tipo NBI ou outro IMP, o nome podes escolher que se adapte a algum padrao interno da tua empresa).

Deves verificar se tu teras um broker (melhor ter), que ira tratar da parte burocratica (desembaraco na alfandega, documentacao, tratativa com o trader, etc), e ele tera acesso ao teu SAP (ja tive empresas com o broker dentro da Empresa, como terceiro, auxiliando nesta operacao), e Broker externo a Emrpesa (fornecendo toda esta documentacao para apoio ao processo). Isto eh muuuiiiot importante.

Tens que alterar o formulario do pedido de compra para a lingua da Importacao, em algumas empresas, definimos Nacional eh PT e qualquer fornecedor fora do Brasil sera Ingles (isto pode ser automatico ou podes associar o tipo de formulario no momento de salvar a PO). em outras empresas, um formulario para cada lingua (tive uma empresa que comprava da Russia, China, Japao e Alemanha, entao um formulario para cada lingua - decisao da Empresa). Isto pode ser feito em SmartForms pelo teu ABAP.

Depois disto, MIGO e MIRO - porem teremos debitos complementares, onde iras utilizar a MIRO, DEBITO POSTERIOR para entrar as despesas complementares, como despesas com o Broker, frete, etc.

Tambem verifica o momento de emissao da nota para buscar a mercadoria na alfandega - em Manaus, nao eh necessario esta nota, somente a documentacao da DI.

Se nao me engano, tens ate 90 dias para buscar a mercadoria no deposito da alfandega, se passar disto, eh muita - existe uma facilidade onde podes estender para 180 dias, se nao me engano, deves reconhecer o deposito como sendo da tua empresa.

former_member361810
Participant
0 Kudos

OK. Obrigado.

Answers (5)

Answers (5)

Former Member
0 Kudos

Senhores,

Estamos trabalhando com o Business One 9.1 para importação e venda de mercadorias.

Não tivemos problemas até que apareceu uma situação onde um caminhão não foi suficiente para carregar toda a mercadoria contida na DI.

Para atender a legislação brasileira tivemos que emitir uma nota relativa à totalidade da mercadoria e notas parciais com os conteúdos de cada caminhão.

A dificuldade é que as "notas filhas" incrementaram em duplicidade o estoque.

Gostaria de saber como os senhores resolvem esta situação no SAP B1,

Alguma ideia?

Former Member
0 Kudos

Poderia aproveitar esse tópico?

Aqui no meu cliente, a transação de SISCOMEX faz a Nota Fiscal de Entrada de Importação, pela MIRO, só que quando vamos receber a o material importado precisamos fazer a MIGO, só que o SAP não deixa da entrada, pois entendo que 3° Sim a partir do momento que você emiti a nota fiscal o SAP já considera que o material está no seu estoque.


Como posso contornar isso ?

JarleiN
Active Participant
0 Kudos

Oi Allan

Qual a transacao estas utilizando ? MIRO com debito subsequente ?

Sugestao: Abre um outro topico, com este esta respondido, acho que fica melhor iniciar outro assunto.

: O que achas ?

Former Member
0 Kudos

Para a Nota, a própria MIRO, mas não como  debito subsequente, pode ser isso, vou testar.
Caso não der certo, eu abro uma nova thread.

Valeu .

JarleiN
Active Participant
0 Kudos

Allan, nao esquece de avaliar com o teu Controller esta entrada...se ele quer que isto faca parte do custo do produto.

Former Member
0 Kudos

Interessante... dei uma olhada na documentação do Best Practices atualizada para versão 607 e aparece agora o processo. Olhando... o documento não considera nem o lançamento de NF-e!

Abraço

Eduardo Chagas

former_member361810
Participant
0 Kudos

No fluxo do processo realmente não aparece a emissão da nota.

Já na documentação do processo eles descrevem a emissão pela writer.

Former Member
0 Kudos

Raphael,

Grande parte dos clientes utilizam a solução PWCE que é totalmente integrada ao erp.

Former Member
0 Kudos

Oi Raphael

A SAP não suporta hoje os processos de comercio exterior. Você irá encontrar na localização muitos campos em função dos documentos fiscais mas isso não quer dizer que o processo seja suportado. O que o pessoal faz é sempre uma adaptação ou contrata uma solução de parceiro.

Abraço

Eduardo Chagas