cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Devolução do Processo Intercompany

nilocraig
Explorer

Prezados,

Temos configurado um processo Intercompany para venda entre empresas do mesmo grupo.

O processo foi configurado com o cenário MM/SD (saída via movimento 643 e entrada via 101).

Nos casos onde existe a necessidade de uma devolução, no centro destino fazemos o movimento 122, e criamos uma devolução via SD com referência à fatura de saída gerando o movimento 644.

Temos uma situação onde foi criada a saída, a nota fiscal foi gerada, mas a mercadoria não saiu da empresa, ficando pendente a entrada no destino.

Decidiram depois de alguns dias que não iriam mais enviar a mercadoria e como a nota fiscal não podia mais ser cancelada (devido ao limite de 24 horas), fizeram uma devolução via SD com referência, gerando o movimento 644.

O estoque ficou OK e o fiscal também. O problema é que o pedido continua pendente como uma necessidade na MD04 e nos relatórios de compras.

Se eu tento finalizar o pedido (marcando remessa final), o sistema emite o erro: "Código de remessa final não pode ser fixado para item 00010", pois ele entende que o total das quantidades nas remessas não é igual ao total da entrada de mercadorias.

Debugando descobrimos que ele faz isso pois varre a tabela EKBE (histórico de pedidos) e vê que a remessa de SD não foi cancelada. A remessa não pode ser excluída pois a nota fiscal não pode ser cancelada.

Vejo que uma das alternativas seria incluir a remessa de entrada no histórico da EKBE, mas não vi onde consigo fazer essa associação no SAP.

Alguém já passou por esta situação?

Obrigado,

Nilo Craig

Accepted Solutions (0)

Answers (1)

Answers (1)

glauco_yamaguchi
Discoverer
0 Kudos

Estou com o mesmo problema na Cia. Foi aberto um chamado na SAP mas estamos cogitando dar entrada no destino e efetuar ajuste de inventario com demais acertos contabeis.

Alguma sugestão?

nilocraig
Explorer
0 Kudos

Glauco,

No nosso caso o estoque, contabilidade e fiscal ficaram todos OK, pois o movimento de retorno foi efetuado. O problema ficou só na necessidade da MD04.

Dei uma olhada no processo standard SAP e pelo que entendi o correto é utilizar o conceito de pedido de devolução (http://www.sapkt.com/index.php/sto/350-intra-plant-return-sto-with-two-step-delivery-process).