Skip to Content
avatar image
Former Member

Agrupando itens idênticos na ENTREGA DE MERCADORIAS

Caros experts em SAP B1,

Bom dia!

Estou com um problema relacionado a um processo realizado nos documentos PEDIDO DE VENDA e ENTREGA DE MERCADORIAS e gostaria da preciosa ajuda de todos vocês.

Uma empresa que atua no segmento de máquinas automáticas realiza o seguinte processo:

  1. 1. Durante o dia vários usuários abastecem de forma física as máquinas automáticas com estoque de produtos diversos, repondo estoques que estão faltantes;
  2. 2. Durante o processo de abastecimento estes criam um PEDIDO DE VENDA no SAP B1 APP Android do SAP Business One, lançando o PARCEIRO DE NEGÓCIOS da própria empresa e os ITENS que foram abastecidos nestas máquinas, nas quantidades definidas;
  3. 3. Ao final do dia um usuário acessa o SAP B1 e acessa a ENTREGA DE MERCADORIAS, e utilizando a função de COPIAR DE, copia todos os PEDIDOS DE VENDA para uma ENTREGA DE MERCADORIAS para realizar emissão de NF-e junto à SEFAZ;

O problema que está acontecendo é que, no momento desta cópia, vários itens são copiados de forma duplicada (Exemplo: Em um universo de 10 máquinas automáticas, a marca de refrigerante A foi abastecida nas 10 máquinas no dia de hoje, isto gera 10 linhas com o mesmo item nas quantidades abastecidas em cada máquina).

O SAP Business One fornece uma visualização de resumo para eu visualizar os itens concatenados, mas no salvamento, os registros do SQL são separados item a item. Existe alguma forma de realizar este agrupamento no padrão oferecido pelo SAP Business One? Alguém vivenciou o mesmo problema e buscou outra solução alternativa para o processo?

Agradeço pela colaboração!

Leandro Martins

Consultor SAP Business One

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Follow
  • Get RSS Feed

3 Answers

  • Best Answer
    Feb 03, 2015 at 08:09 PM

    Boa tarde Leandro, o SAP Business One não consolida as linhas devido a rastreabilidade e da arquitetura do banco de dados, onde foi criada uma lógica que no documento de destino é apontado os dados do documento base, este referenciamento de documento de origem no documento de destino é feito nas linhas do documento de marketing, dispondo de apenas uma "coluna" (permitindo referencia a apenas 1 documento) na "tabela" para referenciar o número do documento base e uma "coluna" para o número da linha no documento base, a exemplo disto na INV1 temos:

    INV1.BaseEntry => Faz referencia ao DocEntry do documento base

    INV1.BaseLine => Faz referencia ao LineNum do documento base

    Logicamente que isto seria possível de ser solucionado criando uma tabela de ligação com N para N mas não houve uma normalização do banco de dados neste sentido. Não acredito que isto será modificado.

    Espero ter colaborado.

    Abraço,

    Rodrigo da Costa Feula

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member

      Rodrigo,

      Bom dia!

      Realmente, você está certo! Eu até já sabia deste processo de ligação entre os documentos de marketing (que inclusive alimentam processos como o MAPA DE RELAÇÕES) mas quis colocar a questão para que outras pessoas sugerissem soluções alternativas.

      Como não há este ponto, encerro a questão.

      Leandro Martins

      Consultor SAP Business One

  • avatar image
    Former Member
    Feb 03, 2015 at 10:28 AM

    Bom dia Leandro Martins dos Santos

    Creio que não terá como inserir no banco de dados do jeito que está precisando, pois o modo resumido que o SAP B1 permite visualizar, é somente na interface UI do sistema. O insert no banco será linha a linha mesmo, pois cada linha copiada para a entrega está referenciada ao documento de origem, no seu caso os "pedidos de venda".

    Att
    Everton Silva

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

  • Feb 03, 2015 at 06:31 PM

    Boa tarde Leandro,

    essa repetição de peças produzidas ocorre onde eu trabalho, mas não entramos com pedido de venda, e sim com Ordens de Produção,,, ou seja,, toda produção, vai entrando OP, pode entrar 50 ops com 10 peças cada,, que no total deu 500 peças,, o pedido utilizamos só no setor de vendas, vai ter um único item com 500 peças pra ser faturado.

    Uma sugestão no seu processo é o software android abrir a OP e já encerrar, entrando com o item no estoque, que na realidade é o que ocorre certo, a maquina produziu, entra OP, encerra OP e entra estoque.

    Também usamos o picking,, assim consigo ver se o pedido foi 100% atendido pra ser faturado.

    Abraço

    Fabio

    SAP 9.0 PL15

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member

      Fábio,

      Em meu caso, não será possível utilizar esta metodologia. Isto porque no processo citado os usuários já preenchem os dados no PEDIDO DE VENDA e já estão capacitados no processo. O processo de PRODUÇÃO provavelmente não aderirá ao processo atual.

      Leandro Martins

      Consultor SAP Business One