Skip to Content
author's profile photo Former Member
Former Member

PIS/COFINS - REVENDA - ICOR X SPED

Pessoal bom dia,

Estamos com um conflito em relação ao SPED x pis/cofins para revenda (Condição ICOR).

O problema é o seguinte:

Temos a condição ICOR marcada nos IVAS de MM para calcular a diferença do PIS/COFINS quando há o IPI na base de calculo para materiais de revenda.

Aplicamos a nota 1717837 - Flexible PIS and COFINS Base for FI/MM Tax Codes para tentar a justar a questão, porém mesmo assim o pessoal do SPED nos aponta erros nos valores unitários e percebemos que a diferença é exatamente o valor que conta na condição ICOR.

Já fizemos testes com ela ativada e desativada e sempre o valor continua o mesmo, sendo que os valores contábeis, e valores fiscais batem sem problemas, ficando somente o erro na geração do SPED.

Sei que essa questão a condição ICOR é muito antiga, porém necessitamos de uma ajuda para entendermos em qual lado teremos que ter codificação Abap para resolver essa questão, pois após várias notas aplicadas e inúmeros testes com e sem a condição, chegamos a conclusão que o standard para revenda com IPI não vai fechar nunca em algum dos lados.

Desde já agradeço a ajuda.

Abs.

Rodrigo.

Add a comment
10|10000 characters needed characters exceeded

Related questions

1 Answer

  • author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on May 22, 2014 at 11:23 PM

    Caro Rodrigo,

    Existem algumas Notas SAP sobre esse cenário de PIS/COFINS para Revenda:

    947218 - IPI value included in PIS COFINS base for resale

    1500647 - Resale - PIS COFINS value in Nota Fiscal does not include the IPI value - Accounting Document is as expected – MM (FAQ: PIS/COFINS for Resale Purchases)

    1063650 - Base amount for PIS COFINS by resale for IPI Contributor

    1088901 - PIS COFINS for resale duplicates amounts

    1717837 - Flexible PIS and COFINS Base for FI_MM Tax Codes (ver anexos desta Nota)

    Algumas Notas são mais antigas e atendiam à versão 4.6C.

    Outras são mais recentes e atendem ao cenário de Revenda sem nenhum impacto para as versões superiores a 6.0.

    Como o cenário de Revenda existe duas possibilidades de base de PIS/COFINS, com ou sem IPI, a SAP foi atualizando o sistema para atender a esses cenários, com isso a TAXBRA já tem as condições de PIS/COFIS com o resultado com IPI e sem IPI. O mapeamento das condições para a NF é que vai determinar qual a base será utilizada.

    A condição ICOR foi criada para atender ao cenário quando não havia a configuração pela tabela J_1BKON1MMVV (acesso pela SM30) para incluir o valor do PIS/COFINS no preço do produto na aba de condições e ficar igual ao preço enviado pelo fornecedor.

    Para as versões do ECC acima da 6.0, não é mais necessária a utilização da condição ICOR, pois na aba de condições do pedido de compras pode ser inserido o preço com PIS/COFINS e utilizar condições para obter o valor do ICMS e IPI e chegar no preço bruto.

    Sugestão: não utilize mais a condição ICOR e trabalhe com o preço no pedido com PIS/COFINS embutido e a configuração na tabela J_1BKON1MMVV (SM30) ou pelo SPRO (Contabilidade financeira (nv.)/ Configurações globais contabilidade financeira (novo)/ IVA/ Configurações globais/ Brasil/ Define quais impostos estão contidos em condições p/determinação preços MM)

    Espero sua resposta para saber se conseguiu resolver o problema.

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

Before answering

You should only submit an answer when you are proposing a solution to the poster's problem. If you want the poster to clarify the question or provide more information, please leave a comment instead, requesting additional details. When answering, please include specifics, such as step-by-step instructions, context for the solution, and links to useful resources. Also, please make sure that you answer complies with our Rules of Engagement.
You must be Logged in to submit an answer.

Up to 10 attachments (including images) can be used with a maximum of 1.0 MB each and 10.5 MB total.