cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

FAGL_FC_VAL

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Olá Pessoal,

Gostaria de compartilhar um problema que encontrei:

Quando a conta está configurada nos dados mestres "FS00" com a opção SALDO EM MOEDA INTERNA ativada e o usuário executa a  variação cambial (FAGL_FC_VAL) com a opção marcada "criar  lançamento" ( nenhum resultado é exibido, pois a opção  SALDO EM MOEDA INTERNA deve estar desativada na FS00) provoca um problema na avaliação da mesma conta após a desativação do SALDO EM MOEDA INTERNA na FS00. A variação cambial não localiza o saldo anterior a modificação na FS00.

Os lançamentos pós configuração na FS00 são exibidos e avaliados com sucesso, porém o saldo anterior não são avaliados, ou seja, o montante avaliado não corresponde o saldo em moeda na FAGll03.

Percebi que quando executamos a variação cambial com a opção "Criar lançamento" compromete o saldo da avaliação quando a conta é alterada.

Alguém já passou por isso?

Obrigado.

< Editado pela Moderação: Conteúdo em outro idioma removido >

Message was edited by: Fernando Ros

Accepted Solutions (0)

Answers (2)

Answers (2)

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Israel,

Se a conta está definida para Somente saldo em moeda interna então ela não sofrerá reavaliação, já que seu saldo será sempre na moeda local.

Se você deseja modificar esse indicador e possui lançamentos em moeda estrangeira, aí é um problema. Só vai funcionar se você refizer os lançamentos antigos.

Essa é a recomendação da nota da SAP abaixo.

38978 - Change 'Balances only in local currency' indicator

Você também pode criar uma nova conta. Com saldo zero, não haverá problema nenhum.

Att.

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Marssel,

Havia SALDO los Moeda Estrangeira na Conta, porem Este Saldo FOI transferido par Uma Conta Pará que Uma configuracao nsa Dados mestres Fosse efetuada (desflegar Uma Opção de Saldo los Moeda interna na FS00). Apos Uma alteração o Saldo FOI devolvido à Conta de Origem, porem AO executar hum FAGL_FC_VAL Este Saldo de: Não avaliado E, SOMENTE Lançamentos posterior a Edição da Conta.


A Há alguma forma fazer Saldo anterior ser avaliado?


Em anexo coloquei a configuração da OB59 para o método de av. EVR -  Gostaria de saber se a opção  Especif. categ.tx. cambio a part saldo cta deveria estar marcada ao invés da Definir ctg. taxa. cambio da ref. fat ? Isso teria alguma coisa a ver com o problema?


Abraços

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Alguém sabe qual o programa que restrutura as partidas feita no razão para moeda interna?

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Olá Israel,

Na OB59 não tem problema nesse caso, já que você quer rodar em moeda interna. Seria o caso a opção  Especif. categ.tx. cambio a part saldo cta para casos em avaliação de moedas estrangeiras. 

Analisei outra nota da SAP e não tem notícias animadoras neste seu caso. A SAP não oferece nenhuma solução standard para essa situação.


1707065 - No valuation takes place in SAPF100 / FAGL_FC_VALUATION


Recomendo você realizar a avaliação manualmente para o passado ou passar a utilizar uma nova conta. Se você quiser investigar mais a fundo a situação, pode reportar um erro no suporte SAP.



israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Marssel,

Obrigado pelo retorno. Eu solicitei que a TI do cliente que abrisse um chamado na SAP, pois não encontrei nenhum solução standard.  Utilizar outra conta o cliente não aceitou a proposta. Essa avaliação manual seria pela F.05?

Abraços

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

Achei um material que explica como avaliar a moeda manualmente. Como não estou no cliente farei quando estiver.

Posting Valuation Differences Manually - Posting Business Transactions in General Ledger Accounting ...

Abraços

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Israel,

basicamente é a movimentação dos valores pela FB50 ou FB01 nas contas de variação cambial. É o caminho mais fácil, e deve ser por isso que não se oferece alguma solução standard, já que em poucos minutos o ajuste é realizado.

abraço

israel_meloramos
Explorer
0 Kudos

O que pode acontecer é que o usuário não conseguirá executar a  avaliação pela FAGL_FC_VAL, pois o saldo nunca baterá com a FAGLL03

former_member182114
Active Contributor
0 Kudos