Skip to Content

Lançamento fora do mês de apropriação da Ordem

Bom dia a todos,

Sou novo aqui no fórum e com pouca experiência em CO, assim, desde já peço desculpas se a postagem ou o local da mesma não estão corretos.

O problema:

Foi criada uma ordem de produção no mês 04/2014. A mesma foi encerrada no mês 04 e parte dos seus custos foram apropriados neste período conforme deveria ser. Porem, atrelado a esta ordem foi gerado (emitido) um documento de faturamento (com data do mês 04, emissão) que por sua vez foi pago e lançado somente no mês 06, fazendo com que seu custo fosse apropriado para o produto somente neste mês, 06.

Ao meu ver, o processo foi incorreto (lançamento deveria ser feito dentro do período da ordem, mês 04), porém o sistema agiu corretamente, lançando o o custo para o mês em que foi efetuado o lançamento, mês 06.

O problema é que a área de custos esta me questionando sobre o sistema bloquear este lançamento, mesmo tendo reconhecido que o lançamento foi incorreto.

Haveria a possibilidade de bloquear lançamentos que estejam atrelados a alguma ordem já encerrada, ainda que seja através de user exits, uma vez que o sistema é standard? (Teria que identificar essa relação FATURAxORDEM na hora do lançamento, não sei como).

Outra coisa: ainda que seja possível, convém fazer esse bloqueio?

Desde já agradeço a todos!

Add comment
10|10000 characters needed characters exceeded

  • Get RSS Feed

1 Answer

  • Best Answer
    Jul 22, 2014 at 04:27 PM

    Olá Gleisson,

    Você administra os lançamentos em CO abrindo e fechando período pela OKP1?

    Verificou o status de lançamento da ordem (KO02, aba controle)? Após o encerramento técnico, não é possível efetuar nenhuma modificação de planejamento.

     

    Após o Encerramento da ordem não é permitida nenhuma operação relevante para custos.


    Uma vez encerrado a ordem temos ainda a opções de retornar para encerramento técnico.

    Abs,

    Gabriel

    Add comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Olá Gabriel,

      Desde já agradeço sua atenção sobre minha dúvida.

      Não administro os lançamentos, o pessoal de custos quem os administra, mas é pela OKP1 mesmo, confirmei com eles e informaram que foi feito corretamente.

      Exibo a ordem pela CO03 (Na KO02 não é possível, fala que não é uma ordem interna) e verifico que a Ordem consta os seguintes status:

      Status sem n° status:

      FECH Ordem Fechada

      Status do sistema

      Stat Txt.

      ENTE Concluído tecnicamente

      CNPA Confirmado parcialmente

      CAPC Cálc.previs.custos efetu

      DMNV Disponibil.material não

      FRNP Fornecido parcialmente

      MOME Movimento mercadoria efe

      NOLQ Norma liquidação registr

      ORSL Ordem admin.em lote

      Ainda assim, assim o documento emitido no mês 04 foi pago apenas no mês 06 e o sistema permitiu mesmo sendo essa operação relevante para custos. Isso que tem me deixado sem argumentos com a área de custos (sou novo e tenho pouca experiência).

      Mesmo a ordem estando tecnicamente encerrada e com status FECH existe outro encerramento mandatório que deveria ocorrer para não permitir essa operação?

      Mais uma vez agradeço.