Skip to Content
author's profile photo Former Member
Former Member

PT/BR - Canal de aprendizagem ABAP  - Proposta

Venho pesquisando há algum tempo q por mais que se desenvolvam melhorias e implementem novas "tecnologias" a maior demanda ainda é por bons desenvolvedores ABAP.

Muitos tem conhecimento básico. Ainda há poucos que realmente são sênior e conhecem sobre os negócios e até mesmo o ERP.

Vi por aqui muito a se falar de HANA. Acredito que por melhor que seja ainda vai levar tempo pra se pensar numa carreira somente por este caminho.

Então, depois de estudar e investigar tudo sobre ABAP ainda acho que é necessário um canal de aprendizagem de curto prazo e alta qualidade, porém, sem os excessivos preços fornecidos em academias.

Uma alternativa seria a formação Junior e Pleno por vias como fóruns, YouTube e Blogs. Posteriormente ou mesmo que como complemento seria interessante uma "mentoria" onde alguém mais experiente ajuda no desenvolvimento do novo profissional.

Ao longo do tempo acumulei muito conhecimento e criei bastante material. Mas, qual seria o interesse da comunidade?

Seria interessante aos experts?

Teria como montar um pequena rede de mentores?

É de interesse de todos difundir o conhecimento?

A comunidade já está dando o ABAP e tecnologias contemporâneas como obsoletas, mesmo com OOP?

Obrigado a todos que puderem dar alguma ajuda.

Add a comment
10|10000 characters needed characters exceeded

Assigned Tags

Related questions

2 Answers

  • Best Answer
    Posted on Jan 24, 2014 at 01:02 AM

    Bom dia Cleber,

    Não sei se entendi bem a proposição. Este canal já existe e chama-se SCN (anteriormente SDN - SAP Developer Network). Talvez seja a falta de discussões em Português, porém quanto a isso o que percebi ao longo do tempo é que ABAP não tem fronteiras de idioma, então para as questões técnicas, performance tem fórums em inglês bem badalados.

    E com o advento do google translator, até quem não saiba inglês consegue por lá navegar. Lembro que consultores mundo a fora (Americanos, Europeus e Indianos principalmente) acessavam o conteúdo do SPED & NFE para tocarem seus projetos de implementação NFE. Sem o Google translator isso seria impossível, pois esta informação só tem aqui mesmo no Brasil ;-)

    Mesmo com essa facilidade os canais em língua Portuguesa recebem de vez em quando perguntas ABAP, BASIS ou outros tópicos não tão frequentes... No espaço Bancos de Dados & Tecnologia (Database & Technology) é designado para as discussões de tecnologia como ABAP.

    Dito isto, vou tentar responder as perguntas então:

    Ao longo do tempo acumulei muito conhecimento e criei bastante material. Mas, qual seria o interesse da comunidade?

    - A comunidade se enriquece com materiais postados pelos colegas. Diariamente temos colegas criando blogs e documents em Português com algum detalhe de implementação, ou demonstração de alguma técnica (é importante ser original para não ferir regras de copyright)

    Seria interessante aos experts?

    - o termo expert é relativo, pois para alguma pergunta ou discussão aquele que tem a resposta (independente de senioridade) é um expert

    - e sim, aprendemos dia-a-dia com estes experts em alguma coisa, compartilhando e crescendo juntos

    Teria como montar um pequena rede de mentores?

    - Já ouviu falar de SAP Mentors?

    Novos SAP Mentors - Outono 2013 com mais um Mentor brasileiro!

    Recentemente vários SAP Mentors fomentaram palestras, veja o SIT São Paulo 2013 http://scn.sap.com/community/portuguese/blog/2013/10/07/sap-iniside-track-sao-paulo-2013--submeta-sua-sess%C3%A3o

    Aqui as palestras gravadas e disponibilizadas:

    SAP Inside Track Brasil - Palestras em vídeo

    É de interesse de todos difundir o conhecimento?

    - Recomendo você vir aqui mais vezes e ler as discussions, blogs e documents postados por brasileiros e ir se inteirando e começar a ajudar. É de certa forma viciante :-)

    A comunidade já está dando o ABAP e tecnologias contemporâneas como obsoletas, mesmo com OOP?

    - essa percepção é incorreta. ABAP nunca esteve bombando tanto, veja o NW 740 com melhorias e mais melhorias. Não só quando em cima de HANA.

    Featured Content for ABAP for SAP HANA

    Seja bem vindo ao SCN Portuguese pra ir se acostumando dê uma olhada Regras de Comportamento - Português (Portuguese) - SCN Wiki

    Atenciosamente, Fernando Da Rós

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

    • Former Member Mauricio Cruz

      Fala Mauricio,

      Que bom seu post. Eu sigo o ABAPZombie e gosto muito.

      Bem, como dito eu já havia lido estes posts e é claro indiquei e indico a todos que me perguntam. Mas, vamos concordar que sem aquele PDF mágico ou uma oportunidade de treinamento numa empresa fica complicado.

      Vou dizer a vocês o que eu tenho te material e que já estudei.

      - Tenho uma documentação de um Curso IN-Company, contendo:

      INTRODUÇÃO AO SAP ABAP WORKBENCH 2. Trabalhando com tabelas 3. Trabalhando com telas 4. Trabalhando com Status GUI 5. CODIFICANDO A TRANSAÇÃO ABAP Reporting 1. Criação de relatórios usando instruções ABAP 2. Lógical database / Conceito de evento 3. Estruturas e Tabelas Internas

      4. Relatório Interativo

      IV. PROGRAMAÇÃO DE INTERFACES

      2.1. Batch input "clássico” 2.2. Call transaction 3. Aplicações típicas de Batch input 4. Analisando transações SAP 5. Escrevendo um programa de Batch Input 6. Processamento de sesões de Batch Input 7. Registro de execução de transação

      - Apostila de ABAP/4 OOP

      Eu já programo em .Net e então conheço bem OOP

      - Uma apostila só de exemplos (mas, acho que esta é bem antiga)

      - Apostila de ABAP Obsoleto

      Esta é bem legal. Tem vários exemplos de mudança de sintaxe, abordagens de código que irão gerar erros no ambiente ABAP Objects, etc.

      Isso foi o que já estudei e já desenvolvi. Estou atrás de um material bom e detalhado de Screen Painter e sobre customizações em geral.

      É isso! Obrigado pela ajuda.

  • author's profile photo Former Member
    Former Member
    Posted on Jan 24, 2014 at 04:56 PM

    Cleber

    Você está no lugar certo! SCN! E, ela está aberta pra você compartilhar o conhecimento e trocar experiências com a comunidade como um todo!

    Aproveite!!!

    Abraço

    Eduardo Chagas

    Add a comment
    10|10000 characters needed characters exceeded

Before answering

You should only submit an answer when you are proposing a solution to the poster's problem. If you want the poster to clarify the question or provide more information, please leave a comment instead, requesting additional details. When answering, please include specifics, such as step-by-step instructions, context for the solution, and links to useful resources. Also, please make sure that you answer complies with our Rules of Engagement.
You must be Logged in to submit an answer.

Up to 10 attachments (including images) can be used with a maximum of 1.0 MB each and 10.5 MB total.