cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Operações diferentes com o mesmo cliente

Former Member
0 Kudos

Bom dia,

Trabalho na Ajinomoto e, recentemente, Apareceu uma necessidade de um usuário que para mim é novidade: 2 tipos de venda para o mesmo cliente e material, onde uma venda é com imposto e a outra sem imposto.

Esse cliente fica localizado no estado do PR, portanto, existe a venda para o respectivo com todas as tributações devidas e direitos fiscais condizentes com essas tributações. Porém, a novidade, é a venda para esse mesmo cliente sem imposto algum, onde os direitos fiscais e o CFOP também seriam diferentes, pois esse segundo tipo de venda se caracterizaria como uma "Venda equiparada a exportação".

O nosso departamento fiscal e Jurídico já avaliaram essa situação e disseram que o mesmo pode ser praticado, e agora eu fiquei encarregado de pensar na melhor solução para por em prática esse novo cenário.

Eu pensei em algumas soluções, porém, nenhuma delas agradaram muito a minha gestão, por isso, gostaria de saber se alguém já passou pela mesma situação e, se sim, que compartilhassem as soluções que praticaram em suas CIAs e/ou projetos.

Desde já obrigado!


Accepted Solutions (0)

Answers (6)

Answers (6)

Former Member
0 Kudos

Marssel e Marcio, obrigado pelo retorno.

Acredito que a criação de um novo tipo de documento de vendas, de fato, é o mais recomendável, até para que evite a alteração de campos importantes pelo usuário dentro da ordem de vendas. Vou sugerir essa solução internamente.

Muito Obrigado!

Abraços!

Gabriel Oliveira

marcioh_bell
Explorer
0 Kudos

Boa noite Gabriel,

sem pensar em desenvolvimento, uma vez que é uma operação para o mesmo cliente, com o mesmo material, eu criaria outro tipo de documento de vendas, sem dúvida nenhuma, até mesmo porque até o CFOP é diferente.

Caso você não queira criar outro tipo de documento, poderia também pensar em criar outra categoria de item, mas aí ficaria por conta do usuário a modificação manual na ordem de venda.

Independente da solução adotada, seria possível fazer a derivação do código de imposto e CFOP na J_1BSDICA, aí resolveria seu problema.

At.

Marcio H. Bell

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo,

Não entendi, o IVA que é determinado através da J_1BSDICA?

Former Member
0 Kudos

confesso que não entendi. O IVA não resolve?

Former Member
0 Kudos

Marssel, primeiramente muito obrigado pelo breve retorno!

Reforço que os impostos que precisaria modificar seriam somente o ICMS / PIS e COFINS.

Pela J1BTAX não há como pois o código de cliente e material seriam os mesmos para as duas operações (com e sem tributação de imposto), portanto, teríamos que alterar os registros das tabelas a todo o momento, ora para efetuar uma venda com os impostos, ora sem impostos e, para esse caso, precisaria de uma solução definitiva.

Eu também havia pensando, e até sugerido internamente, em criar dois cadastros de cliente, mas além dos impactos mencionados por você, ainda existe a não concordância de nossa auditoria interna, onde temos como regra a não criação de dois códigos de cliente com o mesmo CNPJ.

Vale lembrar que, a diferença das duas operações seria, não só nas taxas de impostos, mas também no CFOP e textos de lei (direitos fiscais).

O minha idéia era evitar mais um desenvolvimento, mas acredito que para esse caso não terei como escapar.

Abraços,

Gabriel Oliveira


Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Gabriel,

você teria que diferenciar um dos critérios da J1BTAX, como material. Se não teria que criar IVA's diferentes como dito abaixo pelo Eduardo. Aí você poderia montar o os impostos a serem lançados. Não é o mais indicado, pois perderia um pouco do processo automático, mas como uma exceção mais prática, seria uma boa.

Att

Marssel700
Active Contributor
0 Kudos

Gabriel,

Os impostos podem ser tratados como exceção na J1BTAX, porém o INSS é um problema nesse caso. O INSS é configurado apenas nas definições de Impostos Retidos na Fonte Ampliado (CBT-FI).


A criação da fatura também não permite modificação dos códigos IRF como na fatura de compras. Logo Você  teria que modificá-lo nas condições, já que não é recomendada modificações no cadastro de Cliente na geração da  fatura. Ocorreriam inconsistências no financeiro.


Outra idéia a ser avaliada é criar dois cadastros de clientes, pois não seria necessário desenvolver nem modificar nada. O problema é que é uma prática não recomendada devido a descentralização do cadastro em todos os setores.

Para automatização completa do processo, poderia ser feito um desenvolvimento conforme minha solução descrita no link abaixo. Seria selecionado os impostos de acordo com código do material através de uma modificação da condições.

Veja o item: GAP 004 – Imposto Retido na Fonte Ampliado – INSS 3,5%

Gaps Localização Brasil no #SITSP

Aguardo seus comentários,

Att