cancel
Showing results for 
Search instead for 
Did you mean: 

Qual a melhor estratégia para realizar o SPED havendo dois sistemas emissores de NFe distintos

Former Member
0 Kudos

Boa noite pessoal,

Temos um desafio com um cliente e temos que fazer o SPED com NFe(s) em sistemas emissores distintos. Um é o SAP ERP e o outro é um sistema de caixa. Isso quer dizer, nenhum dos sistemas sabem quais e quantas nfes foram emitidas de cada uma. No entanto o pessoal da FI gostaria de rodar o SPED no SAP e querem importar estas NFe(s) do sistema de caixa dentro do SAP.

  • Qual a melhor estratégia para adcionar (lancar) no SAP todas as NFes que foram lancadas no sistema de caixa?

Uma idéia seria importar os XMLs do sistema de caixa, mas para isso teria que converter o XML (NFe) em estrutura abap.

Alguem sabe qual a Fuction Module do GRC NFe que le o XML e converte ele em uma estrutura abap? No processo de NFe Inbound é necessário transformar o XML em Abap-Object, mas infelizmente nao achei a function module.

[]os,

Felipe

Accepted Solutions (1)

Accepted Solutions (1)

gabriel_andrade
Explorer

Felipe,

O outro sistema tem função de gerar SPED?

O que fizemos aonde trabalho, quando algumas das plantas ainda utilizavam um sistema legado (que também gerada SPED), foi comprar um sistema à parte, que consolidava vários SPEDs em um só.

Não era caro esse sistema, certamente mais barato que um desenvolvimento grande ABAP dentro do SAP. Porém, vai depender se o seu outro sistema gera SPED ou não.

Abraço,

Gabriel

Former Member
0 Kudos

Boa tarde Gabriel,

Obrigado pela proposta.

Nós temos o seguinte cenário:

  • (Matriz) SAP ERP emite NFe(s) para Clientes B2B - SAP
  • (20 Filiais em todo Brasil) Sistema de Caixa emite NFe tanto para B2B quanto para B2C:

O setor de FI do cliente gostaria no entanto de ter todos os lancamentos dentro do SAP e assim podendo gerar o SPED em um sistema singular.

Mas gostei muito da ideia de comprar um sistema para consolidar os SPEDs e vou propor esta ideia também.

Você lembra o nome deste sistema?

Muito obrigado!

Felipe

gabriel_andrade
Explorer
0 Kudos

Felipe,

Quem estava cotando isso era uma colega de trabalho, ela está de férias mas se eu conseguir encontrar o nome eu te passo.

Sobre a sua outra hipótese, de importar as NF-es no SAP, só não entendi como vc lançaria essas NF-es, pois o SPED pega das tabelas standard do SAP, e no caso de SD pega também informações do Livro de Saída.

Não acho que seja possivel simplesmente importar essas NF-es para as tabelas standard como se elas tivessem sido emitidas a partir do SAP.

Posso estar enganado, mas se você fosse realmente importar os dados para dentro do SAP para depois gerar o SPED consolidado, imagino eu que teriam que ser todas tabelas Zs e também muito desenvolvimento ABAP dentro das rotinas do SPED.

Por isso que nesse caso talvez contratar uma empresa para desenvolver um consolidador em alguma outra linguagem como Java, .NET, etc, fique mais barato

Abraço,

Gabriel

Former Member
0 Kudos

Respondi lá no post do Eduardo.

Answers (1)

Answers (1)

Former Member
0 Kudos

Oi Felipe

Você tem duas filias emitindo notas em sistemas distintos ou você quer dizer mesma filial emitindo nota em dois sistemas?

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo,

Obridado pela ajuda.

Nao, nós temos uma Matriz que emite NFe(s) via SAP e varias filiais que usuam um sistema de caixa que também emite NFe(s).

  • (Matriz) SAP ERP emite NFe(s) para Clientes B2B - SAP
  • (20 Filiais em todo Brasil) Sistema de Caixa emite NFe tanto para B2B quanto para B2C:

Gostei muito da idéia do Gabriel, mas digamos que o pessoal de FI de nosso cliente decidisse eventualmente pela integracao e teriamos que lancar as NFe(s) das filiais no SAP. Qual seria o melhor método?

Estava pensando em usar a interface (Function Module) do NFe Inbound. Mas nao achei a FM que converte o XML em Abap-Object. Você sal qual é? Ou você teria uma idéia melhor?

Muito obrigado!

Felipe

Former Member
0 Kudos

é uma questão a ser avaliada com cuidado. Antes eu avaliaria pq não colocar todas filiais no SAP!? rsrsrs

A questão de jogar tudo no SAP é que você irá ter que montar toda essa interface não se de nota mas contabilização, dados mestres, etc. A SAP tem ferramenta pra isso.

Outra seria mesmo você seguir a sugestão do Gabriel. Existem diversos sistemas fiscais que fazem isso. Eu sugiro você dar uma olhada no TDF da SAP! Pois uma vez que você migre todas as filiais para o SAP vc vai ter uma interface standard sem contar que roda no hana.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Acho que devo explicar melhor a situacao.

A idéia do Gabriel é até agora a melhor, sem dúvida nenhuma. Mas todos nós conhecemos os nossos clientes e as vezes eles nao optam pela melhor solucao. O que eu quero propor para eles sao as opcoes, nada mais. Neste caso vamos indicar a idéia do Gabriel como preferencial.

Eduardo, vc nao vai acreditar, mas já configuramos as filiais (20 Business Places) no SAP e de repente descobrimos que o sistema de caixa nao possui uma interface boa para o SAP. O sistema de caixa nao foi uma decisao nossa, pois já é usado mundialmente por nosso cliente.

Este sistema de caixa (xStore) está dificultando muito nossos planos, pois queriamos emitir todas as NFe via SAP/GRC NFe que por fim já esta configurado.

O sistema de caixa nao possui uma interface na hora de emitir uma NFe com o SAP, mas sim uma interface com um outro sistema de mensageria (G2KA) que nao esta incluido no "pacote" e eles estao forcando nosso cliente a comprar este sistema de mensageria. Na verdade eles nao tem outra opcao.

E por questoes "inexplicaveis" a Micros (xStore) nao tem vontade nenhuma de criar uma interface para o SAP, portanto temos que achar uma solucao para este desafio, se por acaso nosso cliente optar pela integracao.

Eu nao acho que a integracao seria uma implementacao "hercules" no SAP. Nós poderiamos usar algumas funcoes do NFe inbound para nos ajudar. Por exemplo para converter o XML em Abap-Object e depois via Badi (NFe Writer) lancar a NFe. Pronto e tudo Standard. Talvez esteja totalmente errado. Mais alguma ideia, ou crítica?

Muito obrigado pelas sugestoes Gabriel e Eduardo!

Felipe

gabriel_andrade
Explorer
0 Kudos

Olá Felipe!

Sim, isso acontece muito... queremos implementar a melhor opção e o cliente nos "breca"...

Sobre a sua idéia de fazer as notas via Writer pela Badi, existe um problema com isso.

Quando você faz uma Writer, ela gera numeração de NF-e automaticamente e vai para a Sefaz para ser autorizada.

Ora, se a NF-e de saida ja foi emitida, não pode ser emitida novamente, correto? Nem vai ter a mesma numeração, pois não pode ter numeração duplicada na SEFAZ.

Por isso, a meu ver essa solução não seria viável para o SPED

Abraço!

Gabriel

Former Member
0 Kudos

Oi Gabriel,

É possivel sim vc criar uma NFe já autorizada usando a BAPI BAPI_J_1B_NF_CREATEFROMDATA.

Minha dificuldade é na verdade extrair as informacoes do XML (NFe) do outro sistema. Se eu consigo isso de uma forma facíl é só eu parametrizar corretamente a BAPI e tadaaaa tenho ela lancada no sistema.

Será que alguem conhece uma FM que converte o XML (NFe)  em abap objects? No Inbound NFe (GRC) deve ter alguma FM que faca isso.

Mas a sua proposta de usar um sistema para fazer o Merge dos arquivos será preferencial. Meu objetivo é oferecer ao cliente duas opcoes.

Grande Abraco,

Felipe

gabriel_andrade
Explorer
0 Kudos

Ah, ok... não sabia que existia essa opção! Espero que utilizando esse FM, ele também inclua no Livro de Saída os valores.

Achei uma resposta do sobre esse assunto:


"Boa noite Miguel,

você pode fazer uma engenharia reversa nessa mesma função, só que partindo da chamada de proxy de assinatura digital, que é onde ele gera o XML da NF-e.

Então, no caso de NF-e 2.0, você faria a sua análise assim:

1 - /XNFE/006_SIGN_NFE_OUT : nesta função ele termina o preenchimento do XML no seu formato final. Com isso, você tem a relação tag do xml -> estrutura da função.

2 - /XNFE/NFE_CREATE : aqui é onde ele passa os parâmetros de entrada da função PARA as tabelas e estruturas da função /XNFE/006_SIGN_NFE_OUT. Basta montar o relacionamento entre os parâmetros da função anterior com os dessa função e você terá a relação tagxml -> parametros /XNFE/NFE_CREATE

Caso você não tenha experiência em ABAP, peça a ajuda de um.

Espero ter sido claro.

[]'s

JN"

Former Member
0 Kudos

Existe uma função pra fazer um parser do XML mas você consegue usar somente se você tiver licença da automação.

Curiosidade vocês já possuem o SAP NF-e e irão licenciar outra mensageria? O SAP NF-e se comunica com qualquer solução no outbound.

Abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Sim temos a licenca de inbound e podemos usa-la. Qual é o nome da funcao?

A respeito ao sistema de mensageria é exatamente isso! Nós nao queremos, e gostariamos de usar o GRC mas a Micros está difcultado a decisao, porque esta rolando algum interresse desconhecido por nós.

Grande abraco,

Felipe

Former Member
0 Kudos

Só esqueci de dizer que ela está no SAP NF-e... /XNFE/NFE_TRANSFORMER.

Até olhei agora... por cima ela não valida se tem automação ativada. O que vc talvez possa fazer é copiar para o ECC.

abraço

Eduardo Chagas

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Obrigado!

[]os,

Felipe

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Olá Felipe,

Nós já fizemos esse tipo de solução em alguns clientes, antes da SAP ter a automação pronta... a parte do parse do XML foi feita "na mão" (com as funções do inbound você resolve isso). Lembre de uma parte muito importante que é realizar o de-para de unidades de medida...

Além disso, sobre a criação da NF-e no SAP, pode usar a BAPI mencionada anteriormente, se não me engano você precisa ter o intervalo de numeração configurado com o flag de numeração externa marcado, senão o SAP tentará numerar essa NF-e. Possivelmente também terá que ter um bloqueio para que a NF não seja enviada ao GRC, mas isso é fácil

Se conseguir mais informações sobre isso, complemento aqui.

abs,

Eduardo Hartmann

Former Member
0 Kudos

Olá Eduardo,

Obrigado por seu comentário. É bom saber que temos duas possibilidades de chegar ao mesmo objetivo. Um usando um software para consolidar os SPEDs e outro pela integracao com SAP.

Vamos ver por qual o cliente vai decidir

Grande abraco e mutio obrigado mais uma vez,

Felipe

eduardohartmann
Contributor
0 Kudos

Oi Felipe, td bem?

Achei esse thread novamente, vi que faltou colocar a FM que já foi usada num cliente: SRTUTIL_CONVERT_XML_TO_FTABLE

Essa foi a responsável por ler arquivos XML para criar NF-es no SAP - como ainda não tem automação de entradas eles fizeram a implementação de diversas rotinas de automação a partir do XML.

Espero que ainda possa ser útil

abraço,

Eduardo Hartmann

Former Member
0 Kudos

Oi Eduardo,

Nunca é tarde para nada. Já anotei a FM que com certeza nos ajudará em varios projetos.

Muito obrigado pela informacao

Saludos de Valencia,

Felipe