Skip to Content
avatar image
Former Member

PI Scenarios - Uso de BC/BS para Homologação e Produção

Olá pessoal, tudo bem?

Tenho uma dúvida que acredito estar mais relacionada a Boas Praticas.

Lá no começo da NFe, quanto tinhamos o processo do "paralelo", aprendemos a fazer a configuração do PI usando diferentes Business Component para Homologação e Produção, o TpAmb para determinar qual ambiente receberá a Mensagem.

Gostaria de saber se vocês ainda estão configurando os cenários dessa forma, duplicando a estrutura de canais em Homolog/Prod.

O cenário de NFESC por exemplo, eu até concordo que é bom termos as duas possibilidades, até porque em testes de NFe Incoming normalmente usamos XMLs emitidos pela SEFAZ Prod, mas quanto aos outros eu gostaria de saber se ainda vale a pena ter essa estrutura no PI.

Como vocês tem feito nas implementações mais recentes / qual a sugestão?

Obrigada,

Daniela

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

1 Answer

  • Best Answer
    Apr 13, 2015 at 08:16 PM

    Boa tarde Daniela,

    Ao meu ver, a configuração dos dois ambientes da SEFAZ (Hom/Prod) em um mesmo ambiente PI (Dev, por ex) é desnecessária e acaba dobrando o esforço de configuração e é passível de erro.

    Após a primeira implementação, onde usei essa prática descrita por você, vi que não fazia sentido, já que após o transporte dos objetos de DEV para QAS, tive que refazer toda a configuração de canal de comunicação duas vezes (Homologação e Produção). Quando transportei para Produção, o mesmo tormento. Os canais produtivos em DEV/QAS nunca foram utilizados -- ainda bem, pois isto é o correto. O mesmo em produção -- canais de homologação nunca foram utilizados e apenas serviam de peso morto no ambiente.

    Agora, se na sua empresa você possui alguma ferramenta de transporte dos objetos do Directory que leva todos os canais de comunicação com os seus devidos valores, sem ter a necessidade de preenchê-los logo após o transporte (tenho isso no cliente atual - viva a API do Directory), aí as coisas mudam de figura.

    A recomendação que eu dou é de sempre configurar os cenários da maneira mais simples e genérica possível (Srv_SEFAZ_SP ao invés de Srv_SEFAZ_SP_HOM), utilizando a última versão do PI e configurar os cenários utilizando ICO.

    []'s

    JN

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member

      Obrigada José Nunes,

      Realmente é um peso morto como você mesmo disse.

      Vamos migrar para o PI 7.4, usando ICO e quero aproveitar para retirar essa duplicação de objetos e de trabalho.

      Infelizmente não temos aqui a API do Directory, então eu devo deixar as duas opções ativas apenas para o NFESC de Consulta de Status da Nota, para todos os outros não.

      Att,

      Daniela